4. Termine o livro antes de publicar

3.7K 536 783
                                    

#pratodosverem | Descrição da imagem: foto aproximada da tela de um celular

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

#pratodosverem | Descrição da imagem: foto aproximada da tela de um celular. Vê-se um dedo prestes a clicar no ícone da plataforma Wattpad.

***

Quem está no Wattpad provavelmente já se deparou com a frase "desculpe, mas terei de fazer uma pausa nas publicações" ou variantes dela. Para mim, esse é o maior equívoco que um escritor na plataforma pode cometer: começar a publicar e divulgar o livro sem este estar finalizado.

Sim, eu sei que muitos dirão que isso é um absurdo, que finalizar antes de publicar demora muito ou que esse processo prejudica a "espontaneidade" da escrita... Ao meu ver, o nome disso é ansiedade.

Lidar com a escrita e, consequentemente, com o sonho de ter o próprio texto publicado e lido é algo que envolve expectativas, ego, carências, angústias, enfim, um leque de sentimentos que apressa o processo de escrita e faz com que a escritora, o escritor sucumba àquela ideia mirabolante que surgiu de repente, abra o Wattpad e comece a escrever por impulso.

Não posso generalizar e dizer que TODAS as pessoas que fazem isso irão se dar mal. Contudo, mesmo aquelas que conseguiriam escrever desse jeito teriam de lidar com um fator terrível: a pressão para finalizar a obra.

E, sim, ela existe.

Seja interna, seja externa, há uma pressão para terminar o que se começou. Por mais que muitos neguem, é inevitável não olhar para aquele livro parado e não sentir certa tristeza. Sem contar a propaganda negativa que isso causa ao nome da pessoa. Há autores do Wattpad, por exemplo, que têm páginas de perfil que são um aglomerado de obras incompletas.

O que pensar de uma pessoa dessa?

As justificativas para esses atrasos são muitas. E são compreensíveis, veja só. Acontece com todo mundo. Doenças, problemas familiares, computador que não funciona, bloqueio criativo, as variáveis são diversas. É a vida. Porém, quando você cai na armadilha de publicar enquanto escreve você fica refém das adversidades da vida. Aí, vira uma bola de neve: você se estressa por precisar escrever, os leitores te pressionam, você atrasa os capítulos, a quantidade de leituras cai, você fica mais estressada ainda, vem o bloqueio e piora e piora e piora...

Vale a pena viver nesse estresse?

Escreva ANTES. Demora? Sim, demora. É chato? Por vezes, é. Mas a recompensa por essa paciência e por esse esforço é um livro completo, menos estresse e uma imagem de profissionalismo que atrairá as pessoas. E um detalhe: nem estou dizendo para você só publicar quando tiver reescrito a obra. Apenas quando finalizar a primeira escrita já está de bom tamanho.

Enquanto você publica essa primeira versão e recebe os louros pela sua competência, pode experimentar como é a recepção do público e usar isso durante a reescrita.

Concorda com a ideia?

***

WATTPAD: guia de sobrevivênciaWhere stories live. Discover now