11° e 12° dias: As considerações finais

122 8 3
                                    

(JÓ 29-34)

11° DIA: AH, QUE SAUDADE!

29:1-6 Jó continuou: "Ah, que saudade dos bons e velhos tempos, quando Deus cuidava de mim! Ele sempre ia à frente com uma lâmpada, e eu andava na escuridão guiado por sua luz. Ah, que saudade dos anos dourados, quando a amizade de Deus agraciava meu lar, quando o Poderoso ainda estava do meu lado, e meus filhos, todos em volta de mim, quando tudo dava certo, e nada era tão sofrido!

7-20 "Quando eu ia ao centro da cidade e me sentava com meus amigos na praça, Jovens e velhos me cumprimentavam com respeito; eu era honrado por todos na cidade. Quando eu falava, todos escutavam; até os líderes se calavam para me ouvir. Os que me conheciam falavam bem de mim; minha reputação ia à minha frente. Era conhecido por ajudar pessoas em dificuldades e apoiar os que estavam desanimados. O que estava prestes a morrer me abençoava, a viúva e os amigos se alegravam com a minha visita. Meu relacionamento com o povo era ótimo. Eu era conhecido por ser honesto e justo. Eu era os olhos do cego os pés do aleijado, um pai para o necessitado e um defensor do estrangeiro injustiçado. Já agarrei ladrões pelo pescoço e os fiz devolver o que haviam roubado. Eu pensava: 'Morrerei em paz na minha casa, agradecido por uma vida longa e bem vivida, pois sou muito bem-sucedido e respeitado — e a honra se renova a cada dia. Minha alma será cheia de glória, e meu corpo saudável até o meu último dia.

21-25 "Todos ouviam quando eu falava, esperavam ansiosos cada palavra minha. Depois, ficavam quietos e pensativos, para que em sua vida elas fizessem sentido. Recebiam meus conselhos e absorviam tudo, como o solo bebe a chuva da primavera. Quando eu sorria para eles, mal podiam acreditar: o rosto deles brilhava, os problemas sumiam! Eu era o líder deles, que lhes dava ânimo; em tudo, era um exemplo para todos! Para onde eu conduzisse, eles me seguiam".

A DOR NUNCA ACABA

30:1-8 "Mas isso acabou. Hoje sou alvo de piadas de jovens mal-educados e arrogantes. Ora, eu desprezava os pais deles, considerava-os piores que cães que cuidam do rebanho. De que me serviriam eles? Já estavam velhos e sem força, esgotados de tanta necessidade e fome; Perambulavam de rua em rua, revirando o lixo e comiam o que encontravam pela frente; Foram banidos da comunidade, amaldiçoados como delinquentes. Ninguém os suportava, eram expulsos de sua terra. Ouvia-se sobre eles nos lugares mais estranhos, como andavam por aí como loucos varridos. Um bando de mendigos sem nome, rejeitados por todos.

9-15 "Mas agora os filhos deles correm atrás para me insultar e zombar da minha cara. Eles me odeiam e me ofendem. Ousam cuspir no meu rosto — essa gentalha! Agora, que Deus detonou a minha vida, caem matando em cima de mim. Ninguém os segura! Eles me atacam brutalmente de todos os lados, me derrubam e continuam a pisotear enquanto estou caído. Eles me destroem pelo meu caminho, e conseguem fazer isso de um jeito que ninguém ergue um dedo em meu socorro! Eles deitam e rolam sobre mim, aproveitam minha fraqueza para me arruinar de vez. O pavor me assalta, minha dignidade é arrastada no chão, e a esperança de socorro virou fumaça.

16-19 "Minha vida se esvai, estou condenado ao sofrimento. A noite consome meus ossos: a dor nunca para. Deus me pega pela gola e me lança, e fico rolando de dor na cama. Do mesmo modo, lançou-me na lama, estou só o pó, sou um monte de cinza".

O QUE FIZ PARA MERECER ISTO?

20-23 "Peço socorro a ti, e não tenho resposta! Estou diante de ti, mas nem olhas para mim! Tu és muito duro comigo, pois me atacas com tua mão pesada. Tu me jogaste no meio da tempestade, e com ela se foi o sucesso para bem longe de mim. Sei que vou morrer de qualquer jeito, pois é assim que determinaste para todos.

Leitura Anual da Bíblia em Ordem CronológicaOnde as histórias ganham vida. Descobre agora