GÊNESIS CAP. 23 A ESPERANÇA PARA OS QUE MORRERAM? ONDE ESTÃO? ABRAÃO CHORA

151 10 0
                                    

Este capítulo 23 conta o momento em que a amada Sara morre aos 127 anos. O sofrimento e a morte alcança todos os seres humanos. Mais qual a esperança que a Bíblia oferece para os que nos deixaram? Vejamos:

Foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos: estes foram os anos da vida de Sara.
Morrendo Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã, veio Abraão para carpi-la e chorar por ela.
Depois de se levantar de diante da sua falecida mulher, disse aos filhos de Hete:
Peregrino e forasteiro sou entre vós. Dai-me entre vós a posse dum lugar de sepultura para que eu sepulte o meu defunto de diante da minha face.
Responderam-lhe os filhos de Hete:
Ouve-nos, meu senhor. Tu és príncipe de Deus entre nós: enterra na melhor de nossas sepulturas o teu defunto; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrares o teu defunto.
Levantou-se Abraão e fez reverência ao povo da terra, aos filhos de Hete.
Falou com eles, dizendo: Se é do vosso agrado que eu sepulte o meu defunto de diante da minha face, ouvi-me e intercedei por mim junto a Efrom, filho de Zoar,
para que ele me dê a cova de Macpela, que tem no fim do seu campo; que ma dê pelo preço justo para uma posse entre vós de um lugar de sepultura.
Ora Efrom estava sentado no meio dos filhos de Hete; respondeu Efrom, o heteu a Abraão, ouvindo-o os filhos de Hete, a saber, todos os que entravam pela porta da sua cidade:
De nenhuma sorte, meu senhor, ouve-me. O campo te dou, também te dou a cova que nele está: na presença dos filhos do meu povo te dou; sepulta o teu defunto.
Abraão fez uma reverência diante do povo da terra.
E disse a Efrom, aos ouvidos do povo da terra: Mas, se te agrada, ouve-me. Darei o preço do campo: toma-o de mim, e ali sepultarei o meu defunto.
Respondeu-lhe Efrom:
Meu senhor, ouve-me. Um terreno que vale quatrocentos siclos de prata! que é isto entre mim e ti? Sepulta ali o teu defunto.
Abraão ouviu a Efrom; e pesou-lhe a prata, de que este tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, moeda corrente entre os mercadores.
Assim o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo e a cova que nele havia e todas as árvores que no campo havia, por todos os seus limites ao redor, se confirmaram
a Abraão como posse na presença dos filhos de Hete, a saber, de todos os que entravam pela porta da sua cidade.
Depois sepultou Abraão a Sara, sua mulher, na cova do campo de Macpela em frente de Manre (esta é Hebrom), na terra de Canaã.
Assim o campo, e a cova que nele estava, foram confirmados a Abraão pelos filhos de Hete para posse de um lugar de sepultura.
Gênesis 23: 1-20

EXPLICAÇÕES:

Embora Sara havia rejuvenescido aos 90 anos e teve um filho na velhice, cumpriu seu propósito e não teve a jovialidade como dádiva indefinidamente.

Sara foi deitada em seu leito de descanso na sua sepultura. A palavra portuguesa "sepultura" ou "cova" é traduzida das palavras correspondentes das línguas da qual a Bíblia foi escrita, como por exemplo note em cada língua a Palavra correspondente para cova ou sepultura:
Hebraico - SHEOL
Grego - HADES
Latim - INFERNO

Português - SEPULTURA

Jesus (descendente de Abraão e Sara) milênios depois disse que a morte para ele é como um mero sono para nós, ele poderia acordar quem ele quiser assim como acordamos uma pessoa dormindo.
Ele disse onde as pessoas mortas estão e como ele acordaria essas pessoas no futuro, note o que diz João 5: 27 a 29
"Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem, viverão.
Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ele ao Filho ter vida em si mesmo.
Ele lhe deu autoridade para julgar, porque é filho do homem.
Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos, ouvirão a sua voz e sairão:
os que fizeram o bem, para a ressurreição da vida"...
Pense no seguinte! Se Jesus com o seu sacrifício abriu o caminho para os humanos imperfeitos alcançarem a ressurreição e a vida eterna todas as teorias de vida espiritual após a morte é um desvio da verdade, Deus disse vocês"morrerão", mais foi o diabo que disse "não morrerão e sereis com Deus", qual dos dois estaria falando a verdade se o ser humano tivesse um espirito inerente imortal que sobrevive a morte?
Portanto a vida após a morte apenas se tornou possível após Jesus voltar ao Céu tendo comprado a humanidade tendo pago um resgate corresponde a Adão com o sacrifício de sua vida perfeita, ele tomo o lugar de Adão permanecendo leal sobre todo tipo de provação, adquirindo então o direito legal sobre a raça humana mesmo essa usufruindo ainda um relativo livre arbítrio.

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora