Capítulo 10 - Livro Ruim

121 20 2
                                    

toc toc toc

Batidas repetitivas ressoavam longe. O barulhinho irritante vinha do corredor, se tornando cada vez mais alto e incômodo. A maçaneta girou e em poucos segundos a porta foi aberta brutalmente.

A presença imponente da professora era notável na sala do terceiro ano, seus saltos baixos junto com seu coque alto e seu terninho cinza comum eram bem característicos para os alunos. Tudo estava no lugar, porém, diferente dos outros dias, ela parecia leve. Mesmo vendo alguns alunos conversando e ignorando sua chegada à sala, ela não os repreendeu. Qualquer um mais observador notaria sua mudança de comportamento.

Com movimentos suaves e gentis, ela colocou seu material na mesa, pegou um giz, e sem cerimônia começou a escrever no quadro. Infelizmente, os estudantes não notaram seu comportamento peculiar e mesmo que tivessem já era tarde demais. A professora tossiu alto, fazendo todos olharem. Pouco a pouco seus rostos tediosos e calmos sumiram, tudo por conta da palavra escrita na lousa:

"Debate"

- Hrum. Com a valiosa atenção de vocês, posso dar aula. Sim, como vocês estão lendo, hoje é dia de debate. Mesmo que eu não tenha avisado com antecedência é dever de vocês estarem com o assunto na ponta da língua, então sem reclamar, aqueles que não participarem ou não souberem argumentar irei tomar nota, esse debate vale quarenta por cento da média final de vocês.

Os alunos não estavam acostumados a ver a professora sorrir tanto, e aquilo causou um arrepio em alguns estudantes. Também havia a fama de Jimin e Taehyung que não era das melhores, pois eles sempre se exaltavam mais do que deviam, tornando os debates um pouco fora do comum.

- Agora o tema, que foi trabalhado no último semestre: vamos falar de romance, meu gênero literário particularmente favorito. Vamos focar no último livro que lemos, um clássico, vocês terão que apresentar suas críticas à obra, é óbvio, hihi... Ah, alguém tem algo a dizer? Não?

Na verdade, algumas mãos foram levantadas, mas ela preferiu ignorá-las.

- Tudo bem, arrumem a sala. Levantando as cadeiras, por favor, sem arrastar, cuidado com os objetos escolares - disse severamente.

Não era incomum os professores aplicarem atividades ou trabalhos surpresas para prejudicarem os alunos, e infelizmente esse era um desses casos. O vice-diretor estava de péssimo humor desde o primeiro dia por conta de um incidente recente no refeitório que, do ponto de vista dele, não foi resolvido. A professora de literatura, que não estava em bons termos com a administração do colégio pela alta taxa de reprovação de seus estudantes, resolveu aproveitar a oportunidade surgida com o desgosto do seu superior e ganhar alguns pontos, mexendo com os alunos que irritaram o vice.

Por mais que Taehyung tenha se surpreendido, ele não tremeu como os outros e o motivo que o distinguia dos demais era simples: ele era bom em literatura, um dos melhores na sala. Não importava o tema, ele sabia de trás pra frente. Infelizmente, Jimin não compartilhava das mesmas qualidades, nada relacionado a linguagem era seu forte. Literatura normalmente já era sua derrota, e agora sem preparo nenhum seria como se o enterrassem vivo.

Enquanto os alunos arrastavam as cadeiras pela sala para dividir os grupos, Jimin pensava no que fazer. Não teria acesso a nenhum material. Usar o celular? Apenas se quisesse ter o aparelho confiscado e ser expulso da sala.

"Se eu apenas tivesse lido as merdas dos livros..."

Era quase inevitável culpar a si mesmo. No último semestre ele só passou com muito esforço, já que mal leu os livros. Romances melosos eram o tipo de coisa que ele mais detestava, achava as tramas sem graça e nunca gostava dos personagens, eles pareciam muito dramáticos, e para piorar seu humor, dentre os vários livros vistos no último semestre, justo o livro que ele apenas leu treze páginas das mais de setecentas foi o escolhido.

O Time Perfeito • vkookminМесто, где живут истории. Откройте их для себя