219º e 220º dias: Israel, a escolha de Deus / A ira do Eterno

37 1 2
                                    

JEREMIAS

Autor: Jeremias; Tema: O Juízo Divino e Inevitável de Judá; Data: Cerca de 585—580 a.C. O ministério profético de Jeremias foi dirigido ao Reino do Sul, Judá, durante os últimos quarenta anos de sua história (626 - 586 a.C.). Ele viveu para ser testemunha das invasões babilônicas de Judá, que resultaram na destruição de Jerusalém e do templo. Jeremias advertiu que, a não ser que houvesse verdadeiro arrependimento em escala nacional, a condenação e a destruição viriam de repente.

Em 612 a.C., a Assíria foi conquistada por uma coalizão babilônica. Cerca de quatro anos depois da morte do rei Josias, o Egito foi derrotado por Babilônia na batalha de Carquemis (605 a.C.; ver 46.2). Naquele mesmo ano o exército babilônico de Nabucodonosor invadiu a Palestina, capturou Jerusalém e deportou alguns dos jovens mais seletos de Jerusalém para Babilônia, entre eles Daniel e seus três amigos.

O autor do livro é indicado com clareza: Jeremias (1.1). Depois de profetizar durante vinte anos a Judá, Jeremias foi ordenado por Deus a deixar a sua mensagem por escrito. Assim o fez, ao ditar suas profecias a seu fiel secretário, Baruque (36.1-4).

O livro foi escrito: (1) para fornecer um registro permanente do ministério profético de Jeremias e sua mensagem; (2) para revelar o inevitável juízo divino por ter o povo transgredido o concerto e persistido em sua rebelião contra Deus e sua palavra; e (3) para demonstrar a autenticidade e autoridade da palavra profética.

****

(Jeremias 1-6)

219º DIA: ISRAEL, A ESCOLHA DE DEUS

DESTRUA E COMECE DE NOVO

JEREMIAS 1:1-4 Mensagem de Jeremias, filho de Hilquias, da família de sacerdotes, que vivia em Anatote, na região de Benjamim. Ele começou a receber a Mensagem do Eterno no décimo terceiro ano do reinado de Josias, filho de Amom, rei de Judá. E continuou a recebê-la no tempo em que Jeoaquim, filho de Josias, foi rei em Judá. E se estendeu até o quinto mês do décimo primeiro ano do reinado de Zedequias, filho de Josias, em Judá, o ano em que Jerusalém foi levada para o exílio. Foi isto que o Eterno me disse:

5 "Antes de eu formar você no ventre, eu já sabia tudo a seu respeito. Antes que você pudesse ver a luz do dia, eu já tinha planos para você: Um profeta às nações, era o que eu tinha em mente".

6 Mas eu disse: "Um momento, Senhor! Olha para mim. Eu não sei nada. Sou apenas um menino".

7-8 O Eterno me disse: "Não diga: 'Sou apenas um menino'. Eu direi para onde você deve ir, e para lá você irá. Eu direi o que falar, e você falará. Não tenha medo de ninguém. Estarei sempre lá, cuidando de você". É o decreto do Eterno.

9-10 O Eterno estendeu a mão, tocou-me e disse: "Veja! Acabei de pôr minhas palavras na sua boca. Você viu o que eu fiz? Dei a você uma tarefa a ser realizada entre nações e governos, num dia marcado no calendário! Sua missão é arrancar e destruir, despedaçar e demolir, e depois começar de novo, construindo e plantando".

LEVANTE-SE E FAÇA SUA PARTE

11-12 A Mensagem do Eterno veio a mim: "O que você está vendo, Jeremias?" Respondi: "Uma vara de amendoeira que se move". E o Eterno disse: "Você tem boa visão! Também estou me movendo para estar com você. Farei que toda palavra que eu falar a você se cumpra".

Leitura Anual da Bíblia em Ordem CronológicaWhere stories live. Discover now