Capítulo 30

189 5 5
                                    

Vers 1-4: Como tido anteriormente o livro de provérbios, deve contribuição de outras pessoas, além de Salomão. Agur, conhecido como o oráculo, uma espécie de profeta, foi um destes, não se tem muitas informações a seu respeito, apenas que era filho de Jaque. Existe um certo conflito em relação aos nomes Itiel e Ucal, pois em algumas versões dão a entender que se refere a duas pessoas, entretanto em outras tem como expressão: " Fatiguei-me, o Deus. Fatiguei-me, o Deus, e estou exausto". No versículo dois e três, Agur expressa sua humildade, reconhecendo ser o mais bruto dos homens, e não possuir entendimento/conhecimento do Santo( Deus),como também não aprendeu a sabedoria, muitas pessoas em seu lugar poderiam querer se engrandecer, se achar o dono da verdade/saber. Quando no versículo seguinte ele faz as cinco/seis perguntas, tem como intenção nos mostra a grandeza de Deus, que não existe ninguém maior que Ele, pois que poderia subir e descer do céu? Em João 3:13 temos a resposta: "Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem."

Vers 5-6: "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam."Salmos 18:30

A palavra de Deus é pura/limpa, sem macula (mancha, sujeira) alguma, porém existem muitas pessoas querendo contaminá-la, querendo distorcer a sua verdade, colocando ou tirando palavras que não existem, principalmente em muitas versões bíblicas que vem surgindo, as quais fogem completamente do seu sentido real. Somos adivertidos para nada acrescentar às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso. Em Apocalipse 22:18 19 diz:" Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro."

Ver 7-9: Agur pede duas coisas antes que ele morra: a primeira foi para afastar dele a vaidade porque a soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito (Pv 29:23) e a mentira ois o Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade.(Pv 12:22). A segunda coisa foi para que Deus não lhe desse a riqueza e nem a pobreza, apenas o necessário para sua sobrevivência, para que, estando ele farto não venha a negar a Cristo, dizendo: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tomar o nome de Deus em vão.

Vers 10: Cuidado com o que você anda dizendo por ai, a respeito de alguém, perincipalmente se for afirmações falsas e desonrosas. Lembre-se do capítulo 22:22,23 "Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles na porta o aflito; Porque o Senhor defenderá a sua causa em juízo, e aos que os roubam ele lhes tirará a vida."

Vers 11: Esta geração se estende ate os dias de hoje, na qual muitos filhos amaldiçoam(castigar, abandonar, praguejar contra, condenar) aos seus pais, em vez de bendizerem-nos (abençoar, tornar feliz, próspero, proteger).Estes desonram seu papel como filhos "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. Efésios 6:2-3

Vers 12: Existem pessoas que se julgam pura aos seus próprios olhos, mas jamais foram limpos, se acham melhores que os outros, mas praticam as mesmas coisas. Querem dar lição de moral, sem terem nenhuma, apontam os defeitos dos outros, enquanto está na mesma situação. "Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão." Mateus7:5

Vers 13: Esta geração ou grupo de pessoas, são seres orgulhosos, olham de cima para baixo com desdem, se acham superiores que os demais, não aceita conselho de ninguém, julgam ser o dono do saber, imponentes.

Vers 14: A quarta geração ou grupo de pessoas, mencionada aqui, são ditas como perversas, as quais consomem com os aflitos e os necessitados entre os homens. Estes não tem dó nem piedade, passam "por si" sem nenhum remorso.

Meditando em ProvérbiosWhere stories live. Discover now