-barrier

64 5 2
                                    

Eu tenho essa teoria de que a linguagem que uma população fala está diretamente ligada no comportamento delas. E que existem palavras muito específicas que transparecem isso. Por exemplo, odeio o fato que que não existe "saudade" em inglês, por que sentir saudade é um sentimento tão profundo como pode não haver uma palavra que descreva isso. E de repente o ato de sentir saudade se torna tão "brasileiro". Em inglês você sente a falta das pessoas " (Miss you) mas não sente SAUDADE.

Será que é possível isso? Nunca perceber que algo existe porque não existe uma palavra que descreva? Esses dias estava estudando é descobri que existe uma palavra em alemão, "Waldeinsamkeit", que significa "O sentimento de solidão em estar envolto pelas árvores e em contato com a natureza" E "Komorebi" que é uma palavra em japonês usada pra descrever quando a luz do sol é filtrada pelas folhas das árvores antes de chegar ao chão criando sombras e luzes em movimento. Um dos meus sentimentos preferidos nesse mundo talvez, mas nunca havia percebido isso até aquele momento porque nunca houve uma palavra que o descrevesse. Logo, nunca pensei a respeito.

Acho interessante pensar nisso, em como uma coisa simples pode nunca passar pela sua cabeça caso não exista uma palavra para descrever. Ela vai passar batido pela sua mente como um sentimento passageiro e indefinido, sem forma, sem nome. Aquela confusão mental de quando te perguntam "qual é o problema" e seu você não sabe o que responder. Toda vez que me faltam palavras eu me pergunto "será que em algum lugar existe um som que represente isso aqui que estou sentindo? " e se não existir? Será que posso inventar?

Comecei a pensar nisso por causa de um livro, 1984, que é narrado por um homem triste, preso numa sociedade corrupta onde não existe a palavra corrupção. Com um desejo desconhecido de mudança mas sem nunca ter ouvido "revolução", comecei a pensar em como a linguagem que nos liberta também pode nos limitar, penso em quanto falta no dicionário para descrever tudo aquilo que conseguimos sentir. E penso no amor...

Os gregos tinham 7 palavras para descrever o amor. E eu acho que seria mais fácil se fossemos ensinados que existem 7 formas de amar. Porque daí eu não passaria tanto tempo olhando pro teto tentando entender como é que eu amo você.

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
As coisas que escondo do espelhoOnde histórias criam vida. Descubra agora