183º e 184º dias: Início do ministério de Eliseu / A cura de Naamã

22 3 2
                                    

(2 Reis 1-8)

183º DIA: INÍCIO DO MINISTÉRIO DE ELISEU

2 REIS

Autor: Desconhecido; Tema: Reis de Israel e de Judá; Data: Cerca de 560-550 a.C. Os livros de 1 e 2 Reis são, no original, um livro só, portanto, as informações contidas na introdução a 1 Reis são importantes aqui. 2 Reis retoma a história do declínio de Israel e Judá, a partir de cerca de 852 a.C. Narra as duas grandes calamidades nacionais que conduziram à queda dos reinos de Israel e de Judá: (1) a destruição da capital de Israel, Samaria, e a deportação de Israel à Assíria em 722 a.C.; e (2) a destruição de Jerusalém e a deportação de Judá para Babilônia em 586 a.C.

O propósito de 2 Reis é o mesmo que o de 1 Reis (ver a introdução a 1 Reis). Em resumo: o propósito original era propiciar ao povo hebreu, especialmente os exilados em Babilônia, uma interpretação e compreensão profética da sua história durante a monarquia dividida, para que não repetissem os pecados dos seus antepassados.

****

2 REIS 1:1 Depois da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel.

2 Certo dia, Acazias caiu da sacada do quarto do seu palácio em Samaria e ficou gravemente ferido. Por isso, enviou mensageiros para consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom: "Vou me recuperar deste acidente?".

3-4 Então, o anjo do Eterno disse a Elias, o tesbita: "Levante-se! Vá encontrar-se com os mensageiros do rei de Samaria e diga a eles: 'Por acaso não há Deus em Israel, para vocês irem consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Pois assim diz o Eterno: Você não sairá dessa cama: ficará aí, como se estivesse morto'". Elias entregou a mensagem e foi embora.

5 Os mensageiros voltaram, e o rei perguntou: "Por que voltaram tão rápido? O que aconteceu?"

6 Eles responderam: "Encontramos um homem que nos disse: 'Voltem ao rei que enviou vocês e digam a ele: Assim diz o Eterno: Por acaso não há Deus em Israel para vocês irem consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Por isso, não se preocupe: você não sairá dessa cama — você é um homem morto'."

7 O rei perguntou: "Falem mais sobre esse homem que vocês encontraram. Como ele era?".

8 Eles disseram: "Usava roupa de pelo e um cinto de couro". O rei disse: "Deve ser Elias, o tesbita!".

9 O rei mandou um capitão com cinquenta homens buscar Elias, que estava sentado tranquilo sobre uma colina. O capitão chegou e disse: "Homem de Deus! Por ordem do rei, desça daí!"

10 Elias respondeu ao capitão: "Se sou mesmo homem de Deus, que um raio caia sobre você e seus cinquenta soldados!" De repente, um raio saiu do nada e consumiu o capitão e os cinquenta soldados.

11 O rei mandou outro capitão com cinquenta soldados. Eles também disseram: "Homem de Deus! Por ordem do rei, desça daí!"

12 Elias respondeu: "Se sou mesmo homem de Deus, que um raio caia sobre você e seus cinquenta soldados!". Imediatamente, um raio caiu do céu e consumiu o capitão e seus soldados.

13-14 O rei mandou um terceiro capitão com cinquenta soldados. Pela terceira vez, um capitão e cinquenta soldados se aproximaram de Elias. O capitão se ajoelhou e suplicou: "Ó homem de Deus! Tenha consideração para com a minha vida e a vida destes cinquenta soldados! Já duas vezes um raio atingiu e destruiu um capitão e seus cinquenta soldados. Por favor, tenha misericórdia!".

Leitura Anual da Bíblia em Ordem CronológicaWhere stories live. Discover now