Capítulo 5

673 28 2
                                    

Olá caros leitores!!Preparados para mais uma meditação?
Então vamos lá!!
********************************

* Vers 1-6: Estes versículos são um alerta para os filhos, sobre a mulher estranha( alguém que não te pertence,  está relacionada a prostituição e adultério). É preciso estarmos atentos aos ensinamento dos nossos pais, principalmente do Pai celestial, pois Ele sabe o que é melhor para as nossas vidas. No momento em que passamos a ouvir a voz de Deus, começamos a entender sua vontade para nossas vidas, passamos a conservar os seus avisos, e a guardar o seu conhecimento.
Precisamos estar firmes nos caminhos do Senhor, procurando nos desviar do mal. Pois muitas são as tentações, como a mulher estranha a qual os seus lábios são como favos de mel, e suas palavras são mais macias do que o azeite; porém o seu fim é amargo como o absinto(planta aromática que produz um óleo amargo de coloração verde-escura) e agudo como a espada de dois fios, a qual fere tanto de um lado como do outro. Os seus pés descem para a morte, e os seus passos  conduzem ao inferno. Muitas famílias,relacionamentos são destruídos por causa do envolvimento com a mulher estranha,ela não avalia as consequências dos seus atos, vive no erro mas não percebe, pois já se acostumou a viver nele .

* Vers 7-10: Todo pai quer proteger o seu filho, ele jamais desiste dele. Está sempre dizendo: "Filho me ouve,não faça isso,escuta o que eu de falo", " Se afasta dessas pessoas, não se aproxime nem da casa dela. Eles só querem de usar, de fazer cair,depois que conseguir o que quer, te deixará". Quantas meninas se entregam, porque seu companheiro exigiu uma "prova de amor", mas depois são descartadas com um objeto. Quantos homens gastam tudo o que tem com  mulheres,dando jóias caríssima, lavando em restaurante chiques, tudo para agrada-las.O seu precioso dinheiro,ganhado com tanto esforço vai pro ralo, fica sem nada e ainda leva um " pé na bunda".

*Vers 11-14: Depois de ter gasto tudo o que tinha e estar no fundo do poço fica se lamentado pelo seu fim,dizendo :" porque desprezei a disciplina, e não escutei os conselhos dos meus pais, nem inclinei os meus ouvidos aos mestres?"
A vergonha e a  culpa toma conta de si,que se sentem uma pessoa nociva para com o povo.

* Vers 15-20: A cisterna e o poço cervem para captar a agua e armazenar, geralmente cada casa possui uma. Nos tempos passado o poço era um bem valioso e um privilégio de quem o tinha.
A água serve principalmente para saciar a sede,dentre outras coisas.
A expressão "bebe a água" faz referência ao ato sexul. Ou seja relacionar-se com a sua própria esposa ou marido. O que você achariam de compartilhar sua esposa/marido com outro(a)? Imagina a sua única "fonte" escorrendo rua abaixo. Melhor nem pensar! Sua fonte e rios de água devem ser somente para ti,e não para os outros.
Alegra-te com o que tu tens, com a  sua esposa/marido, deleite-se com ele/ela.
Quem não gosta de ser tratado com carinho, respeito e principalmente amor? Se você trata o seu marido/esposa assim qual a necessidade que ele/ela terá de buscar isso fora de casa?
Aí é que entra o papel da mulher virtuosa, a qual edifica o seu lar.

*Vers 21-23: Ei,Psiu! Você ai mesmo, não pense que o que você faz em secreto ninguém nunca saberá, que é engano seu,pois os olhos do Senhor tudo vê, e " não a  nada há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser conhecido."LC 12:2.
Aquele que anda na iniquidade,
adulterando, fornicando,acabará preso em suas próprias armadilhas, e será detido pelas cordas do seus pecados.
O fim de quem anda sem correção, em excesso de loucura,fazendo o que bem quer da vida, se evolvendo com pessoas "estranhas", não é nada bom.
"Porque os lábios da mulher adúltera destilam mel, e a sua boca e mais macia do que o azeite;mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem-na ao inferno."

*********************************

*********************************

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
Meditando em ProvérbiosWhere stories live. Discover now