Capítulo 09: O DESEJO DE MUDAR.

2 1 0
                                    


O DESEJO DE MUDAR.


Uma pergunta que sempre de novo ouvimos e já foi motivo de muita reflexão é: -"Por que estou aqui"? Qual a razão, o sentido da minha vida?

Podemos buscar respostas na filosofia, na religião, ou outras ciências da vida e elas podem ser muitas, cada uma com seu valor. Na verdade, ao longo da vida, conheci muitas destas respostas. Mas, curiosamente, num contexto diferente, onde a realidade da vida e os conceitos, sentimentos e emoções entram em cheque e pedem um clareamento, essa pergunta toma uma dimensão enorme e uma aplicação bastante subjetiva. Ela deixa de ser uma simples frase de impacto, retórica, para ser uma necessidade fundamental de vida.

É comum ouvirmos que vivemos para fazer o bem, fazer o que é certo, que vivemos para o louvor do Criador, para cumprir uma missão, etc, no entanto, não sermos profundamente tocados por estas respostas. As verdades objetivas não deixam de ser verdadeiras. Mas, aprendemos que a verdade toma um sentido maior quando ela vem como resposta a um anseio muito intimo de nosso ser e perpassa nosso interior. Talvez por isso que os maiores movimentos e fatos na história humana se deram quando seus agentes estavam passando por momentos difíceis e fortes.

Martinho Lutero, o grande reformador da igreja (Reforma Luterana de 1530, na Alemanha) buscou respostas para suas angustias através da ritualística da religião, do estudo, do flagelo, da mendicância. Mas confessou que tudo isso não o libertavam, não lhe traziam paz, consigo mesmo e nem com o Criador. Num de seus hinos ele escreve: "Cativo fui de satanás (...) e cada vez caia mais, naquele triste inferno. Sua vida era uma busca, uma busca pelo sentido da vida, que foi encontrada quando descobriu que a justiça que ele tanto ansiava era uma dadiva, um presente divino. Ao descobrir a verdade de Romanos 1.17, de que "o justo veverá pela fé", confessa que se lhe abriram as portas do paraíso! Deus era o seu sentido da vida. Sim. E ele já tinha ouvido isso antes, talvez até pregado, ou ministrado aulas sobre o assunto. Mas tudo mudou quando a verdade se interiorizou, libertando-o de seus conceitos sobre a essência da vida.

O desejo de mudar pode determinar tudo numa vida, porque leva o olhar da pessoa para além das circunstancias, e o seu pensamento se direciona para outras possibilidades, alimentando sua alma com combustível emocional positivo. 

DANDO A VOLTA POR CIMA - Sobre a arte de superar as adversidades.Where stories live. Discover now