331º e 332º dias: A vinda do Senhor / A vinda do anarquista

19 1 2
                                    

(I Tessalonicenses; II Ts; At 18:19-28; At 19)

I TESSALONICENSES

Autor: Paulo; Tema: A Volta de Cristo; Data: Cerca de 51 d.C.; Entre os 200.000 habitantes da cidade, havia ali uma grande comunidade judaica. Quando Paulo fundou a igreja tessalonicense, na sua segunda viagem missionária, seu frutífero ministério ali foi encerrado prematuramente devido à intensa hostilidade judaica (At 17.1-9).

Forçado a sair de Tessalônica, Paulo foi a Beréia, onde outro ministério breve, porém bem- sucedido, foi interrompido pela perseguição movida pelos judeus que o seguiram desde Tessalônica (At 17.10-13). A seguir, viajou para Atenas (At 17.15-34), onde Timóteo se encontrou com ele; depois, Paulo enviou Timóteo de volta à Tessalônica para verificar a condição da nova igreja (3.1-5); ao mesmo tempo, Paulo seguiu para Corinto (At 18.1-17). Timóteo, ao completar sua tarefa, viajou para Corinto levando a Paulo informações sobre a igreja tessalonicense (3.6-8), o que levou Paulo a escrever esta carta, talvez três a seis meses após fundada a igreja.

Por ter sido Paulo forçado pela perseguição a sair de Tessalônica, os novos convertidos receberam apenas um mínimo de ensino sobre a vida cristã. Ao saber Paulo, por meio de Timóteo, das reais circunstâncias, escreveu esta epístola (1) para expressar sua alegria pela fé e perseverança dos tessalonicenses em meio à perseguição, (2) para instruí-los na santidade e na vida piedosa e (3) para elucidar certas doutrinas, especialmente no tocante à situação dos crentes que morrem antes da volta de Cristo.

****

331º DIA: A VINDA DO SENHOR

I TESSALONICENSES 1:1 Eu, Paulo, Silas e Timóteo enviamos saudações à igreja em Tessalônica, cristãos reunidos por Deus, o Pai, e pelo Senhor Jesus Cristo. Que a maravilhosa graça de Deus esteja com vocês! A poderosa paz de Deus!

UM EXEMPLO QUE SE ESPALHA

2-5 Toda vez que pensamos em vocês, damos graças a Deus. Dia e noite, vocês estão em nossas orações, enquanto relembramos sua obra de fé, seu trabalho de amor, sua paciência e esperança no caminho do Senhor Jesus Cristo, na presença de Deus, nosso Pai. Amigos, está claro para nós que ele não apenas ama muito vocês, mas também os preparou para algo muito especial. Quando a Mensagem que pregamos os alcançou, não foram apenas palavras. Algo aconteceu com vocês, e sua convicção foi fortalecida pelo Espirito Santo.

5-6 Vocês prestaram atenção em nosso comportamento e se decidiram por viver da mesma maneira. E, ao nos imitar, imitaram o Senhor. Ainda que muitas tribulações acompanhassem a Palavra, conseguiram desfrutar grande alegria proveniente do Espírito Santo! Aceitando a tribulação com alegria e a alegria com tribulação.

7-10 Sabiam que nas províncias da Macedônia e da Acaia os cristãos acompanham o que se passa por aí? A fama de vocês se espalhou! Sua vida ecoa a Palavra do Senhor, não só nessas províncias, mas em toda parte. As notícias da sua fé em Deus correm soltas. Assim, nem preciso acrescentar nada — a vida de vocês é uma pregação! As pessoas lembram como vocês nos receberam de braços abertos e como abandonaram os ídolos mortos da sua velha vida para abraçar e servir ao Deus verdadeiro. Elas ficam impressionadas com a expectativa de vocês em relação à vinda de seu Filho, que ele levantou dos mortos — Jesus, que nos livrou do que era a destruição certa.

2:1-2 Amigos, é óbvio que nossa visita a vocês não foi perda de tempo. Fomos muito maltratados em Filipos, como vocês sabem, mas isso não nos desanimou. Deus nos deu ousadia, e continuamos a fazer nossa parte, apresentando a Mensagem de Deus e desafiando a oposição.

Leitura Anual da Bíblia em Ordem CronológicaWhere stories live. Discover now