#13 Publicação Independente

5.3K 841 781
                                    

INDEPENDÊNCIA OU MORTE.....!!!

Certo, Foxes?!


Oláááá!!! Pois é, eu só passei 3 dias sem entrar no Wattpad, muito menos do que as "semanas" que pensei que seria necessário... Então vamos comemorar! Ainda mais porque o Le Café na árvore está um arraso meu bem! *-*

Para hoje temos tudo o que "não presta": pringles, m&m's, marshmallows, balas, chicletes e o resto não dá pra ver, tem gente demais atacando essa mesa    rsrs


Ok, vamos lá, falar da publicação independente!


Esta nunca foi a minha primeira opção. Em parte porque não imaginava que escritores independentes pudessem conseguir alguma coisa. Julgava que ninguém levava a sério este tipo de escritor, que todos iam pensar "está lançando sem editora porque foi rejeitado por todas". (Bem otimista essa pessoa  Kkk)

Mas, devemos nos lembrar, que as editoras são empresas. Nela, trabalham humanos. E humanos erram. Então, pode sim acontecer de um bom livro ser rejeitado por várias (grandes) editoras. Harry Potter é o maior exemplo, e vocês estão cansados de saber isso  Kkk.


Eu aprendi, nestes poucos meses de experiência, que se você se levar a sério, então (todos) vão te levar a sério também. E isso serve para qualquer coisa na vida. Porque as pessoas veem demais as aparências...


Hoje, depois de lançar As Lendas de Saas de maneira independente na Amazon, eu sempre penso: será que devo correr atrás de editora? Porque é automático pra mim pensar primeiro na Amazon, depois em outras formas de publicação.


Mas hey, se você nunca publicou de maneira independente, talvez esteja um pouco perdido no assunto. Então vou facilitar sua vida e fazer uma listinha. (Eu nem gosto de listinhas, né? Kkk)


DESVANTAGENS

1. Capital Inicial: para lançar um livro de maneira independente, você vai precisar fazer um orçamento. Colocar no papel todos os gastos que terá de um lado e, do outro, o valor que você tem disponível. Atenção: o valor pode variar entre 300 reais e mais de 2 mil reais. Não acredito que você possa publicar um livro gastando menos de 300 reais.

2. Tempo: você terá que ter tempo para fazer o seu próprio marketing.

3. Dúvidas: uma desvantagem é que, muitas vezes, você terá dúvidas do que será melhor pra você. "será que eu devo fazer uma promoção agora?" "qual o valor que eu devo cobrar pelo livro?" etc.


VANTAGENS

1. Segurança e ética: a Amazon e qualquer outra plataforma de publicação independente de respeito, disponibiliza relatórios para você. Assim, o autor acompanha exatamente quantos livros vendeu e quanto vai ganhar com cada um deles. Essa é uma segurança que talvez você não terá numa editora, dependendo das pessoas que trabalham ali. Sim, o mundo é capitalista e pasmem: existem pessoas corruptas! :O

2. Lucros: sim, os lucros são maiores. PORÉM ISSO NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ VAI FICAR RICO, ok?

3. Liberdade: let it go! Sim, você terá uma liberdade muito maior do que estando numa editora! Poderá fazer promoção quando quiser, não vai precisar alterar cenas e vai trabalhar sozinho, o que com certeza evita problemas.

4. Sucesso e possibilidades: não estou dizendo que você vai virar um best seller. Mas, se isso acontecer, é impossível não aparecerem outras oportunidades para você: editoras dentro e fora do Brasil interessadas na obra. Basta você trilhar seu caminho. Trabalhar duro na plantação. E ter paciência de esperar pelos frutos.


O QUE É OBRIGATÓRIO PARA UM AUTOR INDE.:

Me sinto na obrigação de mencionar algumas coisas que você, como escritor independente, é obrigado a fazer/ter se quiser ser/parecer um profissional. Lembra o que eu disse sobre aparências? Pois é. Acredito que se você diz "sou escritor independente", precisa honrar este nome. Caso contrário, estará queimando seu filme (e o dos outros também!):

1. Revisão: revisar seu livro antes de lançar independente não é uma escolha. É UMA NECESSIDADE! A Amazon não é o Wattpad, ok?! As pessoas estão pagando pelo seu livro! Se você mesmo revisar, ou se o amigo que não é um profissional da área fizer isso pra você, os erros vão passar. As pessoas vão notar. E vão comentar: "não leiam este livro, tem erros demais!" E podem generalizar: "escritores independentes não revisam seus livros". O barato sai caro. Então, pelo amor aos seus amiguinhos escritores, NÃO economizem com revisão! Se até revisando alguns errinhos passam, imagine sem!

2. Site: oh yes, você precisa ter um site. Ele é o seu cartão de visitas digital. Ele é um grito: oi, estou aqui! É um destaque, já que muitos autores não tem um site. (O meu é: www.rebecamelo.com)

3. Foto profissional: talvez eu esteja exagerando... só um pouquinho. Mas sim, acredito que seja muito importante você fazer uma sessão fotográfica básica. Ter uma foto de escritor. Lembre-se da importância das aparências!! Muita coisa de marketing se baseia nisso! (Kkk)  Eu acho feio um escritor usar uma foto "normal" em sua página oficial no facebook, ou na orelha do livro, ou numa matéria para um site. Você nem gasta tanto assim, e elas são muito úteis!

4. Capa: seu livro precisa ter uma capa bacana. E você mesmo pode fazer isso no Canva, por exemplo. Porém, se você não conseguir, é melhor pagar alguém. E, se você for fazer, compre a imagem. Porque se violar direitos de imagem (isso existe), poderá ser processado. Para comprar imagens, é só colocar no google: banco de imagem.  ;-)


Depois de publicar o primeiro livro independente, mesmo ganhando tão pouquinho, é inevitável sentir aquele desejo de lançar mais um. E e mais um. E outro! Porque dá uma sensação de realização tão boa...!! Afinal você trabalhou duas vezes mais! :D


>> Afinal de contas, Rebeca, você acha mesmo que vale mais à pena lançar independente do que com uma editora?! COM CERTEZA! (com algumas exceções...)


Publicação independente, na (gigante) maioria dos casos, não dá dinheiro. Mas ela dá uma coisa que vale mais do que isso: experiência. Faça teu nome de maneira independente, faça os editores te conhecerem, e aí sim você terá melhores oportunidades  : )


P.S: não deu tempo de revisar o post, desculpem qualquer coisa. Mas aqui não é Amazon, então pode  kkk  :P

O nosso próximo assunto será:  Morte Literária: será que vale à pena fazer os leitores sofrerem ao matar um personagem? (cara maléfica e risada do mal   MUAHAHAHAHA)

Ass: Bex




Papo de escritorWhere stories live. Discover now