GÊNESIS CAPÍTULO 5- ENOQUE e NOÉ, POR QUE ELES ERAM DIFERENTES?

568 20 1
                                    


Neste capítulo 5 veremos mais evidências de onde surgiu a esposa de Caim.

Falaremos um pouco mais sobre a questão da substituição de Abel na linhagem do Cristo a semente, que foi prometido na profecia de Gênesis 3:15.

A história deste capítulo se estende até os dias turbulentos dos "dias" de Noé. Sua época se destaca pela rebeldia das pessoas, e um grande desenvolvimento da civilização. As pessoas no início da jovem humanidade viviam centenas de anos, e devido a toda esta saúde a população aumentou rapidamente. As pessoas precisavam de comida, moradia e se dedicaram também a fazer monumentos para adoração. Algumas ruínas de construções daquele tempo ainda existem até hoje, algumas delas foram reutilizadas por outros povos no decorrer da história. Vamos ler o relato:


GÊNESIS CAP.5

Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez;
homem e mulher os criou, e os abençoou e os chamou pelo nome de homem, no dia em que foram criados.
Adão viveu cento e trinta anos, e gerou à sua semelhança, conforme a sua imagem, um filho, a quem pôs o nome de Sete.
Foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas.
Todos os dias que Adão viveu, foram novecentos e trinta anos; e morreu.
Sete viveu cento e cinco anos, e gerou a Enos.
Viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos; e gerou filhos e filhas.
Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu.
Enos viveu noventa anos, e gerou a Cainã.
Viveu Enos, depois que gerou a Cainã, oitocentos e quinze anos; e gerou filhos e filhas.
Todos os dias de Enos foram novecentos e cinco anos; e morreu.
Cainã viveu setenta anos, e gerou a Maalaleel.
Viveu Cainã, depois que gerou a Maalaleel, oitocentos e quarenta anos; e gerou filhos e filhas.
Todos os dias de Cainã foram novecentos e dez anos; e morreu.
Maalaleel viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Jerede.
Viveu Maalaleel, depois que gerou a Jerede, oitocentos e trinta anos; e gerou filhos e filhas.
Todos os dias de Maalaleel foram oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu.
Jerede viveu cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque.
Viveu Jerede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas.
Todos os dias de Jerede foram novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.
Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou Metusalém.
Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos: e gerou filhos e filhas.
Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos.
Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porque Deus o tomou.
Metusalém viveu cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.
Viveu Metusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos; e gerou filhos e filhas.
Todos os dias de Metusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.
Lameque viveu cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho,
a quem chamou Noé, dizendo: Este nos dará descanso das nossas obras e do trabalho das nossas mãos, os quais vêm da terra que Jeová amaldiçoou.
Viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos; e gerou filhos e filhas.
Todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta e sete anos; e morreu.
Noé era da idade de quinhentos anos, e gerou a Sem, Cão (Cam) e Jafé.

EXPLICAÇÕES :

Abel o escolhido para representar a família e participar da genealogia do Cristo a futura semente estava morto por algum tempo. Após todo o pesar causado pela estupidez de Caim, ele se isolou como medo de sofrer vingança por parte de outra pessoa da família, isso evidencia que havia outros homens mais jovens da linhagem de Adão que também não eram de índole mansa como Abel era. Isso mostra que os outros homens da família também demonstravam atitudes indesejadas a ponto de não poderem substituir o justo Abel.
Caim já tinha mais de 50 anos na época, ele fugiu para o exilio levando uma de suas irmãs ou uma sobrinha como esposa.

Adão perdeu ao mesmo tempo os seus dois filhos mais velhos, de uma só vês.
O primeiro casal teve outro filho homem, este se tornou leal a Deus, isso trouxe alívio e esperança à família humana. Sete foi o nome escolhido, ele se tornou o substituto de Abel para prover a linhagem que chegaria até o messias a semente prometida em Gênesis 3:15. Adão teve outros filhos antes de Sete, porque o texto bíblico diz que Adão teve muitos outros filhos, a maioria provavelmente mulheres, cujos nomes não são mencionados como de costume.

Adão viveu 935 anos, e muitos se perguntam: São anos literais?
Hoje é raro quem vive 100 anos! Mas lembre-se que no primeiro capítulo esclarece que a atmosfera antes do dilúvio tinha uma maior proteção e adequação para a vida prosperar, e também estes primeiros humanos estavam mais próximos da perfeição perdida. Devido a isso a população na Terra aumentou rapidamente e a maioria vivia como os animais, no sentido de satisfazerem apenas seus instintos carnais, sem se preocupar com o propósito Divino.

Mas a bíblia se concentra nos homens leais a Deus, que viviam a margem daquela sociedade materialista que se instalou em toda a Terra, alguns vestígios dessa época feitos de pesadas pedras foram escavados em várias localidades do planeta.

Mas a bíblia se concentra nos homens leais a Deus, que viviam a margem daquela sociedade materialista que se instalou em toda a Terra, alguns vestígios dessa época feitos de pesadas pedras foram escavados em várias localidades do planeta

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Entre os homens leais que a Bíblia se concentra na linhagem que levaria ao Cristo, um dos personagens que se destaca é o corajoso e sincero Enoque. Ele não viveu 900 anos, Deus o poupou dum extenso sofrimento encurtando sua vida atribulada pelos malfeitores, e lhe esclareceu sobre  uma vindoura limpeza na Terra, a ressurreição dos justos e a provisão de um salvador (este não é o mesmo Enoque que escreveu um livro místico com o seu nome, "O Livro de Enoque", este livro é um escrito bem mais recente e não tem nada a ver com a Bíblia).

A Bíblia diz a respeito de Enoque em Judas Vs. 14 e 15:
"E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos (anjos);
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele".

O Enoque bíblico iniciou uma pregação vigorosa, testemunhando toda a maldade e decadência da humanidade era uma ameaça a sua própria existência, porque além da total decadência moral e espiritual a influência das experiências genéticas dos anjos rebeldes poderia mudar o genoma humano. Enoque disse que essa situação deplorável, por fim, faria com que Deus tivesse que intervir em toda aquela libertinagem decadente, para poder cumprir seu propósito de prover um salvador humano perfeito. Esse é o único caminho para desfazer o resultado da imperfeição causada por Adão. Mas isso só ocorreria em um futuro ainda distante, porque o sétimo "dia" de 7.000 anos estava apenas no início.

Algo muito sério colocava em risco até mesmo a original matriz genética da raça humana. Agora não eram apenas os seres humanos e os animais que moravam na Terra, o genoma humano corria perigo de ser contaminado por uma raça extraterrestre.

Os anos passaram e assim chegamos até os "dias" de Noé. A sua história revela grandes segredos da história humana. Veremos detalhes no próximo capítulo...

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora