122. Vai escrever sobre o país dos outros? Mergulhe!

355 69 47
                                    

#praTodosVerem | Descrição da imagem: vê-se a cabeça da Estátua da Liberdade, monumento símbolo dos Estados Unidos

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

#praTodosVerem | Descrição da imagem: vê-se a cabeça da Estátua da Liberdade, monumento símbolo dos Estados Unidos. A estátua tem uma expressão de raiva e dúvida no olhar enquanto observa Henggoinho mergulhando só de sunga em sua direção. O personagem está com os braços para frente e grita "Irrá!" prestes a colidir contra a figura.

*** 

Google Maps e Google Earth não resolvem. Pesquise. Mas pesquise MUITO! Fuja dos filmes de Hollywood. Assista a produções daquele país que estejam fora do circuito comum de cinema. Documentários sobre o cotidiano daquelas sociedades são fundamentais se você quiser ver a realidade fora da visão cinematográfica. Veja a cultura. Observe os pintores. Assista a programas do país para entender os problemas, pescar a fala, a personalidade daqueles cidadãos. Sabia que a língua muda a forma como as pessoas veem o mundo e relacionam-se com ele? A língua alemã, por exemplo, traz nuances e variantes sentimentais que as línguas fundamentadas no latim não possuem. São qualidades diversas. Compreenda isso e traga para o teu personagem. Se ele é islandês, não faz sentido ele ter a abertura sentimental que nós, brasileiros, temos. Os sul-coreanos, tão trazidos nas fan fics, têm pudores e questões que nós não temos. Preste atenção à verossimilhança do teu texto. Algo terrível que acontece no Wattpad quando as pessoas insistem em trazer personas estrangeiras para as suas obras é quando apenas pegam um personagem com características brasileiras, regionais, e dizem que ele é de outro país.

Isso é falho. Isso não funciona. Você está mascarando a falta de pesquisa. Respeite a realidade dos países dos outros.

Leia livros de autores consagrados daquele lugar, afinal, eles escrevem sobre os países deles e transmitiram verdades. Por isso é que foram consagrados em suas sociedades. E, mesmo que tragam nuances de outros países em suas obras, eles pesquisaram ou estiveram nos lugares que abordam. Quem um exemplo? Em "O Diário de um Mago" o brasileiro Paulo Coelho fala sobre o Caminho de Santiago, no Chile. E fala com competência porque ele fez o caminho. Ele respirou aquele ar, pisou aquela terra, sorveu a experiência, conversou com as pessoas. Não é gratuito.

Faça uma ambientação que vá além do óbvio. Fuja das descrições excessivas baseadas em fotografias e mapas. Você não é guia de viagem, não é guia de museu e muito menos está fazendo uma áudio descrição do lugar. Faça com que o teu personagem sinta esse país, essa cidade.

Escrever sobre os países dos outros apenas por "achar bonitinho" ou por "querer outros ares" não é o tipo de coisa que defendo e quem lê este livro desde o começo deve saber disso. No entanto, se você for insistir nisso, queira fazer o melhor possível para que os leitores cheguem a pensar que você pisou naqueles lugares.

Já há muita superficialidade no Wattpad. Não seja mais uma.

***

WATTPAD: guia de sobrevivênciaOnde histórias criam vida. Descubra agora