Capítulo 10: O QUE DÁ SENTIDO À VIDA.

3 1 0
                                    


O QUE DÁ SENTIDO À VIDA?

A grande pergunta na qual resumimos essa questão é simples, sobre o que dá sentido à minha vida, é: O que me motiva a viver? Porque eu vivo é bastante vago, filosófico. Mas o que me motiva vai de encontro aos anseios pessoais, emocionais, espirituais.

Interessante que nos momentos de crise, de depressão, uma das primeiras coisas que a pessoa perde é a motivação. Torna-se apática e distante. Não estamos nos referindo aquele sentimento comum de desanimo, que é mais bem traduzido pela "preguiça", decorrente de um cansaço de um dia de trabalho, que e recupera com uma boa noite de sono. O desanimo da falta de motivação é mais forte, persistente e, muitas vezes, crônico até. Chega a ser incapacitante. E o difícil é que ele vem acompanhado, ou leva a outros sentimentos e atitudes, como o descuido com o corpo, com os compromissos, com os relacionamentos. A vida parece que perde o sentido, literalmente. E não é que a pessoa não conheça os fatos e as verdades. A melhor comparação que vejo é a do espelho embaçado de um carro, numa madrugada fria, de cerração. Os vidros ficam embaçados. Você vê a estrada, sabe que está lá, aonde ir, mas não a enxerga direito. Os referenciais, as placas, os marcos, ficam difíceis de serem vistos e a insegurança no volante vem para muitos bons motoristas. Muitos param e esperam o tempo melhorar, outros preferem seguir e vencer a cerração.

Avaliar as atitudes de pessoas num estado destes é difícil. Muitos julgam, dizendo que a pessoa perdeu a fé, que é problema espiritual. Até existem aqueles que dizem que o "crente" não passa por isso. Essa é uma visão triunfalista da fé e desconhecem que ainda estamos no mundo e somos humanos.

Em nossa experiência, a fé estava presente, o conhecimento intelectual também, as noções de psicologia e as respostas aos porquês estavam claras. Mas internamente, a falta de motivação mina as forças, a capacidade de você realizar aquilo que deve ser realizado. Falando de uma maneira bem simples, muitas vezes sabemos as respostas, o que fazer, mas não temos forças para fazer. Somente quando existe algo que é mais forte do que aquelas coisas negativas que levam ao desanimo, é que começamos a sentir uma vontade de mudar o quadro, a situação. Essa força nasce daquilo que estamos chamando de motivação, daquilo que dá sentido, de forma intensamente forte, à nossa vida. Pode ser algo, uma pessoa, pode ser uma palavra.

No meu caso, foi a conjugação de varias forças motivadoras. Todas tiveram seu papel e importância, como veremos a seguir.

DANDO A VOLTA POR CIMA - Sobre a arte de superar as adversidades.Where stories live. Discover now