13° e 14° dias: Deus fala com Jó

121 7 3
                                    

(JÓ 35-39)

13° DIA: O TERCEIRO DISCURSO DE ELIÚ

DEUS ENSINA ATRAVÉS DE TODA A SUA CRIAÇÃO

35:1-3 Eliú continuou: "Esse discurso faz algum sentido? Primeiro você diz: 'Sou inocente diante de Deus' Depois diz: 'Que vantagem eu tenho? Não faz a menor diferença se pequei ou não'!

4-8 "Bem, vou provar agora que você não sabe do que está falando, nem você nem seus amigos. Olhe para o céu. Dê uma boa olhada. Vê aquelas nuvens lá em cima? Se você pecar, que diferença faria para Deus? Não importa quanto você pecou: fará diferença para ele? Mesmo que você fosse bom, o que Deus ganharia com isso? Você acha que ele depende de suas obras? Os únicos que são afetados por você ser bom ou mau são sua família, amigos e vizinhos. Deus não depende do seu comportamento.

9-15 "Quando a situação piora, as pessoas pedem socorro. Suplicam para que não sejam mais maltratadas. Mas nunca pensam em Deus quando as coisas vão bem, quando Deus inspira canções no coração delas, ensinando através de toda a sua criação, ao usar pássaros e animais para dar sabedoria. As pessoas se mostram arrogantes e indiferentes para com Deus — até que estejam em perigo, e, por isso, Deus não responde. Não há nada por trás de tais orações exceto o pânico, e o Todo-poderoso não dá atenção a elas. Então, por que ele notaria você? Só porque você está cansado de esperar para ser ouvido, ou de esperar que o seu caso chegue a ele e faça alguma coisa a respeito?

16 "Jó, você só fala bobagens — nem sabe o que diz!".

OS QUE APRENDEM COM O SOFRIMENTO

36:1-4 Eliú suspirou profundamente, mas continuou: "Acompanhe mais um pouco meu raciocínio. Vou convencer você. Há ainda muita coisa a ser dita a favor de Deus. Aprendi tudo isso em primeira mão, direto da Fonte. Tudo que eu sei sobre justiça devo ao meu Criador. Confie em mim, estou oferecendo a você a pura verdade. Acredite, conheço essas coisas muito bem.

5-15 "É verdade que Deus é Todo-poderoso, mas ele não intimida os inocentes. Para o ímpio, no entanto, a história é diferente — ele não dá colher de chá para eles, mas advoga os direitos dos aflitos. Ele nunca tira os olhos dos justos, e sempre os honra e promove. Quando as coisas vão mal, quando a aflição e o sofrimento vêm sobre eles, Deus revela onde foi que erraram, mostra como o orgulho deles causou a tribulação. Ele os obriga a escutar sua advertência e exige que se arrependam de sua má conduta. Se eles obedecem e se submetem a ele, obtêm uma vida boa, longa e próspera. Mas, se desobedecem, são cortados fora, e nunca deixarão de ser ignorantes. Os ressentidos, sem Deus, vão guardando as queixas, e sempre culpam os outros por seus problemas. Vivendo de modo vergonhoso, desperdiçam seu vigor e morrem jovens. Mas os que aprendem com o sofrimento alcançam o livramento de Deus".

OBCECADO EM CULPAR DEUS

16-21 "Ah, Jó! Não vê que Deus quer livrar você das garras do perigo? Não percebe que ele quer levar você ao ar livre, para festejar à volta de uma mesa farta? Mas aqui está você, farto da culpa dos ímpios, obcecado em culpar Deus! Não permita que suas riquezas o corrompam. Não pense que poderá se livrar disso com suborno. Acha que pode comprar sua liberdade? Claro que não! E não pense que a noite, quando as pessoas descansam dos problemas, trará a você algum alívio. Acima de tudo, não piore as coisas, com mais maldade, pois é isso que está por trás do seu sofrimento!

22-25 "Você faz ideia de como Deus é poderoso? Já viu um mestre como ele? Alguma vez alguém precisou dizer a ele o que fazer, ou corrigi-lo, dizendo: 'Você fez tudo errado!'? Lembre-se, então, de louvar sua obra, tão celebrada por meio de canções. Todos conseguem vê-la. Ninguém está tão longe que não possa contemplá-la".

Leitura Anual da Bíblia em Ordem CronológicaWhere stories live. Discover now