#30 Polêmicas

3.3K 542 333
                                    

Helloooou Foxes! >.<

Sobre a música, adooooro! E sobre o lançamento do canal, está mais perto do que nunca!!   ^0^   #Aguardem


Menu:
Algodão doce

Tema:Abordando temas polêmicos na literatura

Deze afbeelding leeft onze inhoudsrichtlijnen niet na. Verwijder de afbeelding of upload een andere om verder te gaan met publiceren.

Tema:
Abordando temas polêmicos na literatura



Todo livro passa uma mensagem. Seja uma crítica, uma denúncia, uma mensagem de motivação ou uma simples reflexão, o fato é que todo livro passa uma mensagem... Porém, nem sempre o que o autor tem a dizer será algo aceito pela maioria. Às vezes a mensagem causa um rebuliço... São as famosas polêmicas.

 São as famosas polêmicas

Deze afbeelding leeft onze inhoudsrichtlijnen niet na. Verwijder de afbeelding of upload een andere om verder te gaan met publiceren.

Pena de morte. Homossexualidade. Aborto. Incesto. Eutanásia. São assuntos que dividem opinião e, consequentemente, exigem maturidade por parte do autor. E é justamente sobre isso que vamos falar hoje. Como tratar essas polêmicas de maneira madura em nossos livros?

Quero ressaltar que eu ainda sou muito jovem e não muito experiente no mercado literário, então o que eu vou dizer aqui é só uma opinião. Ah, e eu nem preciso lembrar que a sua participação nos comentários é o que faz o Le Café um clube e não um monólogo, né? Ok  *-*   rsrs


*
ANTES

Antes de começar a escrever sobre o assunto, acho que devemos pensar e planejar:

1. Qual o seu objetivo ao falar sobre isso?
2. Como pretende atingir o seu objetivo?

> O seu alvo determinará a forma que você irá escrever e acho que ele deve ser formulado com cautela. "Mudar a opinião das pessoas" não é um objetivo muito sábio, mas "mostrar o outro lado da moeda" ou "emocionar e fazer as pessoas refletirem sobre o tema" são objetivos mais fáceis de atingir e que podem até causar uma mudança de opinião.

> Você pode atingir esse objetivo escrevendo um texto com dados estatísticos, colocando trechos de depoimentos, contando uma história baseada em fatos reais, explorando bem os sentimentos dos personagens, etc. 


*
DURANTE

Então chega a hora de escrever. E se você tomou as precauções do "antes", acho que esse processo pode ficar um pouco mais fácil.

1. É muito importante você pesquisar sobre o assunto. Conhecer tanto o lado do "a favor" e do "contra". Independentemente do seu objetivo, ao tratar de um tema polêmico você vai precisar conhecê-lo.
2. Talvez seja interessante você (autor) manter-se neutro. Mesmo que você coloque a sua opinião, acredito que é sábio fazer isso de maneira implícita ou disfarçá-la como a opinião de um personagem.

*


Alguns temas NÃO são polêmicos. Exemplos: pedofilia, racismo, violência contra a mulher, estupro, tortura, etc. Esse tipo de coisa é proibida por lei, é nojento e é errado!  E numa boa, se você acha qualquer dessas coisas algo certo ou inocente, vá se tratar.

Isso não significa, porém, que esses temas não podem ser abordados na literatura. Contudo, eles são mais uma denúncia/crítica do que uma polêmica propriamente dita.

Exemplo: o livro abaixo trata do racismo nos Estados Unidos. Ninguém (com o cérebro em pleno funcionamento) é a favor do racismo, mas como infelizmente os negros tiveram uma história sangrenta, é importante que a literatura use a sua voz para lembrar que somos todos iguais, todos dignos de respeito.

 Ninguém (com o cérebro em pleno funcionamento) é a favor do racismo, mas como infelizmente os negros tiveram uma história sangrenta, é importante que a literatura use a sua voz para lembrar que somos todos iguais, todos dignos de respeito

Deze afbeelding leeft onze inhoudsrichtlijnen niet na. Verwijder de afbeelding of upload een andere om verder te gaan met publiceren.

E aí? Gostaram do nosso encontro de hoje? XD 

Então a gente se vê depois! 

Grande beijo  :*

~ Bex

Papo de escritorWaar verhalen tot leven komen. Ontdek het nu