Hamiltalk: John Adams

229 17 48
                                    

Quem foi John Adams? e
Ele era mesmo tão ruim?

  Essa são as duas perguntas que eu planejo responder no Hamiltalk de hoje.

  O John Adams é uma figura importante em Hamilton que mesmo sem aparecer, é mencionado diversas vezes.

  Começando por quem ele era na vida real. Adams foi estadista, diplomata e um advogado importante no período da independência americana. Ele se tornou o primeiro vice-presidente dos estados unidos e depois segundo presidente.

  Mas por que ele e Alexander se davam tão mal, mesmo sendo do mesmo partido?

  Porque eram extremamente diferentes.

  Adams era um puritano de família modesta, mas tradicional e já era envolvido na política, apesar de ser um revolucionário iluminista, defendia antigos valores morais (imaginem o choque o panfleto reynolds causou)

  Enquanto isso Alexander era imigrante, bastardo, 20 anos mais novo e com uma teimosia enorme para uma altura nem tão grande.

  Os dois já se desgostavam por terem ideias diferentes e alguns fatores fizeram isso piorar. Como por exemplo: Adams defendia uma realistação dos soldados do Exército Continental todo ano e ainda foi além ao sugerir que o próprio Comandante Chefe fosse substituído anualmente. Significando que Washington teria que ser substituído.

  Se tem uma coisa que Alexander não admite é que mexam com alguém que ele se importe. Seja sua esposa, seu namorado ou seu pai adotivo.

  As coisas pioraram durante a primeira eleição dos estados unidos. O sistema de votos ainda era esquisito, onde os eleitores colocavam dois nomes, sem divisão de vice ou presidente. O mais votado era presidente e o segundo lugar ficava com vice-presidente.

  Alexander estava preocupado que, com Washington e Adams sendo os concorrentes mais prováveis, poderia haver um empate (os leitores colocando Washington e Adams como suas duas opções) ou ainda que Adams ganhasse por pouco.

  Então para garantir que George Washington ficasse em primeiro, Alexander mexeu seus palitinhos, diminuindo consideravelmente a quantidade de votos de John Adams.

  Apesar de ainda não saber a influência de Hamilton nisso, Adams ficou com o ego ferido de ter poucos votos e até considerou desistir do cargo.

  É possível ver como eles não se gostam em vários trechos, como este:

[ELIZA]

Angelica, tell this man John Adams spends the summer with his family

[HAMILTON]
Angelica, tell my wife John Adams doesn’t have a real job anyway

  Na versão do Reino Unido, esse trecho é mudado para "Vice president isn't a real job anyway" porque muitos não-americanos poderiam não conhecer Adams ou saber que ele era vice do Washington nessa época.

  Ainda sim, os dois mantinham uma relação cordial. Trabalhavam juntos afinal. O John até mandou seu filho para trabalhar como assistente do Hamilton. (E lá o mini Adams ficou bem próximo do filho do Mulligan, mas isso é história pra outro capítulo)

  Adams então foi eleito presidente após o segundo mandato de Washington e a tensão entre ele e Hamilton continuou. Ter descoberto o plano de Hamilton para diminuir seus votos também não ajudou.

  Numa carta para sua esposa, Adams escreveu:

"Hamilton I know to be a proud spirited, conceited, aspiring mortal always pretending to morality, with as debauched morals as old Franklin who is more his model than any one I know. As great an hypocrite as any in the U. S. his intrigues in the election I despise. That he has talents I admit. but I dread none of them. I shall take no notice of his puppyhood but retain the same opinion of him I always had and maintain the same conduct towards him I always did, that is keep him at a distance.”

HamiltrashWhere stories live. Discover now