GÊNESIS CAPITULO 21- ENFIM NASCE O PROMETIDO FILHO PRIMOGÊNITO

177 10 0
                                    

Neste capítulo 21 de Gênesis após longos anos, chega o aguardado momento de Deus cumprir sua promessa, Abraão com 100 anos e Sara com 90 anos concebem Isaque com a ajuda de Deus.

Jeová visitou a Sara como dissera, e fez-lhe como tinha falado.
Ela concebeu e deu à luz a Abraão na sua velhice um filho ao tempo determinado, de que Deus lhe tinha falado.
Ao filho que lhe nascera, que Sara lhe dera à luz, Abraão chamou Isaque.
E ele circuncidou a seu filho Isaque, quando tinha oito dias, conforme Deus lhe ordenara.
Abraão tinha cem anos, quando Isaque, seu filho, lhe nasceu.

Disse Sara: Deus preparou riso para mim; todo aquele que o ouvir, se rirá por minha causa

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Disse Sara: Deus preparou riso para mim; todo aquele que o ouvir, se rirá por minha causa.
E continuou: Quem teria dito a Abraão que Sara havia de amamentar filhos? pois na sua velhice lhe dei um filho.
Cresceu o menino, e foi desmamado; e no dia em que ele foi desmamado deu Abraão um grande banquete.
Sara viu brincando o filho de Hagar, a egípcia, que esta dera à luz a Abraão.
Pelo que disse a Abraão: Deita fora esta escrava e seu filho; pois o filho desta escrava não será herdeiro com meu filho, com Isaque.
Pareceu isto bem duro aos olhos de Abraão por causa de seu filho.
Disse Deus a Abraão: Não te seja isso duro por causa do moço e por causa da tua escrava: em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz: pois em Isaque será chamada a tua descendência.
Também do filho da escrava farei uma nação, porquanto ele é da tua semente.
Abraão tendo-se levantado de manhã cedo, tomou pão e um odre de água, pô-los sobre o ombro de Hagar, deu-lhe o menino, e despediu-a. Partindo ela, andava errante pelo deserto de Berseba.
Consumida que foi a água do odre, colocou o menino debaixo de um dos arbustos.
Ela foi sentar-se em frente dele a boa distância, como a de um tiro de arco; pois disse: Que não veja eu a morte do menino. Sentada em frente dele, levantou a sua voz e chorou.
Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o anjo de Deus, chamando a Hagar desde o céu, disse-lhe: Que tens, Hagar? não temas; porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
Ergue-te, levanta o menino e sustenta-o nas tuas mãos, porque dele farei uma grande nação.
Deus abriu-lhe os olhos, e ela viu um poço de água; e, indo, encheu o odre de água e deu de beber ao menino.
Deus estava com o menino, que cresceu, morava no deserto e tornou-se flecheiro.
Ele habitou no deserto de Parã: e sua mãe tomou-lhe uma mulher da terra do Egito.
Por esse tempo disseram a Abraão Abimeleque e Ficol, general do seu exército: Deus é contigo em tudo o que fazes;
agora, pois, jura-me aqui por Deus que não te haverás falsamente comigo, nem com meu filho, nem com o filho de meu filho; mas usarás comigo e com a terra em que tens peregrinado daquela bondade com que eu te tratei.
Respondeu Abraão: Eu jurarei.
Abraão repreendeu a Abimeleque por causa dum poço de água que os servos deste lhe tinham tomado a força.
Respondeu-lhe Abimeleque: Não sei quem fez isso; nem tu mo fizeste saber, nem tam pouco ouvi falar em tal coisa, senão hoje.
Tomou Abraão ovelhas e bois, e deu-os a Abimeleque; e fizeram ambos uma aliança.
Pôs Abraão à parte sete cordeiras do rebanho.
Perguntou Abimeleque a Abraão: Que significam estas sete cordeiras que puseste à parte?
Respondeu Abraão: Receberás da minha mão estas sete cordeiras, para que me sirvam de testemunho de que eu cavei este poço.
Pelo que chamou àquele lugar Berseba, porque ali juraram ambos eles.
Assim fizeram uma aliança em Berseba; levantaram-se Abimeleque e Ficol, general do seu exército, e voltaram para a terra dos filisteus.
Plantou Abraão uma tamargueira em Berseba, e invocou ali o nome de Jeová, o Deus Eterno.
Peregrinou Abraão na terra dos filisteus muitos dias.
Gênesis 21: 1-34

EXPLICAÇÕES :

Havia se passado quase 30 anos desde que Abraão recebeu uma promessa de prover um descendente para a linhagem do messias o Cristo

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Havia se passado quase 30 anos desde que Abraão recebeu uma promessa de prover um descendente para a linhagem do messias o Cristo.
Abraão era a décima geração de Noé mediante Sem, e nasceu 352 anos após o Dilúvio, em 2018 AEC, à cerca de 4034 anos.
Abraão era natural da cidade caldéia de Ur, ali ele recebeu a orientação para se mudar e foi conduzido até Harã, Ur dos Caldeus era uma próspera metrópole situada na terra de Sinear, perto da atual confluência dos rios Eufrates e Tigre. Estava situada a cerca de 240 km da outrora cidade real de Ninrode, Babel ou Babilônia, tão notória por sua inacabada Torre de Babel, ali uma religião e civilização suméria se desenvolvia com cidades e Cultura peculiar, seus escritos contam parte da história do ser humano desde à criação, o dilúvio etc. Porém, seus reis não tinham compromisso com a verdade, tendiam a destacar suas proezas, sua religiosidade tendia a astrologia e feitiçaria, contrariando a adoração pura e original do patriarca Noé. Essas duas religiões, a de Noé e a de Ninrode se duelaram a partir de então nos moldes da profecia de Gênesis 3:15. A religião de Ninrode tendia a imitar a de Noé em vários aspectos, porém, com más intenções.
Abraão se esforçou muito para se manter limpo dessa influência religiosa pagã e permanecer no favor do criador. Fazendo assim por anos, Deus cumpriu sua promessa e lhe deu um filho por meio de sua esposa idosa e estéril desde a mocidade, o filho foi chamado de Isaque. Por meio desde filho Deus conduziria os descendentes de Abraão até o momento do surgimento do principal descendente prometido, o Cristo.

Por que Hagar e Ismael tiveram de se mudar?
A atitude de Hagar e Ismael continuou negativa, em especial após o nascimento de Isaque. Ismael tratava Isaque com crueldade, isso resultava em um ambiente ruim para os envolvidos. Embora Abraão, Sara e Deus amasse Ismael e quisesse seu bem, eles não tinham o direito de ameaçar o cumprimento da promessa relativa ao Cristo, se tornou necessário a libertação da serva Hagar, seus senhores tomaram o cuidado de lhes prover todo o necessário para sua sobrevivência. Deus cuidou de que eles pudessem sobreviver, Hagar não procurou os adoradores do Deus todo poderoso para escolher uma esposa para Ismael, procurou-à no Egito sua terra natal, sendo estes adoradores de deidades sumérias, demonstraram sua alienação à adoração verdadeira e promessa messiânica.

Abraão e sua família passaram à furar poços de água na região, estes passaram a prover água aos habitantes locais, alguns destes poços existentes até hoje. Da mesma maneira o conhecimento de Deus (água da vida) foi passada de geração após geração até nossos dias, este conhecimento está disponível na Bíblia.

No próximo capítulo Abraão é surpreendido com uma situação muito difícil e sua maior provação...

MORAL DA HISTÓRIA:

DEUS AMA A TODAS AS PESSOAS, PORÉM, ODEIA SUAS AÇÕES INJUSTAS.

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora