Episódio 4 - Apreciação de Arte

34 3 0
                                    

Episódio 4 – Apreciação de Arte

POV de Alan

"Isso é arte." Eu disse enquanto segurava uma pintura em minhas mãos.

"APRECIEM!" Gritei enquanto aproximava a pintura da Mona Lisa em direção ao POD 000 que estava gravando.

De repente a Mona Lisa em minhas mãos desapareceu, era apenas um holograma criado por POD 001.

"Bem-vindos a mais um episódio senhoras e senhores, sinto muito por utilizar uma falsa Mona Lisa, mas a verdadeira assim como muitas outras obras de arte foram trancadas em um cofre pela Organização de Gestão de Recuperação do Patrimônio Humano." Comecei a andar pelos corredores brancos da galeria onde estava.

"Hoje nós falaremos sobre arte, mas primeiro precisamos responder uma pergunta. O que é arte? Uma pergunta bastante subjetiva não é mesmo? Arte, do latim ars, significa técnica ou habilidade, mas essa é a definição do dicionário. Para você que está nos assistindo, o que é arte? Para mim arte é uma forma do ser humano se expressar, sei que é a resposta mais genérica possível, mas é o que acredito."

Parei em frente a uma grande parede branca.

"Estamos aqui nessa galeria de arte abandonada para falar sobre algumas das formas que o ser humano usava para se expressar. Mas primeiro que tal falarmos um pouco sobre a história desse lugar?" Disse enquanto abria meus braços e mostrava a galeria.

"Essa é uma galeria de arte, há muito tempo atrás obras de arte eram exibidas aqui para os humanos conhecerem e apreciarem imaginem os humanos andando por esses corredores junto a sua família e amigos, pinturas penduradas nas paredes, obras de Da Vinci, esculturas e alto relevos feitos por Donatello e Michelangelo, mas a arte não é composta apenas de pinturas e esculturas."

Fui em direção a uma grande parede branca POD 001 me gravando e POD 000 me acompanhando.

"A arte também pode ser arquitetura, desenho, escrita, música, dança, teatro e cinema."

A cada palavra que disse POD 000 exibiu uma imagem na parede, o interior do Panteão romano, o Homem Vitruviano, uma imagem de A Divina Comédia, uma orquestra tocando em um teatro, um casal dançando tango, um grupo apresentando Hamlet de Shakespeare e a sequência de um cavalo a galopar feita por Eadweard Muybridge.

"Por hoje iremos focar em arquitetura, pintura e esculturas." Enquanto dizia isso POD 000 exibiu vários exemplos dos tipos de arte que citei.

"Mas antes temos que falar um pouco da história da arte, o termo arte como conhecemos hoje em dia passou a ser utilizado a partir do século XVIII, antigamente a palavra arte era utilizada para falar sobre algum tipo de habilidade, costurar roupas era arte, entalhar móveis de madeira era uma arte, forjar uma espada era uma arte."

Disse para os PODs com emoção em minha voz, não vou mentir estou imitando um pouco meu professor de artes, ele gosta de divagar por horas sobre arte.

"Agora se vocês puderem fazer a gentileza de me acompanhar irei lhes mostrar a primeira parte de nossa exposição sobre a história da arte." Disse fazendo a minha melhor imitação de um guia, dei um sorriso para o POD enquanto me inclinava levemente para esquerda e estendi meu braço em direção a um corredor.

Andando pelo corredor parei em frente a uma parede onde há muito tempo atrás provavelmente havia uma pintura.

"Quando pensamos sobre arte nós imaginamos na maioria das vezes pinturas e esculturas conhecidas, mas a arte é mais antiga do que parece, a arte existe desde o período pré-histórico."

POD 000 exibiu na parede uma imagem de homens da caverna usando roupas de pele de animais e carregando lanças.

"Como podem ver esse é o ser humano em seus primórdios na época em que vivia em cavernas e precisava caçar para sobreviver."

Nier Automata: Jornadas no 12° MilênioWhere stories live. Discover now