O TREM MARIA FUMACA E O HYPERLOOP A 1.000 KM POR HORA

19 2 0
                                    


Nos dois últimos capítulos de "A Cadeira e o Algoritmo" abordamos o provável fim do dinheiro como conhecemos - moedas metálicas e cédulas - dando lugar aos cartões, PIX, bitcoins, criptomoedas e outras formas eletrônicas monetárias. Desde que o 'sapiens' deixou de ser caçador-coletor e se organizou em comunidades agrícolas surgiram as produções de alimentos e manufaturados excedentes para negócios e o vil metal, o dinheiro, foi inventado. Lá se vão mais de 12 mil anos e nessa nova era industrial, da inteligência artificial, moedas e cédulas estão desaparecendo do mercado.

Hoje, vamos falar de outro elemento - o trem, a locomotiva - bem mais moderno do que o dinheiro surgido na segunda era industrial, início do século XIX, Inglaterra, 13 de fevereiro de 1804, pelas mãos do engenheiro Richard Trevithick. Nessa data, 5 vagões carregados com 10 toneladas de carga (ferro) e 70 passageiros, percorreram trajeto de 14,5 quilômetros em quatro horas, sobre trilhos. Em 1814, o inglês George Stephenson ampliou a locomotiva, com oito vagões conduzindo 30 toneladas, dando início à era das ferrovias.

O 'sapiens' já tinha descoberto a roda há milênios, os romanos colocaram aros metálicos para reforçar suas estruturas carroçáveis nas conquistas pela Europa, o exército napoleônico, no século XIX, fez o mesmo para estruturar melhor as carroças que conduziam os canhões, daí, para se chegar ao trem foi um pulo. Diminuiu-se o tamanho da roda, agora só de ferro, juntaram-se várias delas num trilho - estrada exclusiva - e engataram-se vagões uns nos outros, inicialmente no transporte de minérios nas minas com os equipamentos puxados por cavalos ou burros.

Já havia, no entanto, máquinas a vapor desde o século XVIII usadas em algumas operações de mineração. O aperfeiçoamento dessas máquinas por James Watt (1736-1819) revolucionou a atividade industrial, fomentando a criação de equipamentos especializados na mineração, na indústria e nos transportes. Todas movidos a carvão dispensando o uso da força de pessoas ou animais.

O mecanismo era complexo: com a queima de um combustível (carvão, lenha, etc) obtinha-se vapor de água, que percorria um circuito até chegar a um cilindro. Dentro do cilindro, o vapor de água empurrava um pistão, que, ao se deslocar, movia uma roda.

O trem, assim como qualquer máquina a vapor, utilizava a pressão do vapor para produzir movimento. Na locomotiva - o combustível usado era madeira ou carvão - que queimava num forno produzindo vapor.

A alta pressão do vapor empurrava o pistão dentro do cilindro e esse movimento era transmitido para as rodas.

O passo seguinte foi ampliar o uso dos trens como meio de transporte de passageiros e de carga no perímetro urbano das grandes cidades e entre estados e países. O London Underground (metrô) teve as operações iniciadas em 10 de janeiro de 1863, com 30 mil passageiros já no primeiro dia de transporte. Atualmente, com 302 estações, mais de 5 milhões de pessoas usam o sistema diariamente para cruzar a cidade.

Eu nasci numa cidade - Serrinha, Bahia - que experimentou o trem em 1880 quando ainda era vila e houve uma transformação radical na sociedade com o ingresso dessa nova tecnologia que aposentou o grupo de tropeiros que abastecia a localidade com mercadorias que eram conduzidas por burros a partir de Salvador, numa distância (180 km) que era percorrida em 8 dias, salvo intempéries. O trem encurtou a distância para a capital para 6 horas e trouxe a engenharia, a medicina, a hotelaria, a moda, o saber, e mudou o perfil de uma sociedade patriarcal rural para urbana.

Tive oportunidade de conhecer na década final de 1940 e nos anos 1950 as locomotivas apelidadas de Maria Fumaça - e uma delas, a 500, explodiu na estação diante a excessiva pressão na caldeira que estava com a válvula de escape que produzia a fumaça fechada - e a evolução para as locomotivas à diesel, hoje, ainda usadas.

A Cadeira e o Algoritmo -  A Convivência Entre as Velhas e Novas TecnologiasOnde histórias criam vida. Descubra agora