14. Assalto a banco

64 6 6
                                    

 — É extremamente imprescindível que vocês nunca confundam a iconografia com a iconologia. Lembrem-se: a iconografia identifica e classifica temas, símbolos e elementos visuais presentes na obra, enquanto a iconologia vai além, agindo na interpretação dos significados mais profundos e do contexto cultural por trás daquela representação. — O Sr. Stern explica a diferença entre os termos com seu tom de voz maçante enquanto caminha a passos lentos de um lado para o outro em frente ao quadro branco do auditório. Ele informou que terminaríamos esse conteúdo em breve pois não é muito extenso, mas eu não vejo a hora de acabar logo, tenho a impressão de que não importa o quanto o assunto for interessante, esse professor consegue deixá-lo totalmente tedioso. Mas não é como se eu estivesse conseguindo prestar muita atenção na aula, de qualquer maneira... — No que tange à iconografia, o alemão Erwin Panofsky é a figura que mais se destaca na área, ele escreveu a... — Direciono levemente a minha cabeça para a direita a fim de observar o Tony, ele está sentado ao meu lado, jogado no banco com os braços cruzados e a cara mais emburrada do mundo, fingindo que está concentrado no que o nosso lecionador fala.

 Eu mal falei com o Anthony nesta manhã, pois sei que explicar para ele o porquê de estar morando com os Sparrows não será tão fácil quanto foi para a Sra. Jones e para a Lucy. Diferentemente delas, Tony estava comigo quando recebi a notícia de que a verba do nosso curso estava sendo cortada e viu a maneira que eu reagi, dizendo que resolveria o problema. Quando acordei hoje, não consegui parar de pensar em qual justificativa daria para ele. Até pensei em perguntar a Sloane o que eu deveria dizer, mas o único que já estava acordado era o Marcus, e eu não consigo me ver pedindo conselhos a ele.

 Assim que estou prestes a voltar a me concentrar na aula, o loiro me encara pelo canto dos olhos e noto que ele está visivelmente irritado, me fazendo desviar o olhar.

— Já no campo da iconologia, Cesare Ripa foi um especialista notável na área. Sua obra "Iconologia", possui insights valiosos sobre a linguagem visual e simbólica da arte renascentista e barroca, além de servir como uma fonte inestimável de inspiração e referência para a criação artística.— Me forço a absorver a explicação do Sr. Stern e anoto os tópicos e informações que julgo serem importantes no meu caderno inteligente, ainda sentindo o olhar mortal do meu amigo sobre mim. Deus, que essa aula termine logo.

   Quebra de tempo   

— Antes de encerrar esta aula, gostaria de solicitar uma leitura das obras "Significado nas Artes Visuais" e "Iconologia", pertencentes, respectivamente, a Panofsky e Ripa.  — Finalmente a aula acaba e alguns estudantes começam a sair, ou melhor, correr para fora, felizes por mais uma aula do senhor Stern ter acabado. Eu respiro fundo, decidindo que já é hora de conversar com o Anthony, porém ele é mais rápido que eu e se levanta abruptamente, começando a descer as escadas do auditório.

— Tony, me espera! — O mais alto me ignora completamente até que some no meio dos demais na enorme porta do local. Guardo minhas coisas o mais depressa possível na bolsa antes de segui-lo. Já fora da sala, reconheço as madeixas douradas do mais velho entrando na biblioteca e caminho até lá. Por que ele está tornando as coisas tão complicadas?

 A biblioteca encontra-se quase vazia, uma vez que o ano letivo acabou de começar e os professores ainda não estão exigindo tantas leituras. Anthony está ao lado de uma prateleira de literatura francesa, analisando os títulos, me aproximo dele a passos hesitantes.

— Finalmente decidiu parar de me ignorar? — Pergunta após suspirar, sem parar de observar os livros.

— Não estava te ignorando. — Mentira, eu estava sim. Mas só porque não queria te ver preocupado, seu idiota.

[The Umbrella Academy] Ben - Don't blame me (EM REVISÃO)Onde histórias criam vida. Descubra agora