Capítulo 11: RECOMEÇO

2 0 0
                                    



RECOMEÇO



Ao longo da vida, algumas palavras se tornaram especiais pra mim. Uma delas é a palavra recomeçar. Se observarmos bem, vemos que a vida é construída sobre um constante recomeço.

O recomeço parte do pressuposto de que não iniciamos do zero. Ha toda uma bagagem sobre a qual trabalhar. Sempre de novo. O recomeço é uma porta aberta, a porta da possibilidade. O nosso calendário traduz isso bem. A cada dia, as experiências do ontem não se esgotam, mas sobre elas criamos novas expectativas, melhores, positivas, de que hoje será diferente, de que nos próximo ano as coisas vão melhorar. Na visão do salmista, o que acontece é que um dia fala ao outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite (salmo 17). Assim, de forma natural, sem que percebamos entramos num processo de recomeço. Cada dia é uma nova oportunidade, de fazer o que não pudemos antes e, quando se percebe que a vida não saiu segundo nosso querer e isso está a nos oprimir, podemos recomeçar.

Ao pensar em recomeço, visualizo aquilo que chamamos de "ponto de partida". Já observou que tudo na vida tem um ponto de partida? Uma longa caminhada começa sempre com um primeiro passo e as maiores vitórias sempre começaram na linha do ponto de partida. Esse ponto é um lugar firme, onde você crava seus pés para conseguir um impulso, a força necessária. Quantas vezes a gente conversa com os jovens e ouve: - "Eu não sei o que fazer, não vejo solução. Está tudo embaralhado na minha cabeça". Isso acontece porque os pensamentos se avolumam e na efervescência das emoções, perde-se a noção do caminho. Para recomeçar, colocar a estrutura do pensamento e da própria ação em ordem, é preciso partir de algum lugar.

O que eu quero e estou buscando?

O que é preciso para chegar lá?

São relacionamentos quebrados?

É recolocação no mercado de trabalho?

Seja qual for a necessidade, todo objetivo determina e pede uma delimitação de ações. É preciso dar o primeiro passo. Determinar o que se vai e o que se pode fazer. Priorizar as ações.

O que vou fazer pra isso se tornar realidade?

O resultado sempre virá e alguns são motivadores.

Ainda hoje me emociona pensar numa senhora entrando na minha casa, quando pastoreava uma determinada igreja. Uma mulher forte, batalhadora, matriarca de uma família que foi tentar a sorte naquela cidade. Seus ombros traziam o peso de décadas de angustias e sofrimentos. Experiências difíceis na infância, com a necessidade de trabalhar incansavelmente, somado às frustrações de resultados não colhidos, fizeram dela uma mulher de ombros caídos, cansada, que sentou na cadeira expressando num suspiro profundo: -"Preciso de ajuda"! Como não sou adepto de dar respostas ou soluções para os problemas alheios, perguntei-lhe de seus planos, sonhos, objetivos e, paralelamente, o que lhe causava angustias. Aos poucos, rapidamente, em sua mente ela foi traçando linhas, estabelecendo metas e clareando o que gostaria de fato para sua vida. Ali, depois de uma hora e pouco de conversa, ela definiu seu ponto de partida. Ia sair do estado, vender sua casa e retornar para seu estado de origem, sua família. Ao sair, seu semblante já era outro. Ergueu seus ombros e encontrou forças para efetuar seus planos. Logo vendeu a casa e partiu com a família para sua cidade natal. Alguns meses depois recebemos a noticia: estavam bem, estruturados, trabalhando, felizes! Bastou uma decisão, um ponto de partida e o recomeço aconteceu.

Recomeçar é dar um novo passo, que pode ser um passo à frente, em direção a um objetivo novo, diferente. Mas também merece atenção o fato de que, às vezes, recomeço implica numa capacidade de repensar o presente e voltar atrás. Aprendemos isso com clareza na experiência espiritual, quando experienciamos aquilo que chamamos de arrependimento. Quando nos deparamos com uma ação, ou ritmo destrutivo, cujas consequências serão danosas, temos a possibilidade de parar, dar meia volta e retornar para o caminho certo. Esse processo é chamado de "METÁNOIA", traduzido do grego por arrependimento. Esse conceito se me tornou importante porque me ensinou que, para ir adiante, encontrar-se com a felicidade, também pode significar repensar a vida, voltar atrás e ter a humildade de se abrir tanto para o novo, quanto para o velho.

DANDO A VOLTA POR CIMA - Sobre a arte de superar as adversidades.Where stories live. Discover now