Capitulo 07: SINAIS.

4 1 0
                                    


SINAIS.


O corpo humano tem uma grande capacidade, no sentido de sua auto preservação. Qualquer pessoa sabe que uma simples febre, ou dor de cabeça, dificilmente são um problema em si mesmo. Tomar remédio para tirar a dor de cabeça, ou a febre, sem procurar conhecer sua origem, geralmente é um atalho que tomamos para recuperarmos nossa sensação de bem estar. E esse é um erro, porque eles funcionam como sinais de alerta para algo que não esta na sua normalidade. Isso vale para tudo o mais que sentimos. O corpo emite sinais de alertas quando algo não vai bem conosco. Estes sinais podem ser físicos, emocionais e até espirituais.

Muitos dos sintomas ruins que sentimos ao longo da vida nem sempre são doenças de origem puramente físicas, mas emocionais. Quando criança, era um martírio realizar viagens de ônibus. Não sei de onde o stress, mas o fato é que o simples adentrar no seu interior já causava náuseas. Só depois compreendi o medo que eu sentia, a insegurança que me causava estar num ônibus. Isso pode ser comprovado num fenômeno com muitos motoristas, com os quais conversei. Quando estão ao volante, donos da situação, podem viajar o dia todo. Mas se viajam como passageiro, no mesmo carro que dirigem, o enjoo é certo. Doença? Não. É a somatização de uma preocupação, de medos e inseguranças guardados, até inconscientemente.

Em maior ou menor grau, todos estão sujeitos a essa somatização, embora às vezes ela passe despercebida. Quantas pessoas já nos falaram de suas experiências!

De um momento para o outro o estomago muda seu ritmo. A digestão se torna difícil. A comida regurgita com frequência, chegando mesmo ao vomito. A correria e preocupação com os afazeres, trabalho e estudo geralmente não favorecem uma analise mais seria e cuidadosa do que esta ocorrendo. Então o antiácido surge como a solução para problema que não é o verdadeiro problema, mas sinais de algo que se passa no psicológico. Consequentemente, a soma de anseios e apreensões dá inicio a uma serie de manifestações somáticas. E, curiosamente, uma vez iniciado o processo, naturalmente a mente passa a usar desse subterfúgio e qualquer coisa que aparentemente surja como adversa vai causar um mal estar em alguma parte do organismo. Há períodos em que estas manifestações são mais intensas, chegando a nos levar ao consultório medico ou Pronto Socorro. 

Em nossa experiência, talvez por todo esse processo de somatização, não posso dizer que "eu" não tive uma consciência da necessidade de cuidados que meu corpo pedia, ao longo dos anos. Educado para confiar no medico, sempre me sentia seguro com a prescrição médica. Mas, a triste lição é que antiácido não resolve problemas estomacais, quando sua origem é emocional. Claro que, dadas as circunstancias, por toda a vida a gente está sujeito a passar por isso. O problema é quando a rotina, seja do estudo, do trabalho e outros afazeres nos impedem de enxergar além dos sintomas. 

DANDO A VOLTA POR CIMA - Sobre a arte de superar as adversidades.Where stories live. Discover now