Capítulo 29

271 4 3
                                    

Vers 1: O que mais ouvimos as pessoas falarem é que "Deus é amor", mas esquecemos que Ele também é justiça. Aquele que rejeita a Sua correção sofrera as consequências, muitas vezes Ele usa pessoas para mostrar a você o caminho certo a seguir, para te alertar do "perigo" eminente, mas você se faz de surdo, prefere sofrer o dano. Vejam o que acontece com Eli, ele foi diversas vezes repreendido sobre os seus filhos ( os quais eram ímpios que não se importavam com o Senhor, desonravam o seu Santo nome), mas nada vez a respeito, então Deus tirou a vida destes, neste caso Eli já tinha sido avisado "Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu" 1Samuel 3:13 .Já este versículo diz que quando menos se esperar, sera destruído sem que haja cura ou escapatória.

Vers 2: Este torna por reforçar os versículos 12 e 28 do capítulo anterior. Todos nós nos alegramos diante de um governo que age de forma justa, respeitando os cidadães, os seus direitos. Diferente de quando os impios estão no poder, o povo lamenta, com gemidos inexpressíveis, pois o dano causado é devastador.

Vers 3: O filho sábio alegra a seu, pois não se deixa levar pelas aparências do mundo, age com sensatez, juízo, diferente daqueles que vivem farreando, gastando dinheiro com mulheres, com bebidas, levando a sua casa a falência. Muitas vezes somos tidos por tais pessoas como os "santinhos" que não bebem, não fumam, que não sabem nem aproveitar a vida, não sabendo estes que aproveitar a vida, não se resume apenas em festas, bebidas, mulheres/homens, existem coisas muito melhores a se fazerem, coisas estas que nunca farão sentido para eles, a menos que se arrependam dos seus caminhos tortuosos.

Vers 4: Uma nação é estabelecida por meio de governadores justos e íntegros, coisas raras de se encontrar nos dias atuais, já que a grande maioria são seres corruptos e desleais, os quais provocam grande desordem no país.

Vers 5: O lisonjeio pode ser uma grande armadilha para você, é como se fosse uma isca que colocamos na ponta do anzol para fisgar os peixes, os quais se deixam levar pela aquele "aperitivo" ,que neste caso é o elogio, não sabendo na enrascada em que acabam de se meterem. Receber e dar elogios é algo muito bom, e agradável, mas apenas quando estes são feitos sem segundas intenções,quando são dados sem querer  algo em troca, ou visando algo futuro.

Vers 6: Aquele que transgride(não cumpri, nem observa) os ensinamentos de Deus, acaba por cair em seus próprios laços, é como a mentira, uma vez contada, precisara de outra para encobrir a primeira, e depois a segunda, a terceira, e por ai vai, quando você olhar pra trás vera uma grande bola de neve se formar, e não terá como você escapar dela, tentara correr, mas logo se caçara, ao contrário dos justos que estarão cantando e regozijando pelos seus bens feitos.

Vers 7: O homem ímpio/perverso pouco se importa com os pobres, são seres egocêntricos, que visam apenas o próprio bem-estar. Mas o justo passa a saber das causas do pobre, ainda que não tenha muito, procura ajudar no que pode, as vezes estas pessoas precisas apenas de uma palavra amiga/animo, um obro para chorrar, uma orientação, um minuto do seu tempo.

Vers 8: Os escarnecedores só servem para colocar mais lenha na fogueira, estes gostam de vê o "circo pegar fogo", enquanto não satisfazem as suas vontades, não para de causar danos, mas o sábio sabe contornar a situação, é como se fosse o "bombeiro" da operação.

Vers 9: Demandar com um tolo e perda de tempo, pois não importa o que você falar, ou os métodos que usar, não terá êxito. Como o capítulo 23:9 diz "Não fales aos ouvidos do tolo; porque desprezará a sabedoria das tuas palavras." Você acabara se fadigando, além de não ter descanso diante dessa "peleja".

Vers 10: Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;Mateus 5:44 .Esta tarefa não é nada fácil, para muitos é vista como loucura, pois como posso querer o bem daquele que quer ou já me vez mal? Existe uma única resposta: Deus. Somente por Ele, e por meio dEle e que somos capazes de praticar tal ato, pois se fosse pela nossa natureza terrena, não pensaríamos duas vezes em pagar com a mesma moeda.

Meditando em ProvérbiosWhere stories live. Discover now