Capítulo 2 - Fracassar é uma questão de escolha

657 33 180
                                    

Fracassar é uma questão de escolha.

Ele escutava as palavras de sua mãe como algo distante. Sua mente entrou em um estado de dissociação enquanto tentava se proteger dos efeitos que essas palavras causaram. Aquela frase fez todas as inseguranças submersas surgirem.

Como um lago tranquilo que de repente se revela como um pântano nefasto, era como se, dependendo do contexto, sua própria mente se tornasse seu pior inimigo. Seus pensamentos se tornaram um misto das suas piores lembranças e expectativas para o futuro.

Na TV os personagens pareciam envolvidos em uma discussão, e enquanto a série se desenrolava, sua mãe continuava com o discurso sobre o que ele deveria fazer, totalmente alheia a crise que suas palavras estavam provocando.

Era um domingo, um dia no qual eles deveriam aproveitar para passar o tempo juntos, mas infelizmente o assunto principal se tornou sua escolha de carreira.

Você precisa se esforçar um pouco mais. Não adianta continuar na faculdade se você não sabe os seus objetivos. Ela pontuou, tentando fazê-lo interagir com a discussão.

Eu escolhi design porque tem a ver com o que eu gosto de fazer, com o meu sonho... Sua resposta terminou hesitante, como se estivesse se esforçando para lembrar o porquê começou a faculdade.

— Você escolheu por causa do seu sonho, o que é ótimo. Eu te apoiei, porque achei que tinha uma chance de dar certo, mas não se você não consegue um emprego... Talvez devesse repensar nessa decisão.

— Eu não posso simplesmente desistir se é o que eu gosto.  Explicou, defendendo seu ponto de vista.

Sonhos são bonitos só na ficção. Você precisa de objetivos claros e um plano de carreira.

Sua mãe parecia ver a vida como um roteiro bem desenvolvido pelas regras da ABNT. Enquanto ele via a vida por diversos espelhos cheios de possibilidades.

As coisas não são tão fáceis. Você fala como se ter um plano de carreira fosse algo que todo jovem de vinte e três anos pensa.

 Os jovens não pensam nisso por isso acabam escolhendo faculdades erradas e não conseguem empregos.

 E a vida é só sobre isso? Emprego? Carreira?

 Sim, a vida real é sobre isso.

Jungkook deixou as palavras pesarem em sua mente, ganhando peso e forma. Como se fossem fisicamente capazes de o machucar.

Tudo bem mãe, vou pensar no que está dizendo. Eu vou fazer um trabalho da faculdade, depois conversamos.

Seus trabalhos da faculdade estavam todos concluídos, era apenas uma desculpa para interromper a discussão. Em outras circunstâncias defenderia seu sonho, argumentando por horas. Porém, era difícil porque estava com dúvidas sobre suas decisões.

As objeções apresentadas por sua mãe eram legítimas. Ele propositalmente estava ignorando tudo para persistir com seus sonhos. Era engraçado, como os argumentos pareciam uma projeção exata das suas maiores inseguranças.

"Você precisa se esforçar um pouco mais"

"Você não está perseverando o bastante"

"Suas tentativas são patéticas"

"Você não é o suficiente."

Passaram duas semanas desde que falhou na entrevista. Devido a frustração parou de procurar um emprego, e por causa disso as discussões com sua mãe tornaram-se mais frequentes.

FanFic Guarda-chuva Azul ☂︎Onde as histórias ganham vida. Descobre agora