Capítulo 10

459 18 0
                                    

*Vers 1: O filho que é sábio alegra aos seus pais e o Pai celestial, ele se desvia do mal,procura se desviar do mal, são filhos tementes a palavra do Senhor; porém o filho louco,o qual age sem pensar,que se envolve em coisas erradas este é a tristesa da sua mãe.

*Vers 2: Muitas pessoas adquirem cargos,bens materiais, prestígio, passando por cima das pessoas,sem se importar se está "ferindo ou se está matando" de nada a proveito nisso. Tudo o que vêm fácil, também vai embora facilmente,ele não tem paz,por mais que tenha conseguido o que tanto queria sente um vazio que não poderá ser preenchido. Mas os que anda em justiça estes serão livrados da morte(espiritual).

*Vers 3: Deus não nos dá tudo o que queremos ,mas o que precisamos,Ele satisfaz a nossa alma, mas o desejo dos ímpios são por Ele repelido,pois são desejos que corrompem os seus caminhos.

* Vers 4: Pegar algo do seu serviço ainda que seja "as sobras" sem permissão, desviar algo para o seu benefício,engana o seu cliente com mercadorias falsas de má qualidade,trará para si pobreza de espírito, a sua consciência sempre lhe acusará. Mas aquele s que usam suas mãos para fazer o bem,que tem zelo,cuidado com o que faz, estes sim enriquecerá, Deus o recompensará pelo seu bem feito.

* Vers 5: Este versículo nos faz lembrar a fábula da "formiga e da cigarra" ,enquanto a formiga trabalhava duro no verão para ajuntar mantimento para o inverno a cigarra estava despreocupada com a vida, cantava, dormia,mas vindo o inverno,veio os problemas,pois não tinha o que comer.

*Vers 6: O homem justo recebe bênção sobre sua cabeça, pode ser um livramento, um casamento feliz, paz... Mas da boca dos perversos mora a violência.

*Vers 7: Como você acha que seria lembrado quando morrece? Como alguem justo,bom,que sempre ajudava os outros no que podia... Ou como alguem sem nenhum valor?
A bíblia afirma que  a memória do justo é abençoada, mas a do perverso nem mesmo o seu nome será lembrado.

*Vers 8: O termo "palrado" significa falador, que não para nem um minuto se quer de falar. Quem é sábio, pondera as suas palavras,aceita os mandamentos de bom grado, e ouvem os conselhos, mas o louco não ouve ninguém, se acha o dono da verdade,e de tanto falar acaba arruinado por si só.

*Vers 9: Como diz o ditado "quem não deve não teme", mas o que anda errado,pervertendo o seu caminho, mentindo, tem muito o que temer. Pois afinal de contas a verdade sem vêm átona.

*Vers 10-11: O olhar pode dizer muita coisa,pode dizer se esta bravo,alegre,triste...pode ser usado para fazer mal as pessoas,para seduzi-las,trazendo grande sofrimento e dor, assim como os lábios do tolo,ele e um tagarela, que só fala baboseiras, fala tudo sem pensar,e se destrói com suas muitas palavras. Porém a boca dos justos é como um manancial de vida,que alimenta a muitos,que precisam ouvir boas palavras, de conforto,consolos,conselhos...

*Vers 12: "Violência gera violência" assim como o ódio que provoca contendas,mas o amor cobre todas as transgressões.

*Vers 13: Na boca do entendido se encontra a sabedoria,mas para o falto de entendimento encontra-se o seu próprio castigo.

*Vers 14: Os sábios acumula mais conhecimento para si,ele pondera o que vai falar,mas a boca do tolo é pura destruição, ele só trás coisas más, não sai nada se bom dá sua boca.

*Vers 15: O dinheiro não é tudo na vida,mas é de grande ajuda. Os ricos se sentem protegidos, por sua riqueza,equipamentos de última geração para sua segurança, mas sabemos que a nossa segurança é o Senhor. Sabemos que o pobre se sente desamparado,jogados a própria sorte,quandas pessoas não morrem na fila do SUS...

* Vers 16:As obras do justo o conduz para a vida,pois suas obras são justas e retas perante o Senhor, mas as produções dos ímpios os levam para o pecado.

*Vers 17: Quando você vai para algum lugar que não conhece, procura todo tipo de informação, para não correr o risco de se perder. Assim são os que guardam a correção, elas encontram o caminho certo a seguir, o caminho da vida,mas o que abandonam a correção acabam errando feio, e muitas vezes acabam indo parar em um  caminho completamente perigoso e sem volta.

*Vers 18: Existem pessoas que conseguem esconder o ódio que sentem por determinada pessoa,fingindo gostar dela, agradando, dando abraços, beijos,mas no fundo deseja o pior para ela.
Aquele que difama(fala mal) de alguém é um insensato,que não pensa no que fala, não tem bom senso.

*Vers 19: A moderação em tudo é boa,o falar de mais trás grandes problemas,além de cansar quem ouve, prudente e aquele que modera o seu falar."Seja pronto a ouvir e tardio a falar".

* Vers 20-21: Notamos aqui o valor da fala de um justo, é como a prata escolhida,os seja ele sabe escolher o que fala,pensa antes de agir,porém o coração do ímpio de nada vale.
Uma pessoa sábia usa a sua boca para abençoar os outros,enquanto os insensatos morrem por falta de sabedoria.

*Vers 22: Muitos são os que acham que o dinheiro é que enriquece. Mas a verdade é que a bênção do Senhor é que enriquece,ela nos trás felicidade,paz,contentamento. O dinheiro pode trazer muitas "dores" como a ganância, vaidade,preocupação, e até mesma a tristeza de muitos.

*Vers 23: O que é divertimento para você? Para o tolo é praticar a iniquidade(maldade), e para o entendido seu prazer é ser sábio.

*Vers 24: Qual é seu maior medo? Aranhas, leão, cobra,medo do escuro, de envelhecer,morrer....
Pois o que os ímpios mais temem vira sobre eles,mas o desejo dos justos Deus cumprirá.

*Vers 25: A tempestade acaba com tudo que vê pela frente, mas ela não dura para sempre, pode ser que dura algumas horas,ou dias,mas nunca para sempre. Assim e o ímpio,como a tempestade que vêm e desaparece,mas os justos tem sua vida sólida, firmada sobre a rocha firme:Jesus.

*Vers 26: Assim como o vinagre que tem sabor ácido, e que desbota os dentes,e como uma fumaça que irrita os olhos, assim é o preguiçoso para aquele a quem lhe manda fazer algo. Ele faz corpo molhe,faz as coisas com má vontade.

*Vers 27: Como sempre é falado no livro de provérbio, o temor do Senhor é o princípio de tudo,ele aumenta os nossos dia de vida na terra,"mas os anos dos ímpios perecerá"Prov 9:10.

*Vers 28: A nossa alegria está no Senhor que fez os céus e a terra, Ele que nos faz ter esperança. Mas a esperança do ímpio não dura muito,pois diante de qualquer problema, se esmurrece.

*Vers 29: A nossa força vem de Deus,o seu caminho é que nos dá segurança,mas apenas aos retos de coração. Os que praticam o mal,teram para si a ruína.

*Vers 30: As provações viram,mas não seremos por elas atingidos,pois em Deus somos mais do que vencedores.
Mas os ímpios não habitarão a terra.

*Vers 31-32: O justo produz sabedoria da sua boca,produz grandes efeitos na vida das pessoas.Ele sabe como falar,quando falar. Sabe como tocar as pessoas,mas o ímpio só sabe dizer maldades,coisas perversas,não produz nada de bom,pois em seu coração só habita o mal.

Meditando em ProvérbiosOnde histórias criam vida. Descubra agora