GÊNESIS CAPÍTULO 32 - JACÓ E ESAÚ O REENCONTRO DOS GÊMEOS OPOSTOS

137 8 1
                                    

Aqui em Gênesis capítulo 32 Jacó retoma a Canaã e a terra onde seu irmão irado mora, vejamos como Jacó lidou com isso;

Jacó também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus.
Quando os viu, disse: Este é o arraial de Deus. E chamou àquele lugar Maanaim.
Então enviando mensageiros diante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, ao campo de Edom,
ordenou-lhes: Assim falareis a meu senhor Esaú: Teu servo Jacó manda dizer isto: Com Labão morei como peregrino, e com ele fiquei até agora.
Tenho bois, jumentos, rebanhos, servos e servas; e mando comunicar isso a meu senhor, a fim de achar eu graça aos seus olhos.
Voltaram os mensageiros a Jacó, dizendo: Fomos ter com teu irmão Esaú, e também está ele em caminho para se encontrar contigo, e quatrocentos homens com ele.
Jacó teve muito medo, e perturbou-se; dividiu em dois bandos o povo que estava com ele, e os rebanhos, e os bois e os camelos;
e disse: Se vier Esaú a um bando e o ferir, o outro bando que resta escapará.
Prosseguiu Jacó: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque, Jeová, que me disseste: Volta para a tua terra, e para a tua parentela, e eu te farei o bem;
Não sou digno de todas as misericórdias e de a fidelidade, que tens usado para com o teu servo; porque, levando o meu báculo, passei este Jordão, e agora torno-me em dois bandos.
Livra-me da mão de meu irmão Esaú, porque eu o temo, para que não venha ele matar-me, a mãe com os filhos.
Pois tu disseste: Certamente te farei o bem, e farei a tua descendência como a areia do mar que pela multidão não se pode contar.
Passou ali aquela noite, e tomou do que tinha um presente para seu irmão Esaú:
duzentas cabras e vinte bodes, duzentas ovelhas e vinte carneiros,
trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez touros, vinte jumentas dez jumentinhos.
Entregou-os às mãos de seus servos, cada manada à parte, e disse a seus servos: Passai adiante de mim, e ponde espaço entre manada e manada.
Ordenou também ao primeiro: Quando Esaú, meu irmão, te encontrar e te perguntar: De quem és? e: Para onde vais? e: De quem são estes diante de ti?
então responderás: São de teu servo Jacó; é presente que ele envia a meu senhor Esaú; e eis que ele mesmo vem atrás de nós.
Ordenou também ao segundo, ao terceiro e a todos os que iam atrás dos rebanhos: Desta maneira falareis a Esaú, quando o encontrardes;
direis: Eis que o teu servo Jacó também vem atrás de nós. Pois disse: Aplacá-lo-ei com o presente que vai adiante de mim, e depois verei a sua face; porventura me aceitará.
Assim passou o presente adiante dele; ele, porém, ficou aquela noite no arraial.
Naquela noite levantou-se, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e passou o vau de Jaboque.
Tomou-os e fê-los passar o ribeiro, e fez passar tudo o que tinha.
Jacó ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia.
Quando este viu que não podia com ele, tocou-lhe a juntura da coxa; e deslocou-se a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com o homem.
Disse este: Deixa-me ir, porque vem rompendo o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir, se me não abençoares.
Perguntou-lhe, pois: Qual é o teu nome? Respondeu: Jacó.
Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mais Israel; porque tens perseverado com Deus e com os homens, e prevaleceste.
Jacó perguntou-lhe: Dize-me o teu nome. Respondeu ele: Porque é que perguntas pelo meu nome? E ali o abençoou.
Chamou Jacó ao lugar Peniel, pois disse: Tenho visto a Deus face a face, e a minha vida foi preservada.
Nasceu-lhe o sol, quando ele passava a Peniel, e manquejava da sua coxa.
Por isso os filhos de Israel não comem até o dia de hoje o nervo do quadril, que está sobre a juntura da coxa, porque o homem tocou a juntura da coxa de Jacó no nervo do quadril. Genesis 32: 1 a 32.

Explicações:

Esaú veio se encontrar com Jacó com mais de 400 homens, essa atitude  visava intimidar seu irmão, talvez além de se lembrar da promessa feita de matar Jacó, agora Esaú temia uma vingança do seu irmão mais novo, provavelmente vindo com a intenção d...

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Esaú veio se encontrar com Jacó com mais de 400 homens, essa atitude visava intimidar seu irmão, talvez além de se lembrar da promessa feita de matar Jacó, agora Esaú temia uma vingança do seu irmão mais novo, provavelmente vindo com a intenção de reivindicar sua herança do direito de primogenitura, a atitude dele parecia querer causar um impacto negativo em Jacó. Se essa foi sua intenção, ele conseguiu atingir seu objetivo, Jacó ficou assustado!

Jacó confiou em Deus agindo com prudência e humildade. Dividiu seus bens e a família em dois acampamentos distantes, desse modo, se Esaú destruísse um sobraria o outro. Ele também enviou generosos presentes ao seu irmão, isso amoleceu o coração de Esaú que abandonou a ideia de vingar sua "honra", ao ponto de, mais tarde, rejeitar os presentes dizendo que ele já era rico. No entanto Jacó insiste que ele fique com os presentes. Os dois fazem as pazes e cada um segue seu caminho.

Um anjo de Deus visita Jacó novamente e ele insiste com o anjo para abençoa-lo, a insistência de Jacó e sua perseverança foi tanta, que o anjo tentou impedi-lo causando uma dor em sua coxa. Por fim o anjo não só o abençoou, mas também mudou seu nome.

Durante sua vida Jacó demonstrou muita fibra moral. Lutou com muitos a sua volta, para fazer valer seus direitos. Neste caso ele pediu e exigia algo que não era seu direito, ele queria uma bênção da parte de Deus, devido ao seu zelo pela adoração e apoio ao propósito do criador, o anjo materializado fez uma conceção abençoou-lhe e mudou seu nome, Jacó a partir de então passou a se chamar Israel. Só então o anjo teve privacidade para se dematerializar e retornar a dimensão espiritual.

Jacó entendeu que ele poderia servir a um propósito que ia muito além de sua geração, um propósito sublime e eterno apoiando o lado de Deus no desafio lançado lá no Édem, ele se apegou com perseverança ao que era moralmente correto, o jovem liso em todos os sentidos, se tornou um homem honrando e bem sucedido no seu devido tempo.

Esaú também se tornou um homem bem sucedido em sentido material, era de se esperar, porque ficou com toda a herança de Abraão e Isaque, mais progrediu apenas neste sentido, este homem peludo, impulsivo e imediatista se tomou uma nação chamada Edom, essa nação deixou de existir com o tempo.

Por outro lado Jacó e parte de sua descendência tiveram o privilégio de fazer parte de uma grande mudança para a raça humana, um bem realmente duradouro, mudança está, ainda em andamento. Ele receberia mais detalhes do proposito divino antes do fim de sua vida dramática.

MORAL DA HISTÓRIA:

Como disse o próprio principal mensageiro de Deus, chamado por isso também como o Verbo ou a Palavra, o maior mandatário, façamos como Jacó ao prezar e buscar bênçãos espirituais:
"Persisti em pedir, e dar-se- vos-á; persisti em buscar, ... achará, e a todo o que [persistir em] bater, abrir-se-á".

Jesus. Mateus 7:7

Continue buscando o verdadeiro conhecimento.

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora