131. Respeite o lugar onde você está

309 68 67
                                    

#praTodosVerem | Descrição da imagem: diante da logomarca do Wattpad, Henggoinho se joga no chão e oferece um buquê de flores à plataforma

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

#praTodosVerem | Descrição da imagem: diante da logomarca do Wattpad, Henggoinho se joga no chão e oferece um buquê de flores à plataforma. Emocionante...

***

Tirar o livro do Wattpad do nada, apenas para participar de um concurso externo, é algo estranho. Por que a pessoa não escreve algo novo para o concurso? Muitos usam a plataforma apenas como teste, brincadeira, um laboratório para "ver se o meu livro é bom mesmo" e se "eu consigo escrever" para depois levar o livro para outro lugar. Isso não é ruim. O problema é quando a pessoa toma isso como premissa para provar a si mesma que pode escrever e só escreve se tiver o aval dos leitores da plataforma. Involuntariamente, usa o público do Wattpad para garantir que aquele texto é bom. Perceba: esse tipo de escritor não confia na própria escrita, ele confia apenas em seus livros específicos que tiveram algum aplauso.

Fuja disso.

Desafie-se a escrever coisas novas independente dos aplausos que porventura o Wattpad te dê. Quantas pessoas eu já não vi que, diante de um edital aberto para alguma antologia, correm para tirar os contos daqui da plataforma para poderem inscrever por lá? Volto a dizer: o problema não é esse. Isso é apenas superficial. Abaixo dessa camada está uma questão: a pessoa não tem tempo para escrever um novo conto para o concurso ou essa pessoa não confia na própria escrita e acha-se incapaz de escrever um conto novo?

Entende o problema de auto boicote que há por trás disso?

Cuidado!

Não menospreze o que você faz por aqui. Para muitos é uma brincadeira, tudo bem. Essas pessoas que pensam assim pelo menos têm consciência dessa brincadeira. Agora, fico preocupado com os usuários que até almejam um trabalho mais profissional, porém, têm tanto medo de fazerem algo novo que vivem nesse processo de tirar os livros daqui.

E o público que acompanha essas obras? E o simbolismo de uma atitude dessa?

Sim, o simbolismo, pois nas entrelinhas o que você está dizendo é que o Wattpad é só uma passagem, é qualquer coisa, e você prefere alcançar públicos "mais importantes". Em outros termos, você está dizendo para os teus leitores que eles foram importantes, mas só até o ponto de quando aparecer algo melhor.

Ou seja: o algo melhor está lá fora, não no Wattpad.

A pessoa desvaloriza a plataforma, o público e os leitores.

Pense antes de agir. Não olhe apenas para o dinheiro que a Amazon pode te dar. Ao invés de você expandir horizontes, com mais livros, mais contos aqui e no Kindle, você vai reduzir as possibilidades? É sério? Você vai ficar sempre na mesmice? Autores das mesmas obras sempre?

Surpreenda os teus leitores!

Olha que massa é você ter livros aqui, ter livros na Amazon, ter contos em antologias de editoras diversas... Foi o que eu fiz. Até a publicação deste artigo, ainda não estou na Amazon, mas em breve lançarei livros e contos inéditos por lá. Ou seja: é o meu nome em mais lugares com novidades. E eu me garanto sem falsa modéstia: se eu escrevo bem no Wattpad, eu escrevo bem na Amazon e escrevo bem nos concursos de antologias que fui selecionado.

Orgulho e soberba? Longe disso. Isso é querer mais, é olhar para o futuro, é expandir os horizontes, é não sucumbir à mesmice.

Isso é ter um plano de carreira.

Faça mais!

Para de baixar a cabeça e viver com vergonha do que escreve. Coloque-se à prova, coloque-se em risco de receber um NÃO de um concurso literário. Bem-vinda à vida, bem-vindo à vida onde nós perdemos e ganhamos e, independente disso, seguimos adiante.

Saia da bolha do conformismo. Chacoalha essa mente. Para de olhar pros teus pés e olha pra frente, pro horizonte. Se não der certo? Beleza, mas tu tentaste e a própria tentativa nos traz ensinamentos.

Ou você vai ser uma daquelas pessoas que chegam aos 80 anos arrependida pelo o que não fez e poderia ter feito, mas desistiu por medo?

A vida, meu amigo e minha amiga, a vida é muito longa e acaba em cemitérios e em crematórios. Mas, por mais que todos tenhamos esse destino, até chegarmos a ele podemos trilhar caminhos de superação e de amadurecimento.

Ouse ser mais do que a sociedade te impõe. 

***   

WATTPAD: guia de sobrevivênciaWhere stories live. Discover now