GÊNESIS CAPÍTULO 36 - A DESCENDÊNCIA DE EDOM (ESAÚ) e o SEU FIM

97 7 0
                                    

Esaú se tornou uma nação prospera na vizinhança da terra prometida. O capítulo 36 conta em detalhes a cronologia do irmão gêmeo de Israel (Jacó).

Estas são as gerações de Esaú (este é Edom).
Esaú tomou por mulheres dentre as filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, o heteu, Oolibama, filha de Aná, filha de Zibeão, o heveu,
e Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote.
Ada teve de Esaú Elifaz; Basemate deu à luz Reuel;
e Oolibama deu à luz Jeus, Jalão e Coré. Estes são os filhos de Esaú que lhe nasceram na terra de Canaã.
Esaú levou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animais e todas as suas possessões, que tinha adquirido na terra de Canaã; e foi para a terra de Seir, apartando-se de seu irmão Jacó.
Pois os seus bens eram abundantes demais para habitarem eles juntos; e a terra de suas peregrinações não o podia sustentar por causa do seu gado.
Assim Esaú habitou no monte de Seir: Esaú é Edom.
Estas são as gerações de Esaú, pai dos idumeus, no monte de Seir;
estes são os nomes dos filhos de Esaú: Elifaz, filho de Ada, mulher de Esaú; Reuel, filho de Basemate, mulher de Esaú.
Os filhos de Elifaz foram: Temã, Omar, Zefô, Getã e Quenaz.
Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú; ela teve de Elifaz Amaleque. São estes os filhos de Ada, mulher de Esaú.
Foram estes os filhos de Reuel, filho de Esaú: Naate, Zerá, Samá e Mizá: foram estes os filhos de Basemate, mulher de Esaú.
Foram estes os filhos de Oolibama, filha de Aná, filha de Zibeão, mulher de Esaú; ela teve de Esaú Jeus, Jalão e Coré.
São estes os príncipes dos filhos de Esaú: os filhos de Elifaz, primogênito de Esaú: o príncipe de Temã, o príncipe de Omar, o príncipe de Zefô, o príncipe de Quenaz,
o príncipe de Coré, o príncipe de Getã e o príncipe de Amaleque. São estes os príncipes que nasceram a Elifaz na terra de Edom; estes são os filhos de Ada.
Estes são os filhos de Reuel, filho de Esaú: o príncipe de Naate, o príncipe de Zerá, o príncipe de Samá e o príncipe de Mizá: estes são os príncipes que nasceram a Reuel na terra de Edom; estes são os filhos de Basemate, mulher de Esaú.
Estes são os filhos de Oolibama, mulher de Esaú: o príncipe de Jeus, o príncipe de Jalão e o príncipe de Coré. Estes são os príncipes que nasceram de Oolibama, filha de Aná, mulher de Esaú.
Estes são os filhos de Esaú, e estes seus príncipes: ele é Edom.
São estes os filhos de Seir, o horeu, moradores da terra: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná,
Disom, Eser e Disã. São estes os príncipes que procederam dos horeus, filhos de Seir na terra de Edom.
Os filhos de Lotã foram Hori e Homã; a irmã de Lotã era Timna.
Estes são os filhos de Sobal: Alvã, Manaate, Ebal, Sefô e Onã.
Estes são os filhos de Zibeão: Aiá e Aná; este é Aná que achou as fontes termais no deserto quando apascentava os jumentos de Zibeão, seu pai.
São estes os filhos de Aná: Disom e Oolibama, filha de Aná.
São estes os filhos de Disom: Hendã, Esbã, Itrã e Querã.
São estes os filhos de Eser: Bilã, Zaavã e Acã.
São estes so filhos de Disã: Uz e Arã.
Estes são os príncipes que procederam dos horeus: o príncipe de Lotã, o príncipe de Sobal, o príncipe de Zibeão, o príncipe de Aná,
o príncipe de Disom, o príncipe de Eser e o príncipe de Disã. Estes são os príncipes que procederam dos horeus, segundo os seus príncipados na terra de Seir.
São estes os reis que reinaram na terra de Edom, antes que reinasse rei algum sobre os filhos de Israel.
Bela, filho de Beor, reinou em Edom; e o nome da sua cidade era Dinabá.
Morreu Bela; e reinou em seu lugar Jobabe, filho de Zerá de Bozra.
Morreu Jobabe e reinou em seu lugar Husão da terra dos temanitas.
Morreu Husão, e reinou em seu lugar Hadade, filho de Bedade, que feriu a Midiã no campo de Moabe: o nome da sua cidade era Avite.
Morreu Hadade, e reinou em seu lugar Sanlá de Masreca.
Morreu Sanlá, e reinou em seu lugar Saul, de Reobote perto do Rio.
Morreu Saul, e reinou em seu lugar Baal-Hanã, filho de Acbor.
Morreu Baal-Hanã, filho de Acbor, e reinou em seu lugar Hadar: o nome da sua cidade era Pau, e o nome da sua mulher era Meetabel, filha da Matrede, filha de Me-Zaabe.
Estes são os nomes dos príncipes que procederam de Esaú, segundo as suas famílias, segundo os seus lugares, pelos seus nomes: o príncipe de Timna, o príncipe de Alva, o príncipe de Jetete,
o príncipe de Oolibama, o príncipe de Elá, o príncipe de Pinom,
o príncipe de Quenaz, o príncipe de Temã, o príncipe de Mibzar,
o príncipe de Magdiel e o príncipe de Irã. Estes são os príncipes de Edom, segundo as suas habitações na terra da sua possessão. Este é Esaú, pai dos edomeus. Gênesis 36:1-43.

EXPLICAÇÕES :

No futuro esta nação deixou de existir, a nação como um todo não colaborou com a família de Israel e os tratou com desprezo, durante um longo período o povo de Edom instigou o povo de Israel até os dias do profeta Obadias, segundo a profecia de Obadias, 'não mostraria haver nenhum sobrevivente da casa de Esaú'. (Oba. 18) Os edomitas deixariam de existir como povo, pouco tempo depois. Deus deplorou a perseguição desta nação irmã ao povo de Israel. Ele queria que eles tivessem tido consideração com seus irmãos assim como também o próprio Deus teve consideração com os Edomitas, note o que ele ordenou aos israelitas quando tinham de eliminar os idólatras imorais cananeus:
Não aborrecerás ao edomita, porque é teu irmão; não aborrecerás ao egípcio, porque foste peregrino na sua terra. Deuteronômio 23:7

É uma pena que os descendentes de Esaú não tinham o mesmo conceito do criador e seu povo! A família de Israel havia se tornado os guardiões da adoração verdadeira do Deus supremo, e faziam parte direta do propósito divino, lutar contra eles era o mesmo que lutar contra o próprio Deus, o prejuízo desses rebeldes foi grande.

MORAL DA HISTÓRIA:

Deus ama a bondade e a humildade.

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora