Capítulo 1

3.3K 116 12
                                    

1-6: Os seis primeiros versículos são referentes a apresentação do livro.Ela é considerada a mais longa de todos  os livros do antigo tratamento.

Mas vale ressaltar algumas palavras de destaque nesses versículos tais como:

*Sabedoria: acúmulo de conhecimento,erudito.
*Prudência: sensatez,cautela.
*Justiça: praticá do que é correto e justo.
*Equidade: sentimento de justiça, igualdade,honestidade.
*Juízo: discernimento ou separação entre o bem e o mal.
*Bom siso: bom senso.

Vers 7: a palavra temor  é interpretada por muitos como ter medo. Mas aqui seu sentido está voltado ao sentimento de reverência, respeito. Ou seja o temor do Senhor é o princípio do conhecimento,so passámos a conhece-lo quando aceitamos seguir os seus caminhos,mas os insensatos a desprezam.

Vers 8-9: Salomão nos aconselha a ouvir os ensinamentos dos nossos pais,e não deixar a instrução da nossa mãe, pois serão como colares para o nosso pescoço,que simboliza a proteção e diadema de graça para nossa cabeça demonstrando a nossa importância sendo filhos obedientes.

Vers 10-19 : fala das pessoas que se aproximam de nós, para nos seduzir com suas palavras de meiguice,tentando nos convencer a seguirmos seus caminhos. Há sempre aqueles que tentam nos convencer a ir em determinada festa, a aprontar alguma pecadinha de mal gosto com o outro, dizendo que não tem nada de mais,que somos ultrapassados, que e apenas uma brincadeirinha;nos oferecem bebidas dizendo que e só um pouquinho, e acabamos caindo nessa.Muitos são convidado  a entrar para o mundo do crime, alegando que ganharão muito dinheiro; adquirindo para si coisas roubadas, lançando a sorte sobre eles, o termo "uma só bolsa" nos leva a entender que todos estão no mesmo barco se um cair dos caem.Devemos nos desviar dos seus caminhos,pois eles correm para fazer o mal, só que acabam caindo na suas próprias armadilhas.A  ganância em sempre querer mais, o desejo de possuir aquilo que não lhe pertence acaba aprisionado suas vidas,pois se tornam dependentes de praticar o mal.

Vers 20-23: vemos o clamor da "Sabedoria" a qual se refere ao próprio Deus.Ela clama em alto e bom som, a todo o lugar, nas ruas,encruzilhadas,no meio dos tumultos, e nas entradas das portas da cidade,Ela se direciona aos simples,os escarnecedores e aos loucos,perguntando ate quando andaram nesses caminhos tortuosos.
Deus nos admoestá a nos transformar através da sua repreensão e Ele nos fará saber a suas palavras.

Vers 24-33 : Deus clama(roga) por cada um de nós, mas muitas vezes recusamos a sua ajuda,Ele está de mãos estendidas para nos receber,mas simplesmente viramos as costas e rejeitamos o seu conselho e sua repreensão,como quando nosso pais nos corrige, muitos coloca o dedo no ouvido para não ouvir a verdade.Diante da nossa rejeição Ele também nos virará as costas,e quando vier as tempestades,os problemas, rogaremos por ajuda, procuraremos por Ele mas não o acharemos.Pois aborrecemos o seu conhecimento e não buscamos o seu temor. Menosprezamos a sua repreensão e não demos ouvidos aos seus conselho s,por isso provaremos do nosso próprio caminho e nos fartaremos de nossos próprios conselhos.
O desvio do caminho do Senhor matará aos simples,assim como a prosperidade dos loucos os destruirá, porém o que ouvir a voz de Deus e os seus conselhos,estes habitará seguramente e estará descansado do temor(medo) do mal.

Meditando em ProvérbiosOnde histórias criam vida. Descubra agora