Capítulo 26

191 8 0
                                    

Vers 1: Não entendo muito de meteorologia, mas compreendo que nevar em pleno verão e algo bem "surreal",a chuva e uma coisa muito boa, necessitamos para muitas coisas, mas em época de colheita pode ser um grande desastre para os agricultores, a sua plantação pode ser totalmente perdida. Estas são comparações feitas para com um tolo que recebe honra, não e adequado, pois tal ato pode trazer grandes problemas, frustrações, confusões. Por exemplo, muitos foram os que fizeram o ENEM para tentar a chance em alguma faculdade, você estudou, se esforçou, e não consegui passar, mas ai "fulano" de tal que não se esforçou um pingo, só curtia a vida, quase chegou na última hora de fechar os portões, e acaba passando na mesma faculdade que você queria. Entenderam?! O tolo não vez e nem faz por onde para ser honrado.

Vers 2: Costumo dizer que não existem acasos, tudo o que acontece em nossa vida em um propósito, embora as vezes ou em grande maioria deixamos passar despercebido. No estudo deste versículo, acabei encontrando uma música que fala exatamente sobre isso, e posso garantir que não foi por acaso que achei (rsrsrs), e tem por título " Não é por acaso" de Luciana Leal, colocarei o vídeo acima para quem quiser ouvir. Mas voltando ao versículo, quando este diz sobre o pássaro no seu vaguear e a andorinha, esta querendo dizer que eles não voa por um acaso, tem um objetivo a ser seguido, seja para buscar alimento, para proteger o seu ninho, a procura de um abrigo, fim eles tem uma meta, um propósito, assim e a maldição (estado de calamidade, castigo, reprovação), ela não vem por acaso, em Deuteronômio 28:15-20 diz "Se, porém, não ouvires a voz do Senhor teu Deus, se não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que eu hoje te ordeno, virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo.Maldito o teu cesto, e a tua amassadeira.Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.Maldito serás ao entrares, e maldito serás ao saíres.O Senhor mandará sobre ti a maldição, a derrota e o desapontamento, em tudo a que puseres a mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste."

Vers 3: O tolo não aprende por palavras "Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras." Só aprendera mediante as consequências dos seus atos.

Vers 4-5: Estes versículos lendo de imediato, e bem confuso e um pouco contraditório. A palavra estultícia (tolice, estupidez) e empregada duas vezes, porém com sentidos diferentes. No versículo quatro diz que, não devemos nos rebaixar ao nível do tolo, ou seja usar de suas tolices."entrar no seu jogo",pois nos tornaremos iguais a ele. Já no versículo cinco diz que devemos repreender-lho segundo a sua estupidez e não como ele. Devemos pedir a Deus orientação para que saibamos responder sabiamente a tais, para que não seja ele sábio aos seus próprios olhos. Ainda não entendeu? Darei um exemplo melhor! Uma das melhores cenas do filme " Deus não está morto" descreve perfeitamente essa situação. Vamos a cena: Está tendo o debate entre o professor e o aluno sobre a existência de Deus.

Aluno: _Por que você odeia Deus?

Professor: _Porque Ele acabou tirando tudo de mim. Sim, eu odeio Deus! Tudo que sinto por Ele e ódio.

Aluno: _Como pode odiar alguém que não existe?

Diante dessa resposta o professor ficou sem argumentos, sem reação, tudo o que ele tinha falado veio por água abaixo.

*Amo essa cena!

*Obs: Estes versículos a seguir são uma série de fatos a respeito do tolo.

Vers 6: Quem e que pode confiar uma tarefa ao tolo? Além de serem estúpidos, são teimosos, querem agir da sua própria forma, não obedecem as suas ordens, compromete toda a produtividade. Será que você quer mesmo correr esse risco? Quer arcar com as consequências que virão pela frente?

Meditando em ProvérbiosWhere stories live. Discover now