128. O método Snowflake passo a passo

871 110 160
                                    

#praTodosVerem | Descrição da imagem: vemos um grande floco de neve nas palmas de mãos enluvadas que parecem apresentar a estrutura congelada para o público

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

#praTodosVerem | Descrição da imagem: vemos um grande floco de neve nas palmas de mãos enluvadas que parecem apresentar a estrutura congelada para o público.

*Imagem da plataforma Canva.

*** 

Se há um artigo deste livro que pensei muito se deveria fazer ou não é colocar aqui o método Snowflake (Floco de Neve, em tradução), técnica de escrita criativa que uso há anos e mudou o modo como me relaciono com a escrita. O motivo dessa dúvida é o fato de eu ter adaptado o método à minha realidade e não conseguir resumir as adaptações que eu fiz.

Explico. Apesar de a técnica possuir dez passos, eu raramente chego ao sexto passo, além de ter incluído elementos que aprendi em diversas aulas de escrita criativa e produção literária que tive ao longo dos anos.

Contudo, ao perceber como esse método pode ajudar as pessoas a pelo menos ter um impulso, um começo, uma luz no fim do túnel para iniciar a produção de um roteiro, decidi deixar aqui cada um dos passos do método Snowflake.

Antes de iniciarmos, lembre-se: você pode seguir os passos ou não. Pode adaptar, pular algum passo, incluir mais coisas, não é esse o objetivo deste artigo, ok? O objetivo é que você se inspire a fazer roteiros. É ter uma base para começar. Minha dica é que em pelo menos uma vez você faça os 10 passos para ver como você lida com o processo. Outra dica é separar um arquivo exclusivo para o método, seja um arquivo digital, seja um caderno ou um bloco de folhas. E, é óbvio, ter dedicação e paciência.

Faça. O maior resultado que posso demonstrar está no NanoWrimo. O desafio acontece todos os meses de novembro e visa instigar os participantes a escreverem no mínimo cinquenta mil palavras em trinta dias. Eu participo deste 2015 e, ano após ano, graças aos roteiros, bato as metas muito antes do tempo. Em 2020, bati as cinquenta mil palavras em apenas treze dias e terminei o desafio com sessenta e seis mil palavras em dezesseis dias.

Milagre? Não. Esforço. Dedicação. Paciência. Foram três meses fazendo roteiro todo dia para ter esse resultado. É fugir do imediatismo. 

Vamos começar?


PASSO 1

Pegue uma hora e escreva um resumo de uma frase do seu romance. Algo como "O físico experimental viaja no tempo para matar seu inimigo." A sentença servirá como guia principal no futuro e ajudará a ter foco no objetivo do livro. Uma frase curta é melhor, com no máximo 15 palavras. Não nomeie os personagens ainda, deixe a frase crua com apenas a definição do que seu personagem é.


PASSO 2

Pegue uma hora e expanda a frase acima para um parágrafo completo descrevendo a introdução, a grande catástrofe e o fim. Uma boa dica de estrutura é a fórmula "Três desastres mais um final". Você também pode adaptar esse número na sua proposta. Idealmente, o parágrafo terá cerca de cinco frases (e colocarei aqui exemplos em cada um dos tópicos baseados na frase do Passo 1):

WATTPAD: guia de sobrevivênciaOnde histórias criam vida. Descubra agora