Capitulo 23

190 12 3
                                    

Vers 1-3: Ha trés exortações para nos nestes versículos, primeiro: quando estivermos reunidos com alguém de alta posição, devemos estar atentos a tudo que se passa deste a comida que se serve, ate a pessoa que esta a sua frente,Segundo: Tenha moderação. Terceiro: não cobiças coisas alheias. O que podemos concluir disto tudo então? Muitas são as pessoas que usam de "bondades", "generosidades" para poder conseguir algo em troca. A comida aqui mencionada pode se tratar de dinheiro,"fama",uma proposta de "emprego",enfim, algo que seja agradável aos teus olhos. Quando diz para colocares uma faca a tua garganta se fores homem glutão(comilão),o qual pode ser também ambicioso, e para que tenhais moderação, resistência, aquilo que estas sendo lhe oferecido. Mas ai você pode olhar para aquele "manjar"(pode ser as riquezas, os patrimônios que a pessoa tem) a sua frente, e começar a cobiçar tudo aquilo, a pensar que talvez não seja uma má ideia se deleitar nele. Mas não se deixe levar! Tudo não passa de uma farsa. Um grande exemplo para isso, são meninas que se deixam levar pela vontade de se tornarem modelos, e quando recebem uma proposta recheada de promessas, de "mundos e fundos" não pensam em duas vezes e aceitam, e mais tarde vem as consequências, muitas são traficadas, levadas para o mundo da prostituição e por ai vai. Então aqui está o aviso: "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sedes prudentes como as serpentes e simples como as pombas." Mateus 10:16

Vers 4-5: A moderação e tudo e boa! Não esgo-te as tuas forças a fim de enriqueceres, por meio da tua própria sabedoria, achando que está fazendo o certo, passando por cima de trancos e barrancos, e ate mesmo da vontade de Deus. A riqueza e algo passageiro, dinheiro nunca e pra sempre, um dia ele acaba, cria asas e se esvai pelo céu. Aqui fala a respeito do trabalho, mas também podemo pender para o lado dos estudos, muitas pessoas adoecem de tanto estudar, outras entram em depressão por conta disso, lembrem-se do que Eclesiastes 12:12 nos diz: "E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne." Não estou dizendo aqui para parem de trabalhar ou de estudar, mas que tenham moderação no que fazem.

Vers 6-8: Um reforço aos versículos anteriores. Não devemos comer do pão(pode se referir a comida, dinheiro,"presentinhos") do avarento/invejoso e nem cobiçar os seus manjares (riquezas, patrimônios...), pois você está caindo em sua rede, tudo não passa de uma farsa, quando este diz para que "comas e bebas" em seu coração passa outras, e como quando estamos em algum lugar , mas a nossa mente está em outro. E a "comida" que lhe parecia deliciosa, lhe fara passar mal, a ponto de perder a fala.

Vers 9: A expressão falar ao ouvido ( dizer em voz baixa, em segredo.) denota que por mais que tentamos falar com cautela, com um tom de voz mais baixo com uma pessoa tola, de nada adiantara, pois desprezara as tuas palavras, entrara por um ouvido e sairá pelo outro.

Vers 10-11: Este versículo pode nos esclarecer o versículo 28 do capítulo anterior, sobre não remover os marcos antigos. Neste contexto aqui está se referindo a questão de terrenos, a demarcação deles. Elas são fundamentas principalmente quando se trata de herança, e removê-las podem gerar grande conflitos. Mas acontece de pessoas mas intencionas e querendo ganhar vantagens para si, querem remover tais marcos, ou roubar os campos pertencentes aos órfãos(pessoas que perderão os pais e não tem quem lhes defender).Mas o que elas não sabem e que tais pessoas têm um Retentor (aquele que redime, liberta/Jesus) o qual e forte e pleiteara a causa de cada um destes.

Vers 12: Devemos estar com os nossos corações aplicados a disciplina/orientação que Deus nos dá, assim como nossos ouvidos para as palavras do conhecimento. Pois só assim conseguiremos permanecer no caminho certo, sem erramos de rota.

Vers 13-14: Vemos aqui a importância da disciplina. Não devemos retirá-la da criança, devemos admoestá-las, repreendê-las, corrigi-la, porque não morrera por conta disso. Muitos pais e ate estudos dizem que a repreensão pode causar um trauma na criança, mas pelo contrário, ela livrará a alma destes do inferno, livrara de no dia do amanha colocarem a culpa em você, eu, te não terem lhes ensinado, educado como deveria.

Vers 15-16: O coração de Deus se alegra quando, agimos com sabedoria, quando falamos coisas retas, assim como um pai quando o seu filho vai bem nos estudos, tira notas altas.

Vers 17-18: Não devemos ter inveja daqueles que andam no pecado, mas devemos perseverar todos os dias nos caminhos do Senhor. Por mais que estes aparentam viver uma vida boa, o seu não será tao boa assim, mas nos temos a garantia que teremos um fim bom e a nossa esperança não será fracassada.

Vers 19-21: Temos aqui um clamor de um Pai amoroso e cuidadoso, o qual nos pede para ouvirmos a Tua voz, para que sejamos sábios e para que nossos corações estejam no caminho certo, para que não estejamos entre os beberrões(alcoolismo) e comilões(glutonaria), pois estes cairão em pobreza e a sonolência cobrira de trapos o homem, a comida e a bebida em excesso traz improdutividade, desequilíbrio físico e emocional, etc.

Vers 22: E um cenário muito triste que vivemos, onde muitos filhos abandonam os seus pais a própria sorte em asilos, quando este envelhecem. Não tem paciência para ouvir seus pais, por mais que já lhes falou mais de uma vez a mesa coisa, não tem paciência para ajudar em algo que já não podem fazer mais, quando estes fizeram a mesma coisa por eles, repediam a mesma coisa quantas vezes precisasse, ensinou-lhes a escrever e a ler, cuidou dos seus ferimentos, alimentou quando tinha fome, e agora quando mais precisam de você, simplesmente vira as costas, diz que não tem tempo, que tem trabalho, que não pode parar a sua vida por conta disso.

Vers 23: Existem 4 coisas fundamentais que nos deveríamos adquirir para as nossas vidas, são elas: verdade, sabedoria, instrução e entendimento .Mas para adquirirmos as devemos pagar um preço por elas. Este custo pode ser de diversas formas, quando você opta pela verdade, ela pode lhes trazer inimigos, os quais não querem ver você dizendo verdades por ai, ela pode afastar pessoas que gostam de você as quais se comprazam com a mentira. As vezes você dera que abrir mão de muitas coisas para poder obtê-las, e quando a teres em suas mãos não as vendas por nada neste mundo.

Vers 24-25: Qual o pai que não se alegra em ter um filho obediente, justo, sábio, que se desvia do mal, que ouve as tuas instruções. Nos como filhos tementes a Deus, devemos dar esta alegria para aqueles sempre nos cuidou e amou, que sempre vez tudo ou quase tudo por nós.

Vers 26-28: Devemos entregar os nossos corações ao Pai Celestial, depositarmos todas as nossas fraquezas, medos, preocupações, pensamentos imorais em Tuas mãos, e estar com os nossos olhos fitados em Teus caminhos, pois só assim estaremos seguros, livres das tentações. Muitos são os que se deixam levar pela lábia da mulher estranha/prostituta, e acabam caindo em um poço profundo e sem volta. Quantos casamentos são desfeitos por conta de adultérios, traições, em casos extremos causam ate a morte

Vers 29-35: Vemos aqui as consequências de uma pessoa que vive na bebedeira, o seu estado deplorável. Vive lamentando da sua vida, sofrendo de dores de cabeça, vive arrumando confusão, metendo-se em brigas, se machucando, seus olhos vivem vermelhos como pimentão. Muitos são os que dizem que irão parar de beber, mas quando veem aquela bebida geladinha, escumando, escorando pelo copo, acabam não resistindo e sedendo a tentação, e no fim sofre as consequências, como a mordida de uma cobra causando graves problemas. Os teus olhos olharam para onde não deves e o teu coração falara perversidades, estará sem a percepção da realidade como alguém que dorme no meio do mar( se e que possível), não conseguira medir o tamanho das suas consequências. E o pior de tudo, que por mais que lhes batam, espanquem, chutem, cuspam -no dirás que não sentes nada, e quando no outro dia tornara buscá-la, ira novamente para um boteco/bar encher a cara novamente.

***********************************
Ola meus caros leitores!!
Tudo bem com vocês? 
Trago mais um capítulo para meditarmos juntos, acima trouxe um vídeo que achei interessante e cabível para o nosso estudo, sobre a questão de valorizarmos os nossos pais/responsável ,aqueles que sempre cuidou ou cuida nós.No vídeo trata apenas da mãe,mas pode ser o pai,responsável...
Fiquem con Deus e
bons estudos!!!

Meditando em ProvérbiosOnde histórias criam vida. Descubra agora