Capítulo 9 - Grandes vestígios na neve

13 6 0
                                    

"Você e eu trabalhamos juntos há muitos anos. Embora eu, Fang Qingyu, não me importe com assuntos triviais, sou esse tipo de pessoa?"

******

Ao anoitecer, o sol poente despencou sobre todo o jardim imperial. Xu Lingyun interrompeu sua narrativa e olhou para o lago Taiye, onde o reflexo da água parecia semelhante ao de escamas douradas, em transe.

Li Xiao tinha muitas suspeitas e queria perguntar algo, mas não sabia por onde começar.

Xu Lingyun sorriu. "Sua Majestade?"

Li Xiao ficou surpreso. o Grande Ele então disse, "Fang Qingyu... os pensamentos deste homem são difíceis de decifrar."

Xu Lingyun balançou a cabeça lentamente. Ele então sorriu ao perguntar: "Se este sujeito pudesse ser tão ousado para perguntar algo não relacionado - se Vossa Majestade trocasse de lugar com essa pessoa, como Vossa Majestade enviaria tropas?"

Li Xiao pensou por um momento antes de responder: "Dê-me 30.000 soldados e eu os lideraria para fora das Planícies Ocidentais. Com um movimento, esse rei chamaria de volta os soldados e as pessoas das seis cidades fora do Passo Feng de volta para dentro da passagem. "

Xu Lingyun disse: "Então é assim. Vossa Majestade abandonaria as principais cidades fora da passagem."

Li Xiao, "Recue para avançar. A passagem de Feng é longa e estreita. Atrás dela, há duas montanhas que atuam como a principal fonte de suprimento para o povo da cidade de Feng. É fácil de defender e difícil de atacar, então lá não será nenhum problema em sobreviver ao inverno. Os Xiongnus lutaram fora da Grande Muralha por um longo tempo através de incursões ou ataques de guerrilha em meio ao gelo e neve; o Exército Yu não é páreo para eles. "

Xu Lingyun estava perdido em pensamentos. "Faça bom uso de sua força e evite sua fraqueza."

Li Xiao disse lentamente: "É mais do que apenas 'fazer bom uso de sua força e evitar sua fraqueza'? Deixe-os ter duas cidades vazias, Hejian e Langhuan. Em breve, isso se transformaria em 'costelas de frango'[1] e eles só poderiam ocupá-la passivamente. Eles também não podiam abandoná-la, porque não havia como acampar fora da passagem de Feng e atacá-la no inverno implacável. Meu exército, no entanto, poderia sair da passagem e realizar ataques furtivos a qualquer momento, levando de volta ao impulso. "

Xu Lingyun disse: "Este sujeito também pensa que este é o melhor método."

Li Xiao avaliou: "E então, foi porque Fang Qingyu cometeu um erro que continuava a apodrecer naquela época que fez com que 30.000 soldados fossem dizimados e não lhe deixasse onde se esconder."

Xu Lingyun sorriu. "Vossa Majestade pode não saber, mas Fang Qingyu abandonou o exército por sua própria vontade, porque ele mesmo não se importava em resistir a uma invasão estrangeira."

Li Xiao disse friamente: "Impudente."

Xu Lingyun não pareceu ouvir a resposta. "Os atuais historiadores da corte também trouxeram à tona o assunto da desertificação de Fang Qingyu. Existem muitas especulações, mas ninguém pode explicar o motivo real por trás disso. Este assunto só pode dizer que os professores experientes estão pensando muito sobre isso."

Li Xiao disse: "Já que você sabe mais do que os historiadores da corte, é melhor falar sobre isso. Se você terminar e este rei ainda não entender, levará 20 açoites. O que poderia fazer um homem se tornar um desertor diante de um desastre nacional? "

Xu Lingyun sorriu como se zombasse de si mesmo. "Vossa Majestade também pensa muito sobre isso. Desastre nacional... para algumas pessoas, não é realmente importante."

Guarda Águia - BlTempat cerita menjadi hidup. Temukan sekarang