#2 Fim do livro, ideias e dúvidas!

13.1K 1.9K 2.5K
                                    

Bem vindos de volta, raposas e raposos!

Aproveitem que hoje o Le Café está servindo macarons de brigadeiro ou morango, com uma deliciosa laranjada para acompanhar! Servidos?

O assunto de hoje é o fim do livro. Vou falar sobre: como você sabe que é a hora de acabar? Alguém aqui já passou por um momento em que você não sabe o que vai acontecer no final? E quando surgem ideias de continuação? Lembrando que isto não é um guia, é um bate-papo :)

Eu pessoalmente não tenho problema em não saber o final dos meus livros. EU sempre sei. O que já me aconteceu é que, durante a escrita do livro, o final acabou diferente do que eu achei que ia acontecer...

Uma escritora me perguntou: como eu sei que é a hora de terminar?
Neste caso: qual é o seu conselho pra ela?

Como eu não tenho esse problema, eu não sei responder a pergunta... Sério, gente!
Mas posso tentar: para mim, o final pode ser misterioso, pode ser sugestivo ou pode ser um grande ponto final. A história acaba quando o personagem se despede de você e diz: ok, obrigado por me escrever.

Uma coisa é certa: eu NUNCA sei tudo sobre o livro que estou escrevendo. Geralmente eu sei tudo sobre o começo e o fim da história, mas não faço ideia do que vai acontecer no meio de tudo isso. Eu vou descobrindo à medida que escrevo.

Antes de deixar um conselho, quero dizer que: escrever não é ciência. O que funciona pra mim talvez não funciona pra você. Escrever é arte e, neste caso, cada um vai ter o seu jeitinho e as suas manias.

Sabendo disso, o meu conselho é: não se preocupem tanto com o que vai acontecer, foque no que está acontecendo, a história se escreve. Posso estar falando besteira, mas funciona comigo. Confie na história.

É claro que não posso me esquecer que existem escritores que gostam de planejar toda a história, cada capítulo, antes de começá-la. Você é um desses? Eu jamais conseguiria fazer isso! Ia ficar louca (mais do que já sou Kkkk)

Para mim, que não me preocupo com isso e vou deixando as coisas rolar (e no final elas sempre se encaixam), fazer um plano é estressante e não daria certo. Eu já fiz resumos de livros antes de começar a escrever e o resultado foi totalmente diferente do "planejado". Mas pelo menos ficou melhor. :P

Já pra quem não consegue escrever sem roteiro e que precisa conhecer toda a história antes de começar a escrevê-la, o meu jeito deve parecer loucura! (Kkk) A pessoa deve pensar: "como ela consegue?" A minha resposta seria: "não sou eu, a história acontece e eu só transcrevo" :)

Por fim, já aconteceu comigo de começar um livro e ele se tornar uma série. Neste caso, eu digo: vá em frente querido, faça a sua série e deixe os personagens felizes. Se você tem ideia para uma continuação, por que não? :D

Então é isso. Não se acostumem com capítulos todos os dias, ok?? rsrs

Por favor, me perdoem por não responder todos os comentários. É que é muita coisa pra mim. Mas não sejam tímidos! Se entrosem, façam amigos e troquem ideias. O legal do Papo de Escritor é todo mundo conversando entre si :3

Beijos! E até a próxima, onde falarei sobre escritores x personagens ! :D

Ass: Bex


Papo de escritorWaar verhalen tot leven komen. Ontdek het nu