#4 Leitores x Escritores + haters

8.4K 1.4K 1.3K
                                    

Viram a nova capa que diva?! Pois é, nós merecemos! Ela é em comemoração ao primeiro 1k de comentários. Isso significa que estamos conversando (que é o objetivo)! kkkk o/\o
A próxima capa comemorativa vai ser quando atingirmos 5k.

# # #


Heeeey! Bem vindos de volta ao Le Café, raposas e raposos! *-*


Então.... Vamos falar da nossa relação com os leitores?

Muitas vezes eu vejo escritores daqui tendo problemas com os seus leitores, o que pra mim é uma surpresa. Sério, gente! Eu quase nunca tive problemas aqui no Wattpad por causa de leitores. Então eu fico imaginando: "o que será que acontece com os outros?!"

Eu vou tentar abordar algumas situações que os escritores passam com os leitores, mas é óbvio que talvez eu não consiga falar sobre tudo. Neste caso, contem com a ajuda da comunidade, estamos aqui pra isso :)

Já parou para pensar que o comentário "ruim" é bom? Neste caso eu estou me referindo aos comentários do tipo: "o fulano deveria ficar com a beltrana!!!" ou "meu Deus eu não acredito que isso aconteceu, que merda! Vou parar de ler!". E coisas do gênero.

Eu não encaro esses tipos de comentário como algo ruim. Na verdade, é ótimo! Mostra que os leitores estão se importando tanto com a história que chegam a ficar com raiva quando algo ruim ou inesperado acontece! Então, ao invés de dizer "o fulano deveria ficar com quem ele quiser" ou " então pare de ler, você não é obrigado", tente responder instigando a polêmica (DE UM JEITO LEGAL, PELOAMORDEDEUS!). Como: "acha que eles deveriam ficar juntos? Então você é #teamBeltrana" ou "Pois é, aconteceu essa merda! Será que os personagens vão superar isso? Espero que continue nos acompanhando, ainda vai acontecer muuuuita coisa!".

Há poucas coisas nessa vida que não se resolvem com uma boa dose de simpatia. ;-)

Vou explicar melhor o que eu quero dizer:

No meu livro Rainha dos Corações Congelados, os personagens principais demoraram muito a se beijarem. Tem noção do bafafá que isso causou?! Cada capítulo postado que não tinha um beijo, os leitores ficavam irados! E sabe o que eu fazia? Eu ria litros! Não estava rindo de um jeito maldoso, eu ria porque era engraçado! (Kkk) E respondia os comentários assim: "pois é, foi mais um Quase!" ou "kkkkk calma guria, você tem que estar viva para ler o final!". Eu não levei a raiva para o lado pessoal. Até porque, quem nunca leu um livro xingando os personagens?! Eu já, várias vezes! Ah, e quando o tal beijo aconteceu, todo mundo ficou emocionado :)

O que eu quero dizer com tudo isso é: Não leve tudo para o lado pessoal!

MAS, também entendo que o mundo tem algumas almas sebosas. E se um leitor te trata mal, eu sugiro que você não responda pedra com pedra. Em alguns casos, é melhor nem responder!

Gente, nós somos escritores. Profissionais ou não, devemos ter postura, inclusive quando os outros não têm! Inclusive quando somos criticados (seja crítica construtiva ou não).

SUGESTÃO: caso você esteja sofrendo com um hater, procure o botão "mudo" e pronto! A pessoa nunca mais vai poder comentar, votar, te seguir, mandar mensagem privada ou pública. Sério, esse botão é uma bênção na nossa vida! (Kkk)

Qual a diferença entre o hater e o leitor crítico? O hater atinge VOCÊ. O crítico atinge o seu LIVRO.

Então, acho que tudo o que eu disse agora pode ser resumido em: Have Courage, and Be Kind / parafraseando a Cinderela: tenha coragem e seja gentil (amo esse filme! >.<)

Os leitores podem ser grandes aliados, desde que você saiba conquistá-los. E o leitor que "pega no seu pé" pode se transformar no fã que te defende até do demônio. Mas você tem que conquistá-lo! :)


O próximo assunto será Betas = Vida
P.S: já anotei o pedido (e foram vários!) sobre bloqueio criativo :3

Ass: Bex


Papo de escritorWhere stories live. Discover now