#22 Narração: Passado x Presente

11.1K 724 517
                                    


Oi oi oi Foxes!! ^^

Oh meu Deus, o Le Café está todo empoeirado! E, senhor, que agonia! Olha só essas teias de aranha! Socorro! Ok, nada de pânico, vamos limpar essa bagunça. E como eu não faço nada sem música, solta o play e arregaça as mangas...!

* * *

Pronto, agoooora sim!

Menu do dia:
Hamburguer
Batata Frita
Coca-cola

Menu do dia:HamburguerBatata FritaCoca-cola

¡Ay! Esta imagen no sigue nuestras pautas de contenido. Para continuar la publicación, intente quitarla o subir otra.

Tema:
Passado x Presente (narrativa)


No nosso último bate-papo, nós conversamos sobre o modo narrativo: primeira, terceira e segunda pessoa. Hoje, vamos falar sobre o tempo: passado ou presente?! 


*
PASSADO

Se você está narrando em primeira pessoa no passado, isso significa que o personagem sabe o "futuro", afinal ele está contando algo que já aconteceu

¡Ay! Esta imagen no sigue nuestras pautas de contenido. Para continuar la publicación, intente quitarla o subir otra.

Se você está narrando em primeira pessoa no passado, isso significa que o personagem sabe o "futuro", afinal ele está contando algo que já aconteceu. E na minha opinião, esse tipo de narrativa é uma delícia de escrever! Justamente pelo fato do personagem saber o que aconteceu, a narrativa fica muito rica! Veja:

1. Você pode analisar os acontecimentos. Meio que "fazer uma pausa" e refletir sobre o ocorrido.
2. Você pode soltar alguns pequenos spoilers para o leitor, aguçando a curiosidade ou o desespero dele. Basta ter cuidado para não exagerar nisso...
3. Você pode dar detalhes que no presente não seria possível, por exemplo: contar o que aquele outro personagem estava pensando durante a discussão, o que aconteceu depois que o personagem principal deixou a festa, etc...

Já a narrativa em terceira pessoa, geralmente, acontece no passado mesmo. É engraçado como essas duas casam bem. Eu não me lembro de alguma vez ter lido um livro em terceira pessoa no presente...  Você já?


*
PRESENTE

Uma das melhores coisas da narrativa no presente em primeira pessoa, é porque as cenas parecem que estão acontecendo em tempo real

¡Ay! Esta imagen no sigue nuestras pautas de contenido. Para continuar la publicación, intente quitarla o subir otra.

Uma das melhores coisas da narrativa no presente em primeira pessoa, é porque as cenas parecem que estão acontecendo em tempo real. Não é "peguei as chaves do carro e bati a porta ao sair", é "pego as chaves do carro e bato a porta ao sair". O presente parece que dá mais poder para as palavras. E, se bem escrito, o livro parece um filme.

Apesar dessas vantagens, a narrativa fica limitada à um único personagem e ao local em que ele se encontra, então você tem que ter isso em mente quando for escrever.


*
PASSADO & PRESENTE

Uma coisa muito legal de se fazer é misturar os dois tempos, tomando todo o cuidado do mundo para os leitores não se perderem no meio do caminho!!

1. Evolução: eu adoro começar o livro com uma cena do "futuro" e depois voltar no tempo, até chegar novamente naquela cena. Exemplo: no prólogo você começa narrando no presente e o personagem principal está matando alguém. Automaticamente o leitor vai pensar: "pelos deuses do Olimpo o que está acontecendo aqui??". Então a partir do capítulo 1 você volta no tempo, passa a narrar no passado e, eventualmente, no meio da história ou no final, vocês voltarão para aquela cena inicial.

3. Alternativa: outra coisa legal de se fazer é narrar um capítulo no presente e outro no passado. Isso permite você conhecer o personagem antes e depois de um grande evento que mudou a vida dele, por exemplo. Ou então você conta duas histórias diferentes num único livro,  e elas de alguma maneira irão se conectar  *-*


Uma coisa é certa: você precisa tentar cada narrativa!

Antes, eu só narrava em terceira pessoa no passado. Depois, descobri que narrar em primeira pessoa no presente também era divertido. E o meu livro atual, Do Outro Lado da Lua, eu estou narrando em primeira pessoa no passado, o que tem sido maravilhoso!

No começo a gente sente dificuldade por estarmos acostumados a usar um tempo verbal diferente. Mas, depois de alguns capítulos, fica mais fácil. É bom experimentar estilos narrativos variados porque isso vai enriquecer seu vocabulário e aprimorar suas habilidades literárias!  : )



O próximo assunto será sobre Clichês!  ^^

Mas não se empolguem muito, até Abril eu estarei extremamente ocupada (mais do que o meu normal), por isso não posso prometer quando voltaremos a nos encontrar... Aliás, desculpem qualquer erro, não deu tempo de revisar  :X

Ass: Bex

Papo de escritorDonde viven las historias. Descúbrelo ahora