Capítulo 01: QUANDO A GENTE ESTÁ NO FUNDO DO POÇO!

22 0 0
                                    


QUANDO A GENTE ESTÁ NO FUNDO DO POÇO!


"Eu vim aqui te dizer uma coisa: 

Quando a gente está lá em baixo, 

no fundo do poço, só existe uma

 saída e ela é para cima"! 


Fazia uma bela manhã de outono, em 1999, quando aquela senhorinha bateu à porta de nossa casa. Seu porte, sua voz e trejeitos formavam um conjunto contraditoriamente perfeito, delineando um ser humano aparentemente humilde, frágil, sofrido, mas ao mesmo tempo graciosa, serena, angelical, cuja voz podia ser ouvida de dentro do meu quarto:

- "Bom dia! Moro no interior da cidade e sempre ouvia o programa de vocês, pela Rádio FM. Fiquei sabendo que o seu esposo está de cama e vim fazer uma visitinha e orar por ele. Ele está acordado"?

Sua presença humilde e palavras carinhosas de imediato conquistaram o coração de minha esposa, abrindo-lhe a porta e a guiando até a cama em que me encontrava sem forças, há alguns dias.

A vida da gente é assim. Há momentos em que os caminhos e situações se invertem. Uma das atribuições do meu ofício era visitar as pessoas. Agora, via-me do outro lado, sendo visitado e recebendo o bálsamo do amor de uma pessoa que há poucos minutos sequer sabia da existência. Foi assim que conheci aquela senhorinha, um anjo que Deus colocou em minha vida. Não anotei as palavras de sua oração e não posso repeti-las aqui. Mas o seu gesto e as palavras que disse baixinho perpassaram minha alma e impactaram minha vida. Em sua humildade, ela se ajoelhou ao lado de minha cama, segurou minha mão, entregou minha vida e saúde aos cuidados do Senhor e, então, depois de dizer amém, olhou nos meus olhos e disse:

-"Eu sei que o senhor é um servo de Deus e que está passando por provações. Isso é normal porque todos nós passamos por elas. Mas eu vim aqui te dizer uma coisa: quando a gente está lá em baixo, no fundo do posso, só existe uma saída, e essa saída é para cima"!

Nem sempre percebemos o tamanho de um problema, ou a extensão de uma situação, quando somos nós quem o estamos vivendo. Até então não me sentia no fundo do poço. Sequer havia pensado na possibilidade de ser acometido por algum mal, ao ponto de ter que reconhecer e dizer pra mim mesmo: -"Estou doente, me sinto enfraquecido, debilitado. Estou no fundo do poço"!

"O fundo do poço" não existe como um lugar real, físico, mas é um estado emocional, ou espiritual pelo qual passamos em algum momento especial, que aprisiona nossa mente e coração e delimita nosso raio de ação a ponto de comprometer nossa vida e impedir o bom andamento daquela rotina que diariamente temos.

E são várias as razões que podem levar alguém ao fundo de um poço. Podem ser de ordem física/biológica, ou emocionais, espirituais, ou mesmo a soma de algumas delas. Quando esses momentos nos sobrevém, eles nos abatem, enfraquem e roubam a capacidade de muitos para desenvolver uma reação. Mas também, se forem encarados de uma maneira positiva,podem ser uma grande oportunidade para mudanças significativas em nossas vidas.  

Quando me senti no fundo de um poço, levado pela interação de fatores psico somáticos, vi que estava debilitado, num processo que chamamos popularmente de esgotamento físico.  Mas a boa notícia é que o fundo do poço tem uma saída! E ela é para cima!


DANDO A VOLTA POR CIMA - Sobre a arte de superar as adversidades.Where stories live. Discover now