#15 Ratatouille literário

5K 916 1.2K
                                    

Olááá Foxes!!    =^.^=


* * *

AVISO: pessoal, eu vou viajar na terça-feira (dia 24) para Brasília e só volto dia 02 de Dezembro. Ou seja, muito provavelmente vamos ficar essa semana sem se ver no Le Café.

PERGUNTA: tem alguém aqui que mora em Brasília e teria interesse em se encontrar comigo num café "de verdade" pra bater um papo? Comente aqui. Quem sabe não rola?!  : ) 

* * *


Então. Hoje de comida nós temos Ratatouille! *------*   Eu sempre tive vontade de comer isso, desde que assisti o desenho da Disney, então estou aqui devorando meu pratinho! É, o Le Café está inovando no cardápio! (hahaha)

Claro que o prato de hoje combina com o assunto do dia: Ratatouille Literário!


um pequeno suspense para deixá-los curiosos... hehehe


No filme Ratatouille, o Chef Auguste Gusteau, dono de um dos melhores restaurantes de Paris, tem um lema polêmico. Segundo ele, "qualquer um pode cozinhar".  Ego, um dos maiores críticos culinários, faz questão de criticar o chef, alegando que não, não é qualquer um que pode cozinhar.

Hoje, a minha pergunta é: qualquer um pode escrever?


Devo dizer que não sei como começar esse assunto. Afinal, assim como no filme, acredito que este será um tema polêmico. Mas não dá para conversar com escritores e não discutir as polêmicas, certo? Então vamos lá.


Quando eu tinha uns 15 anos, já adorava escrever histórias. Não vou dizer "livros" pois também nunca conseguia terminar nenhum. Eu sempre desistia na metade do caminho, porque ficava me comparando com autores consagrados e pensava: meu texto é um cocô perto disso, eu não sirvo para ser escritora!

Eu acreditava que qualquer um podia escrever e que isso não me tornava especial. Então sonhava em ser cantora, atriz, dançarina, qualquer outra coisa. (se você é meu leitor, provavelmente já ouviu essa história). Engraçado que eu não pensava o contrário também: qualquer um dança, qualquer um canta, qualquer um faz qualquer coisa, desde que tenha um mínimo interesse no assunto.

Descobri que eu não estava errada. Sim, qualquer um pode escrever! Basta ter um lugar para armazenar as ideias que você já está escrevendo. Mas, outra coisa que eu aprendi nestes últimos anos é que, apesar de qualquer um escrever, nem todos serão escritores.

E é aí onde eu quero chegar.


O que torna um escritor, escritor?!

Talvez eu toque na ferida de algumas pessoas, talvez eu balance o ego de outras, mas a verdade é que eu acredito que:

1. Publicar um livro NÃO torna ninguém escritor. Oh sim, eu não acho que só porque alguém publicou um livro essa pessoa seja escritora. Estou pensando naqueles famosos ou pseudo-celebridades que publicam livros só porque uma editora fez proposta (pensando nos lucros que vai ganhar).

2. Escrever 5 mil palavras por dia NÃO torna ninguém escritor. Às vezes as pessoas podem se gabar do número de palavras escritas. Porém, eu acredito que um escritor de verdade possa escrever mil, duas mil, sete mil ou até nenhuma palavra por dia. Porque o tanto que você escreve não te define como autor.

3. Idade NÃO limita um escritor. Você pode ter 15 ou 100 anos de idade, não importa. Eu não acho que um escritor seja definido pela idade.

4. Fama NÃO torna ninguém escritor. Um escritor pode ser famoso e outro não, então o sucesso de alguém não necessariamente é sinônimo de "eu sou escritor". Você pode ser um escritor de verdade e nunca ser descoberto por ninguém (que triste).

5. Ganhar dinheiro com um livro NÃO torna ninguém escritor. Você pode ganhar dez reais ou dez milhões, a quantidade de dinheiro que você faz não é o que te define como autor. 

6. Escrever todos os dias NÃO torna ninguém escritor. Pode parecer contraditório isso, mas eu não acredito que a sua rotina é o que te torna escritor. 

7. Viver da escrita NÃO torna ninguém escritor. Um autor de verdade pode ter mais de um emprego, e daí? Ele não precisa necessariamente viver só dos livros.


Então, pelo amor de Jesus Cristo, Rebeca. QUEM VOCÊ ACHA QUE É ESCRITOR?!

Pra mim, é simples. Um Escritor é aquele que leva a sério escrever. É aquele que tem respeito pela profissão, que não vai desistir dos seus sonhos diante dos problemas, porque a simples ideia de nunca mais escrever o assusta! É aquela pessoa que vive tendo ideias, mesmo que não tenha tempo para todas elas. Escritor de verdade é aquele que (inexplicavelmente) a-m-a escrever. E por isso ele não desiste.

>> Sim, um escritor pode publicar um livro. Ele pode escrever todos os dias e cinco mil palavras. Ele pode viver da escrita e ser muito famoso, mas não é ISSO que o torna escritor  : )


Agora que vocês já sabem a minha opinião sobre o tema, devo mencionar uma outra coisa:

Temos vários pré-adolescentes e adolescentes aqui no Wattpad, "crianças" de 11 a 14 anos escrevendo livros. E eu quero te dizer uma coisa: meu, eu te admiro muito!

Como eu queria ter descoberto o Wattpad mais cedo! Acredito que hoje eu seria uma escritora muito melhor. Porque vocês estão aqui compartilhando suas histórias com outras pessoas e crescendo com isso. Mesmo que não usem o seu nome de verdade, você já é corajoso pelo simples fato de postar! E pode acreditar em mim que, se você seguir em frente, poderá ter um futuro brilhante pela frente!

Eu diria que vocês são aspirantes a escritores. Ou, melhor ainda, escritores mirins. TALVEZ você ainda não seja um "escritor de verdade", mas se continuar assim, muito em breve será!


>> Eu ainda tinha muito o que falar sobre o tema!, mas acho melhor deixar para uma próxima ocasião  ; )


Para encerrar:

No final do filme Ratatouille, o ratinho Remy chega à seguinte conclusão: quando o Chef Gusteau disse que "qualquer um pode cozinhar", ele estava se referindo que um cozinheiro pode vir de qualquer lugar, até dos mais improváveis!

Digo o mesmo: um escritor pode vir de qualquer lugar!  : )


E é isso! Me digam o que acharam do assunto e não se esqueçam do entrosamento! Não conversem apenas comigo   (rsrs)


PRÓXIMO ASSUNTO: escritores: amigos, inimigos ou concorrentes?


Ass: Bex



Papo de escritorWhere stories live. Discover now