247º e 248º dias: Juízo para várias cidades / Juízo para o rei de Tiro e Faraó

32 2 2
                                    

(Ezequiel 24-31)

247º DIA: JUÍZO PARA AS CIDADES QUE SE ALEGRARAM COM A DERROTA DE ISRAEL

FAÇA A PANELA FERVER

EZEQUIEL 24:1-5 A Mensagem do Eterno veio a mim no dia 10 do décimo mês, no nono ano: "Filho do homem, anote esta data. O rei da Babilônia fez o cerco a Jerusalém exatamente neste dia. Conte a esse bando de rebeldes a seguinte história: 'Ponha a panela para ferver. Encha-a com água. Coloque pedaços de carne nela, os melhores pedaços — da coxa e do peito do boi. Escolha os melhores ossos para sopa das melhores ovelhas do rebanho. Amontoe lenha debaixo da panela. Leve tudo a ferver e cozinhe a sopa."

6 "O Eterno, o Senhor, diz: 'Desgraça à cidade do assassinato, à panela grossa de escória, de uma sujeira que não pode ser lavada. Esvazie a panela, pedaço por pedaço, não se importe com quem ganha o quê."

7-8 "O sangue dos assassinatos manchou a cidade inteira. O sangue corre solto nas pedras das ruas, e ninguém se preocupa em lavá-las. O sangue está em plena rua à vista de todos para provocar minha ira, para desencadear minha vingança."

9-12 "Por isso, o que o Eterno, o Senhor, diz é isto: 'Desgraça à cidade do assassinato! Eu também vou ajudar a ajuntar lenha. Empilhem a lenha bem alto, acendam o fogo, cozinhem a carne, temperem-na bem, derramem o caldo e, depois, queimem os ossos. Então, colocarei a panela vazia nas brasas e a aquecerei até que fique vermelha e o bronze fique incandescente. Assim, a impureza sairá, e a corrupção será queimada e eliminada. Mas não há esperança. Já passou do ponto. A sujeira é grossa demais."

13-14 "Sua sujeira entranhada é seu sexo imundo. Eu queria purificá-la, mas você não me deixou. Não farei mais nada para purificá-la até que minha ira tenha passado. Eu, o Eterno, o disse. E o farei. Não vou me conter. Minha compaixão acabou. Não vou mudar de ideia. Vocês estão recebendo exatamente o que merecem, é o decreto do Eterno, o Senhor."

SEM LÁGRIMAS

15-17 A Mensagem do Eterno veio a mim: "Filho do homem, estou prestes a tirar de você o prazer da vida — será um choque, eu sei. Mas, por favor, sem lágrimas. Guarde sua tristeza para você. Nada de lamento em público. Vista-se como sempre e faça seu trabalho — sem os típicos rituais fúnebres".

18 Preguei ao povo de manhã, e, naquela noite, minha esposa morreu. Na manhã seguinte, fiz conforme as ordens recebidas.

19 As pessoas vinham me questionar, curiosas: "Conte-nos por que você está agindo desse jeito. Tem alguma explicação?".

20-21 Então, contei: "A Mensagem do Eterno veio a mim, dizendo: 'Conte à família de Israel: o que o Eterno, o Senhor, está dizendo é isto: Vou profanar meu santuário, sua fortaleza firme, o prazer da sua vida, o desejo do seu coração. Os filhos que você deixar para trás morrerão."

22-24 "Então, vocês farão exatamente como eu fiz. Não farão nenhum ritual fúnebre. Vocês se vestirão como sempre e farão seu trabalho normalmente — sem lágrimas. Mas seus pecados os consumirão de dentro para fora, e vocês gemerão entre vocês. Ezequiel será seu exemplo. Assim como ele fez, vocês farão. 'Quando isso acontecer, vocês reconhecerão que eu sou o Eterno, o Senhor.'"

25-27 "E você, filho do homem, no dia em que eu tirar o refúgio do povo, sua grande alegria, o prazer da sua vida, o que eles mais desejavam, com todos os seus filhos — naquele exato dia, virá um sobrevivente e dirá o que aconteceu com a cidade. Você romperá o silêncio e começará a falar de novo, quando conversar com ele. Você será um exemplo para eles. E eles reconhecerão que eu sou o Eterno".

Leitura Anual da Bíblia em Ordem CronológicaWhere stories live. Discover now