GÊNESIS CAPÍTULO 39 - UM SERVO LEAL DE DEUS LIDANDO COM OS DOIS EXTREMOS

117 7 0
                                    

José com cerca de dezoito anos estava sozinho em um país distante. Tente se colocar no seu lugar; ele tinha que aprender um novo idioma e lidar com a amargura de estar longe da sua família e amigos a contra gosto, além disso, não podemos nos esquecer que ele era um adorador leal de Deus morado num país repleto de deidades. Vamos ao relato Bíblico:

José foi conduzido ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, varão egípcio, comprou-o das mãos dos ismaelitas que o haviam conduzido para lá

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

José foi conduzido ao Egito; e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, varão egípcio, comprou-o das mãos dos ismaelitas que o haviam conduzido para lá.
Jeová era com José, e ele veio a ser próspero; e estava na casa do egípcio, seu senhor.
Viu seu senhor que Jeová era com ele, e que tudo o que ele fazia, Jeová o tornou próspero em suas mãos.
Achou José graça aos olhos dele e servia-o; seu senhor fê-lo mordomo da sua casa, e tudo o que tinha pôs nas mãos de José.
Desde que o fez mordomo na sua casa, e pô-lo sobre tudo o que tinha, abençoou Jeová a casa do egípcio por amor de José; e a bênção de Jeová estava sobre tudo o que tinha, tanto na casa como no campo.
Potifar deixou nas mãos de José tudo o que tinha; e não sabia nada do que estava com ele, a não ser o pão que comia. José era formoso de porte e de semblante.
Aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José e lhe disse: Deita-te comigo.
Mas ele recusou e disse à mulher do seu senhor: Meu senhor não sabe que está comigo na sua casa, e pôs tudo o que ele tem nas minhas mãos.
Ele não é maior do que eu nesta casa; e não reteve coisa alguma de mim senão a ti, porque és sua mulher: como, pois, posso cometer esta grande maldade e pecar contra Deus?
Falando ela a José todos os dias, ele não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela e estar com ela.
Sucedeu nestes dias que entrou em casa para atender aos seus negócios; e não havia nenhum dos homens da casa lá dentro.
Então ela lhe pegou pelo vestido, dizendo: Deita-te comigo; mas ele, deixando o seu vestido nas mãos dela, fugiu e saiu para fora.
Quando ela viu que ele havia deixado o seu vestido nas mãos dela, e havia fugido para fora,
chamou pelos homens da sua casa, e disse-lhes: Vede, introduziu meu marido a este hebreu para zombar de nós. Veio a mim para se deitar comigo, e gritei em alta voz;
ouvindo ele que eu levantava a voz e gritava, deixou o seu vestido comigo, fugiu e saiu para fora.
Ela guardou o vestido dele perto de si, até que o senhor dele voltou para casa.
Então ela lhe falou do seguinte modo: O servo hebreu, que nos trouxeste, veio ter comigo para zombar de mim;
mas, quando eu levantava a voz e gritava, deixou o seu vestido comigo, e fugiu para fora.
Tendo o seu senhor ouvido as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Desta maneira me fez teu servo, então se acendeu a sua ira.
O senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; ali esteve na prisão.
Jeová, porém, era com José, mostrou-lhe a sua benignidade e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro.
O carcereiro entregou às mãos de José todos os presos que estavam no cárcere; e ele fazia tudo o que se fazia ali.
O carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava na mão de José, porque Jeová era com ele, e tudo o que ele fazia Jeová tornava próspero. Gênesis 39:1-23

Explicações:

O nome José significa (Jah  Acrescentou)

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

O nome José significa (Jah Acrescentou). O próprio nome dele contém a abreviatura do nome de Deus Jeová, ele fez jus ao nome, agindo de maneira exemplar, sua rica história ensina muitos princípios valiosos para os servos de Deus imitar, visto que este proceder agradou bem a Deus ao ponto que o relato diz que Jah era com José (estava com ele e o apoiava).

Ele achou favor também aos olhos do seu senhor egípcio Potifar, de quem se tornou escravo, Deus abençoou a casa deste homem.

José tinha uma boa aparência e a esposa de Potifar quis que ele fizesse umas "horas extras", por assim dizer, era muito comum os escravos se tornarem objetos sexuais. No entanto, este escravo não podia obedecer incondicionalmente as ordens do seu senhor, nem mesmo se ele fosse o faraó, porque ele prezava mais os conceitos do criador, para ele adultério era um erro gravíssimo perante os homens e Deus, era inconcebível para ele, mesmo não tendo de prestar contas a sua família e amigos, e vendo que era algo comum a sua volta, ele impôs seu conceito correto mesmo que isso resultasse no desfavor de sua senhora, o que importava era o favor de Deus e não dos homens.
Ao saber da acusação de tentativa de estupro por parte de sua esposa libertina, que acusou José de ser tão imoral quanto ela na verdade era, mais uma vez as pessoas julgam os outros pelo que elas mesmas são. Ele é encarcerado a pedido de Potifar, porque sua reputação estava em jogo, pois outros na casa ouviram a versão da esposa contrariada, e para ele não importava quem estava certo, se fosse a sua esposa que estivesse apaixonada por José, isso também exigiria um distanciamento dos dois, a prisão era uma boa opção.
É notável que José se esforçava em fazer o seu melhor não importava as condições que se encontrava, ele honestamente fazia um bom trabalho e se destacava, assim como na época que cuidava zelosamente dos rebanhos de seu pai.
No Egito ele experimentou os episódios mais dramáticos de sua vida, permaneceu ali na prisão por cerca de treze anos.

A época segundo os arqueólogos e historiadores era por volta do ano 1750 A. C. No poderoso e culto Egito, provavelmente os Hicsos, ou Reis-Pastores, tinham iniciado recentemente o seu reinado de dois séculos, alguns historiadores sugerem que provavelmente à história de José ocorreu na época do Faraó Apopi I. Apopi (Ipepi na língua egípcia antiga) foi um faraó pertencente à linhagem dos hicsos que governou o Baixo Egito durante a dinastia XV e o final do segundo período intermediário. Porém, não se deve levar em conta a possibilidade de os israelitas serem bem tratados nesse período no Egito devido a possível origem semita, porque os israelitas eram mal tratados pelos outros povos semitas, como é claramente visto no relato bíblico, também os costumes do faraó do período de José eram diferentes dos povos semitas e principalmente porque a história da bíblica deixa bem claro que foi a intervenção divina que mudou o coração de faraó, devido aos benefícios resultantes envolvidos, como veremos mais detalhes nos próximos capítulos.

MORAL DA HISTÓRIA:

Fazer o que é certo resultado em uma consciência tranquila e na amizade com Deus.

A BÍBLIA SAGRADA Com explicações e entendimento de alto nível Onde as histórias ganham vida. Descobre agora