#5 Betas = Vida

8.3K 1.3K 1.5K
                                    

Queridas raposinhas, oláááá!

Vocês viram os puffs que o Le Café instalou pra gente?! Yeeeey! E para acompanhar o papo de hoje, temos Donuts de chocolate com canela! Então vamos lá, se jogar nesses Puffs e falar sobre os Betas!


Segundo o Blog Profissão Escritor, o leitor beta é a primeira pessoa que vai ler seu livro, antes dele ser publicado (inclusive no Wattpad). O beta vai apontar alguns erros de português (mas ele não é um revisor), vai apontar erros de concordância, furos na história, incoerências e vai te dizer se o livro é bom ou não.

Porém, eu ouso ir além! O leitor beta não precisa ler o livro apenas quando ele estiver pronto. Por exemplo: atualmente eu estou escrevendo um livro e, a cada capítulo terminado, envio para a minha linda e maravilhosa beta. Ela lê e me manda de volta o documento editado, com comentários em vermelho. Ela destaca os erros ortográficos que identifica e coloca comentários sobre o que achou de algumas cenas. De vez em quando, também deixa algumas teorias sobre o que acha que vai acontecer.

Nem todo beta "trabalha" da mesma maneira, até porque é algo bem pessoal. Mas o que eles têm em comum é: apresentar as primeiras impressões da sua história.


VANTAGENS DO LEITOR BETA:
1. Ele vai comentar a sua história, apontando possíveis melhorias ou apenas te estimulando a continuar escrevendo. EU não consigo escrever um livro inteiro sem esse tipo de apoio, porque sempre acho que está ficando uma meleca e desisto. Por isso digo que Betas = Vida !
2. É melhor ter alguém acompanhando a evolução da história do que fazer uma avaliação depois de "pronta". Assim, você evita grandes alterações de enredo!
3. O seu livro já vai para a revisão previamente revisado.
4. A história vai para as mãos do editor numa versão melhorada.


BETA X LEITOR CRÍTICO: o leitor beta não é pago!! Eu pelo menos não pago a minha (só encho de bajulação kkkk). Até porque, geralmente, o beta não é um profissional da área editorial. Quando você paga para um profissional da área avaliar sua obra, você está pagando por uma leitura crítica, é diferente! 


COMO EU ESCOLHI MEU BETA? Em primeiro lugar o beta é uma pessoa de confiança, alguém que você sabe que: não vai roubar sua história ou sair comentando com Deus e o mundo sobre ela. Ou seja: ou é teu parente ou é um grande amigo. O beta também tem que gostar de ler e ele deve gostar do gênero que você escreve. Minha mãe é professora de português, formada em Letras e formanda em Literatura, mas ela odeia livros de fantasia. Então ela não lê meus livros  kkkk  :P


Outra coisa: o beta tem que ter comprometimento. Não adianta ele começar a te ajudar e depois desistir de você. Minha prima era a minha beta e me ajudou muuuuito durante muito tempo, mas acabou me abandonando (sintam o meu drama  kkk)... Então escolham alguém que você sabe que não vai te deixar na mão.

Se você não tem um leitor beta e está com dificuldades de escrever seu livro, está esperando o quê?! Arrume logo um! kkk   Acho que todo escritor precisa desse tipo de apoio. E não fique chateado se o seu beta não apontar defeitos. A minha beta só faz elogios... E, pra mim isso é ótimo! Sou muito exigente comigo mesma e às vezes isso acaba me desestimulando, então os elogios dela é o que balanceia a equação  :)


O assunto do próximo papo será: loucuras literárias!  :D
P.S: estou anotando os pedidos de tema... apenas continuem sugerindo para que eu não me esqueça! 

Ass: Bex


Papo de escritorWhere stories live. Discover now