JÓ CAPÍTULO 2- POR QUE EXISTE O SOFRIMENTO?

167 7 0
                                    

Jó acreditava que Deus e amor e justo. Contudo, os últimos acontecimentos o deixaram perplexo. Ele não sabia quem especificamente estava fazendo todo aquele mal, mas era evidente que tudo não era uma mera coincidência ou fatalidade. Sabia que estava sendo atacado, mas não sabia exatamente o por que disso?
Este livro explica porque existe o sofrimento.
Primeiramente Deus só age com rigor apenas após um devido julgamento ou em certas circunstâncias de flagrante afronta a sua ordem direta e soberania. Na verdade ele odeia o sofrimento ao ponto de não gostar nem da morte de pessoas ruins, diz a Bíblia: Deus disse: "Não me agrado na morte do iníquo, mas em que o iníquo recue do seu caminho e realmente continue vivendo." (Ezequiel 33:11)

Quanto mais ele odeia o sofrimento de pessoas boas, como Jó. Ele não causa esse sofrimento, diz a Bíblia em Tiago 1:13 : Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
Não erreis, meus amados irmãos.
Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:13-17

Portanto, Deus apenas permite temporariamente que o sofrimento atinja a raça humana

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Portanto, Deus apenas permite temporariamente que o sofrimento atinja a raça humana. No entanto, esse sofrimento também lhe causa sofrimento e ele pretende no tempo devido acabar de vez com isso. A Bíblia diz: E ouvi uma grande voz do céu, que dizia:
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu ovo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Apocalipse 21:3-7


S

e Deus não é sádico e não causa o sofrimento, quem é o responsável por ele? Leia o capítulo dois de Jó e descubra:


Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante Jeová, sucedeu vir também Satanás entre eles apresentar-se perante Jeová.
Perguntou Jeová a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás a Jeová: De rodear a terra e de passear por ela.
Disse Jeová a Satanás: Acaso notaste o meu servo Jó? pois não há ninguém semelhante a ele na terra, homem íntegro e reto, que teme a Deus e que se desvia do mal. Ele ainda conserva a sua integridade embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.
Respondeu Satanás a Jeová: Pele por pele, tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
Mas estende a mão agora, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele te renunciará à tua face.
Disse Jeová a Satanás: Eis que ele está ao teu dispor; somente poupa-lhe a vida.
Saiu Satanás da presença de Jeová, e feriu a Jó de úlceras malignas desde a planta do pé até o alto da cabeça.
Jó, sentado em cinza, tomou um caco para com ele se raspar.
Sua mulher disse-lhe: Conservas tu ainda a tua integridade? renuncia a Deus e morre.
Mas ele lhe disse: Estás falando como fala uma mulher tola. Que? receberemos o bem da mão de Deus, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.
Tendo ouvido três amigos de Jó todo este mal que lhe havia sucedido, vieram, cada um do seu lugar; Elifaz temanita, Bildade suíta e Zofar naamatita. Tinham combinado para irem condoer-se dele e consolá-lo.
Tendo de longe olhado para ele, e não o conhecendo, levantaram a voz e choraram; e rasgou cada um o seu manto, lançando pó ao ar sobre a sua cabeça.
Sentaram-se com ele na terra sete dias e sete noites, e nenhum deles lhe dizia palavra; pois viam que a dor era mui grande.
Jó 2:1-13

Explicações:

Deus sempre quis o bem para suas criaturas, proporcionando harmonia e felicidade plena. O sofrimento foi inventado junto com a mentira, é algo relativamente recente na história das criaturas inteligentes.
A recente criação humana se tornou o centro da atenção desta questão, pois se envolveram totalmente nesta questão da soberania de Deus e a lealdade voluntária das criaturas a Ele.
Jó agora estava sob a atenção de todos, no Céu e na Terra. Como iria desenrolar esse impasse no seu caso? Que lado tomaria Jó nesta questão?

As coisas pioram, Jó ficou muito doente, mesmo assim continuou louvando a Deus como sendo justo. Tudo isso que ele passou foi suportável, mas o que viria era ainda mais terrível. As pessoas por meio de palavras e ações serem instrumentos de Deus para o bem ou se não seguirem os princípios divinos podem se tornaram instrumentos do mal para causar mais sofrimento. Esse foi o caso com a esposa e os supostos amigos consoladores de Jó.

Definitivamente há três causadores do sofrimento:
1- O causador original de todo sofrimento o Opositor e Caluniador.
2- As pessoas que não seguem os princípios de Deus.
3- Nossa própria imperfeição e decisões erradas resultantes.

Culpar a Deus pelo seu sofrimento era inconcebível para Jó, ele disse a sua pobre esposa revoltada : Estás falando como fala uma mulher tola. Que? receberemos o bem da mão de Deus, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.

Nos próximos capítulos os consoladores de Jó se tornam mais uma angústia para o pobre moribundo. O assunto das convenções giram em torno do motivo das calamidades que sobreveio a Jó.

Seria por que ele não era tão fiel assim? Cometeu ele algum pecado que merecia punição? Deus não se importa tanto assim com os humanos e sua vida?

Era aterrador olhar para a condição daquele homem, sentado no chao, todo sujo, de cabeça baixa. Todos mantinham distância dele, tinham medo até de ajudá-lo, porque parecia evidente que o próprio Deus o estava punido, e cooperar com ele poderia significar se opor ao próprio Deus. Os homens ficaram ali calados por um longo tempo. Era de se esperar que eles dirigissem a Jó palavras de consolo e empatia. Contudo, uma discussão se segue...

MORAL DA HISTÓRIA:

Toda mentira tem perna curta, à verdade prevalecerá.

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora