ÊXODO CAPÍTULO 1 - A FAMÍLIA DE ISRAEL NO EGITO

113 6 2
                                    

Este livro do êxodo conta à história da família de Israel; é um dos livros mais empolgantes da Bíblia. Ele trás muitas revelações sobre os tratos de Deus com os homens. Mas, quando ocorreu o evento? Quem eram os faraós envolvidos? Por que os israelitas tinham de sair do Egito? Eram eles oprimidos ali? Vamos ler o capítulo 1:

Ora estes são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito; entraram com Jacó, cada um com a sua família:
Rúben, Simeão, Levi e Judá,
Issacar, Zebulom e Benjamim,
Dã e Naftali, Gade e Aser.
Todas as almas que saíram da coxa de Jacó eram setenta. José, porém, já estava no Egito.
Morreu José, e todos os seus irmãos e toda aquela geração.
Depois os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, multiplicaram-se e fizeram-se fortes duma maneira extraordinária; e a terra ficou cheia deles.
Entretanto se levantou sobre o Egito um novo rei que não conhecia a José.
Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte que nós.
Vinde, usemos de astúcia para com eles, para que não se multipliquem, e para que não aconteça que, havendo guerra, se unam com os nossos inimigos, pelejem contra nós e se retirem da terra.
Portanto, puseram sobre eles feitores para com cargas os afligirem. E os israelitas edificaram para Faraó as cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
Mas quanto mais os egípcios vexavam aos israelitas, tanto mais estes se multiplicavam e se espalhavam. Os egípcios aborreciam aos filhos de Israel,
e os faziam servir com rigor;
amarguravam-lhes a vida com serviços penosos de barro e de tijolos e de toda a sorte de trabalhos nos campos, com todas as suas tarefas, com que foram obrigados a servir com rigor.
O rei do Egito falou às parteiras hebréias, das quais uma se chamava Sifrá, e a outra Puá;
e disse: Quando servirdes de parteira às mulheres hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matá-lo-eis; mas, se for filha, deixá-la-eis viver.
Mas as parteiras temeram a Deus, e não fizeram como lhes havia ordenado o rei do Egito, antes deixaram os meninos viver.
Então o rei do Egito mandou chamar as parteiras e lhes perguntou: Por que tendes feito isso, e deixado os meninos viver?
Responderam as parteiras a Faraó: Porque as mulheres hebréias não são como as egípcias; pois são vigorosas, e já dão à luz antes que a parteira chegue a elas.
Fez Deus bem às parteiras; e o povo aumentou-se e tornou-se extraordinariamente forte.
Porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes estabeleceu as casas.
Ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem, lançá-los-eis no rio; mas a todas as filhas, deixá-las-eis viver.
Êxodo 1:1-22

EXPLICAÇÕES:

Primeiro, vamos abordar um pouco da cultura egípcia do ponto de vista realista, e não pelo  tendencioso padrão mitológico nas paredes dos monumentos egípcios.

Primeiro, vamos abordar um pouco da cultura egípcia do ponto de vista realista, e não pelo  tendencioso padrão mitológico nas paredes dos monumentos egípcios

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Embora seja muito conhecido, o título de “faraó” foi dado aos reis egípcios pelos próprios hebreus e, posteriormente, popularizado pelos gregos. Só mais tarde foi adotado pelos reis do Egito. A palavra faraó tem sua origem no hebraico e significa “casa elevada”, inicialmente o termo servia para representar o palácio real e só depois que foi apropriado pela figura do monarca.
Isso denota o quanto a cultura israelita influenciou a cultura egípcia em alguns aspectos durante o período de ouro daquela nação, que perdurou por cerca de 500 anos. Diante deste tipo de evidência, fico até admirado quando alguns historiadores, ainda mais tendenciosos que os escribas egípcios, questionam a veracidade da história do êxodo israelita do Egito em torno de 1500 AEC.

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora