JÓ CAPÍTULO 27- O QUE É ALMA? JÓ CALA SEUS ACUSADORES

78 3 0
                                    

Os acusadores de Jó desistem de argumentar com ele. Este homem leal declara mais uma vez total lealdade ao criador, dizendo:

De novo prosseguiu Jó o seu discurso e disse:
Pela vida de Deus, que me tirou o direito, E do Todo-poderoso, que me amargurou a alma
(Pois ainda está em mim a minha vida, E o sopro de Deus no meu nariz);
Os meus lábios não falam a injustiça, Nem a minha língua profere o engano.
Não permita Deus que eu vos dê razão: Até que eu morra, não apartarei de mim a minha integridade.
À minha justiça me apegarei, e não a largarei; Não reprova o meu coração dia algum da minha vida.
Seja como iníquo o meu inimigo, E como injusto aquele que se levanta contra mim.
Pois qual é a esperança do ímpio quando Deus o corta, Quando lhe arrebata a alma?
Acaso ouvirá Deus o clamor, Quando lhe sobrevier a tribulação?
Deleitar-se-á no Todo-poderoso, E invocará a Deus em todo o tempo?
Ensinar-vos-ei acerca das obras de Deus, E não ocultarei a mente do Todo-poderoso.
Eis que todos vós o conheceis. Por que, pois, vos entregais a juízos falsos?
Esta é a porção do iníquo da parte de Deus, E a herança que os opressores recebem do Todo-poderoso.
Se seus filhos se multiplicarem, multiplicam-se para a espada; A sua prole não se fartará de pão.
Os que ficarem deles, na peste serão sepultados, E as suas viúvas não chorarão.
Embora amontoe ele prata como pó, E aparelhe vestidos como barro;
Ele pode aparelhá-los, mas o justo os vestirá, E o inocente repartirá a prata.
Edifica a sua casa como a traça, E como a choça que o vigia faz.
Deita-se rico, porém não será recolhido à sepultura; Abre os seus olhos, e já não é.
Pavores o alcançam como águas, De noite o arrebata a tempestade.
O vento oriental leva-o, e ele se vai, E varre-o do seu lugar.
Pois Deus atirará contra ele, e não o poupará a ele Que quer fugir da sua mão a toda a pressa.
Os homens baterão palmas à sua queda, E o afugentarão com assobios.
Jó 27:1-23

Explicações:

Quatro homens escutam atentamente o moribundo homem que desanda a falar realidades incontestáveis.

Mesmo na sua condição desfavorável Jó argumenta a favor de Deus e das pessoas honestas, afirmando: "meus lábios não falam a injustiça, Nem a minha língua profere o engano".

Ele também afirma que o espirito que lhe da vida não é nada mais senão a energia que Deus colocou em todos os seres vivos dizendo: "Pois ainda está em mim a minha vida, E o sopro de Deus (espirito) no meu nariz".
Ele repete aqui o que aconteceu no momento da criação do homem no Édem, onde diz: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida (espirito); e o homem foi feito alma vivente.
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden..."

Note que o homem é composto de barro e energia (espirito, folego) a soma dos dois faz do homem uma alma viva, dito de outra forma, o barro foi vivificado com a energia soprada pelo criador é o homem "tornou-se uma alma", isso quer dizer que ele é uma alma viva, e não tem uma alma dentro de si, quando morre se torna uma alma morta.

Os animais também são almas de acordo com a Bíblia, note: "Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda a alma vivente que se move nas águas, e de toda a alma que se arrasta sobre a terra";
Levítico 11:46
Adão deu nome as almas animais :"e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome".
Gênesis 2:19

A alma vai pra terra quando morre: "E a sua alma se vai chegando à cova, e a sua vida ao que traz morte".
Jó 33:22

A palavra para alma na Bíblia pode ser traduzida como "vida", "sangue" e "ser vivo ou morto". A energia que mantêm o ser vivo está no sangue, a Bíblia diz: "Porquanto é a alma de toda a carne; o seu sangue é pela sua alma: por isso tenho dito aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a alma de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado".
Levítico 17:14

Portanto, o ser vivo ou alma morre quando a energia (espirito de Deus) dele se esvair, veja: "Abriu caminho à sua ira; não poupou a alma deles à morte, nem a vida deles à pestilência".
Salmos 78:50

Assim, alma (O ser) e espirito (energia) São coisas diferentes, e apenas a alma é consciente enquanto permanece viva com o sangue transportando energia para as células.

Jó passa a falar sobre o julgamento que sobrevirá aos malfeitores.
Ele compreende que a vida é uma dádiva do criador, que pode usar sua energia e poder para reviver ou destruir quem ele quiser.

A confusão que se faz com a palavra alma e espírito é devido às doutrinas rebeldes que foram apresentadas no inicio da raça humana como em Gênesis 3:4e5 "não morrerá" e em Babel com o culto ao deus sol e seus pretensos descendentes humanos reencarnados, eles não só aceitaram o argumento do opositor de Deus, mas também se tornaram suas testemunhas por defender essa doutrina com uma variada ramificação de ensinos baseados na falsa esperança da alma imortal.

Como vimos alma é o conjunto que forma o ser humano ou animal, formado da parte material (corpo) e da parte energizante (o espirito) que é apenas isso mesmo "energia" eletricidade, poder etc. Somos de fato uma maquina biológica! A única maneira de continuar vivos eternamente é vivendo em harmonia com a fonte da vida Deus.

A possibilidade de uma vida espiritual para os seres humanos foi apresentada única e exclusivamente por Jesus cristo, e tomado isso possível apenas por meio do sua vinda a terra, tornou possível para um grupo seleto de pessoas ir para o Céu ajudar a governar Terra (humanidade) desde os céus, para restaurar a harmonia entre as duas dimensões, pois a Bíblia diz: "Tu és digno de receber o livro, abrir os selos e lê-lo. Pois foste sacrificado e com teu sangue compraste para Deus pessoas de toda tribo, língua, povo e nação.
Tu fizeste delas um reino de sacerdotes para nosso Deus, e elas reinarão sobre a terra".
Apocalipse 5:9,10

Quando Deus criou o ser humano tinha o objetivo de fazê-lo viver eternamente no seu corpo material numa infinita regeneração, é isso também que este governo celestial pretende restaurar (Apocalipse 21:3e4).
Acha que isso é uma utopia bíblica? A ciência humana é que tem seus delírios e pretensões semelhantes, mas não tem o domínio do folego de vida (espirito, energia divina), nem nunca terá! leia este artigo: https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2018-02-19/humanos-imortais-2050.html

Vamos falar sobre toda essa confusão de doutrinas originárias de Babilônia (Babel) que se espalhou pela terra com o povo rebelde. A Bíblia diz:
"Ninrode construiu seu reino na terra da Babilônia, fundando as cidades de Babel, Ereque, Acade e Calné...Ela recebeu o nome de Babel, pois ali o Senhor confundiu as pessoas com línguas diferentes e as espalhou pelo mundo". ( Gênesis 10:10 e 11:9) A religião babilônica foi junto!

Mais detalhes no próximo capítulo.

MORAL DA HISTÓRIA:
Animais e humanos são almas vivas, quando morrem perdem energia (espirito) perdem a consciência se tornando almas mortas e voltam a ser pó.
Embora tenhamos amplo direito de escolha, a nossa vida não nos pertence, ela pertence ao criador e ele pode fazer com ela o que quiser! Felizmente Ele quer o nosso bem, por isso nos da bons concelhos e uma esperança segura quanto ao futuro, Ele disse: "Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar".
Isaías 48:18

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora