287º e 288º dias: A história da semente / O endemoninhado geraseno

17 2 2
                                    

(Mateus13; Lc 8; Mt 8:14-34; Mc 4-5)

287º DIA: A HISTÓRIA DA SEMENTE

MATEUS 13:1-3 Instantes depois Jesus deixou a casa e assentou-se à beira da praia. Não demorou muito, e uma multidão ajuntou-se à sua volta, obrigando-o a entrar num barco. Usando o barco como púlpito, contou uma história ao povo.

3-8 "O que vocês acham? Um agricultor estava semeando. Enquanto fazia seu trabalho, algumas sementes caíram pelo caminho, e as aves as comeram. Outras caíram no meio dos pedregulhos. Brotaram rapidamente, mas não aprofundaram raízes. Com o calor do Sol, secaram tão rapidamente quanto haviam brotado. Outras ainda caíram no meio das ervas daninhas. As sementes chegaram a brotar, mas foram sufocadas. Por fim, algumas, porém, caíram em boa terra e produziram uma colheita que superou todas as expectativas."

9 "Vocês estão entendendo?"

POR QUE CONTAR HISTÓRIAS?

10 Os discípulos perguntaram: "Por que contar histórias?".

11-15 Ele respondeu: "Vocês já ouviram bastante a respeito do Reino de Deus. Conhecem as suas verdades. Mas nem todos tiveram esse privilégio. Quando alguém tem o coração preparado, a compreensão é real. Mas, se não houver receptividade no coração, logo desaparece. Por isso conto histórias. Meu objetivo é criar disposição, levar o povo a receber a Mensagem. Nas condições em que se encontram, eles ficarão ouvindo até o dia do juízo e não entenderão nada. Vão ficar irritados por ouvir tanto e não entender coisa alguma. Que não se repita a previsão de Isaías: 'Seus ouvidos estão abertos, mas não entendem uma palavra. Seus olhos estão abertos, mas não veem nada.' Esse povo é cabeça-dura! Eles tapam os ouvidos com os dedos para não ter de escutar. Eles fecham os olhos para não serem obrigados a ver, e, assim, evitam ficar comigo face a face e me deixar curá-los."

16-17 "Vocês, no entanto, têm olhos abençoados por Deus — olhos que veem! E ouvidos abençoados por Deus — ouvidos que ouvem! Muita gente, profetas e crentes humildes, daria qualquer coisa para ver o que vocês estão vendo e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas nunca tiveram chance".

O SIGNIFICADO DA HISTÓRIA SOBRE A COLHEITA

18-19 "Reflitam sobre a história do agricultor e as sementes. Quando alguém ouve as novas do Reino e não se apropria delas, elas permanecem na superfície, então vem o Maligno e as arranca do coração do ouvinte. Essa é a semente que o agricultor espalhou pela estrada."

20-21 "A semente lançada nos pedregulhos corresponde àquele que ouve e instantaneamente recebe a mensagem com grande entusiasmo, mas a Palavra não cria raízes. Assim, diante de alguma dificuldade ou quando passa a emoção, a mensagem é esquecida, e não sobra nada."

22 "A semente lançada no meio das ervas daninhas é aquele que ouve a mensagem do Reino, mas é vencido pela preocupação e pela ilusão de manter o que tem e de ganhar mais. A mensagem é sufocada, e não sobra nada."

23 "A semente lançada na terra boa é a pessoa que ouve a Palavra e a acolhe, e a colheita supera todas as expectativas".

24-26 Ele contou outra história: "O Reino de Deus é semelhante a um fazendeiro que plantou semente de boa qualidade em suas terras. Na mesma noite, enquanto os empregados dormiam, seu rival misturou sementes de ervas daninhas aos grãos de trigo e fugiu antes do amanhecer. Os primeiros brotos surgiram, e o grão começou a crescer, mas a erva daninha também apareceu."

27 "Os lavradores perguntaram ao fazendeiro: 'Patrão, se o senhor plantou semente de boa qualidade, de onde veio a erva daninha?'."

28 "Ele respondeu: 'Algum inimigo fez isso'. Devemos arrancar as ervas daninhas?, quiseram saber os lavradores.

Leitura Anual da Bíblia em Ordem CronológicaWhere stories live. Discover now