CAPÍTULO 2 - Conceitos de teoria musical

13 1 0
                                    

 Para se compreender como um aspecto da psique humana tal qual a sombra pode influenciar no processo de criação musical, é preciso também entender como se estrutura uma obra artística sonora. Afinal, trata-se de uma produção abstrata, impalpável e invisível, porém não menos real do que um quadro, escultura ou livro, por exemplo.

Pode-se igualmente observar o efeito que a música, por sua vez, consegue causar no ser humano. Watson e Drury falam desse efeito do ponto de vista neurológico:

A música é uma forma de expressão não verbal e é percebida através do aparelho auditivo e, depois, canalizada para o cérebro, para regiões de respostas emocionais, algumas delas associadas ao sistema límbico. A música ajuda a estimular a imaginação, a fantasia e a intuição e, assim, ajuda a integrar as funções dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro. (WATSON & DRURY, 1990, p.17)

Embora este aspecto – da influência da música sobre o ser humano – fuja ao escopo principal desta monografia, é interessante tê-lo também em mente para as considerações que virão, uma vez que as influências, como em outros aspectos da vida, são mútuas.

Assim, falar-se-á do que é música, de que ela é feita, como pode ser organizada, para que fique claro como esses elementos chegam a ser alterados por fatores também imponderáveis, como as características sombrias da psique do compositor.

A música da sombraWhere stories live. Discover now