Capítulo 11

380 19 0
                                    

*Vers 1: "Balança enganosa", muitos são os comerciantes que roupam o peso na balança,trapaceado, enganando seus clientes,com mercadorias de má qualidade. Desprezo tem o Senhor por eles,mas os justos,que usam da honestidade,retidão, este é o seu prazer.

*Vers 2: Aquele que age com arrogância, orgulho,se achando superior aos demais,recebe para si o desprezo,todos querem distância das tais. Mas com os humildes está a sabedoria,eles não subestimá as pessoas. Pois os humilhado,serão exaltados,e os exaltados serão humilhado.

*Vers 3: A sinceridade no faz próspera, abre portas,para nós. Hoje em dia esta cada vez mais difícil, encontrar pessoas sinceras,em que podemos confiar,tem se tornado algo raro de se encontrar, e quando a encontra em alguém é maravilhoso. A maldade dos desleias está a cada dua crescendo,mas estes se destruirão por suas próprias mãos.

*Vers 4-6: Coisas adquiridas de forma ilícita,por meio de violência, de injustiças, não é bom,além de trazer consequências graves, a justiça nos livra ate mesmo da morte.

*Vers 7: Quando o homem morre sem fé (ímpio), sem aceitar a Jesus como único e salvador da sua vida,morre com ele suas possibilidade s,sua esperança de se arrepender dos seus pecados.

*Vers 8: A angústia é algo terrível, é uma grande aflição, agonia,que tira o nosso sono, a nossa paz. Os justos por Deus e libertado desse sentimento, mas o ímpio prevalece nele,pois não acredita em Deus,não vê saída para a sua vida, a não ser a morte. Sim muitas são as pessoas que preferem acabar com a sua vida,do que que enfrentar os problemas.

*Vers 9: A pessoa hipócrita (falsa,fingida), danifica aquele que está perto de si,ela provere mentiras,contendas,age por de trás da pessoa a qual confia nela. Mas o conhecimento de Deus libertará o justo de tais pessoas.

*Vers 10: O povo se regozija de pessoas justas,que luta pelos direitos de todos,e quando o ímpio é derrotado a grande alegria.
Estamos vivendo um tempo de grandes injustiças, onde aqueles que deveriam devender os direitos da população,tem  pouco se importa com isso,tem pensado apenas em si próprio.

*Vers 11: O que temos feito diante da situação em que o país se encontra? Devemos orar,rogar a Deus pelos governantes, representes,pela autoridades desse país, usemos a nossa boca para o bem. Pois pela boca dos ímpios a cidade é derribada.

*Vers 12: Nós devemos desprezar o nosso próximo,acharmos melhores que os outros,pois nunca se sabe o dia de amanhã. " Nunca diga dessa água não beberei"....

*Vers 13: Como diz o ditado "quem procura acha". O praguejador(mexeriqueiro) o qual anda a procura de fofocas,sempre acha uma,e logo espalha pela rua. Mas o amigo fiel encobre os assuntos delicados que lhe foi revelado. Pois o amor cobre todas as transgressões.

*Vers 14: Se você não tem sabedoria para dirigir um carro, o que tende a acontecer e ele perder a direção, e acontecer o pior. Assim também um país, se ele não é bem dirigido,perde a direção. Os bons conselhos no trás segurança, nos faz desviar do mal,nos impedi de prosseguir no erro,mas muitos são os que preferem não dar ouvido a eles.

*Vers 15: Mas uma vez somos advertidos sobre o ficar de fiador. O que fica por fiador sofre severamente,não tem paz,esta sempre preocupado. Mas o que se livra dela,ou nem mesmo a aceita,está seguro.

*Vers 16: Você deixa seu dinheiro em qualquer lugar, a vista das pessoas? Ou guarda embaixo de sete chaves?
A mulher aprazível ( agradável) guarda a su honra(virtude,bom nome) a sete chaves,ela preserva a sua dignidade, e sua imagem.

*Vers 17: A pessoa que prática o mal não tem paz de espírito, vive atormentada,se sente infeliz,nada preenche o vazio que sente. Mas o homem benigno(bondoso faz bem a sua própria alma, ele sente prazer em ajudar os outros. 

*Vers 18: O ímpio trabalha enganosamente,fraudando, roubando, o seu salário também será enganoso,ele prejudica a si mesmo.O que prática o bem receberá seu galardão.

*Vers 19: A justiça nos livra da morte e nos encaminha para vida, mas o que age injustamente corre para a morte.

*Vers 20: A perversidade(maldade) de coração é abominação para o Senhor,mas os que andam reto em seus caminhos são o Seu prazer. 

*Vers 22: Ainda que o mal cresça, que una forças, não prevalecerá. Muitas vezes nos perguntamos o porque de tanta violência, e parece que não tem jeito,que não acontece nada a essas pessoas,mas a palavra de Deus NIS diz que não ficarão sem castigo. O justo prevalecerá, a sua semente permanecerá viva.

*Vers 22: Uma mulher formosa que aparta-se da razão é comparado como uma jóia de ouro em focinho de porca,por mais que a arrumemos,efeitemos,na primeira oportunidade,rolara no chão.
Do que vale a beleza sem razão,do que adiata um moça/rapaz formoso(a),mas que quando abre a boca só sai baboseiras, todo o seu encanto se perde.

*Vers 23: A única esperança que os ímpios tem é em fazer o mal,em irar-se,enquanto os justos tem o desejo de fazer o bem a todos.

*Vers 24: Ainda existem pessoas bondosas,que gostam de ajudar as pessoas, sem segundas intenções, elas fazem muito alem do que se pede. Todavia existe também aqueles que só pensam em si próprio, em vez de dar,toma para si,"porque é melhor dar do que receber ".. pegam além do que foi lhe destinado,e no fim acabm perdendo tudo.

*Vers 25: Como diz o ditado:"gentileza gera gentileza ", o que você planta,colhera,ou por acaso se você plantar feijão, colhera arroz?
Quando praticamos o bem, recebemos em troca o bem. Talvez não receberemos das pessoas a quem fazemos o bem,mas de Deus o qual nos dará a recompensa final.

*Vers 26: Já aconteceu de você ir pedir algo emprestado pra alguém, e ela dizer que não tem ou que já emprestou ora alguém, quando você sabe que não e verdade?
Como você fica?
Assim é quando uma pessoa retém o seu trigo(produto),ela tem o produto e não vende,sobre este cai a maldição do povo,mas o que não retém,bênção haverá sobre sua cabeça.

*Vers 27: " Quem procura acha", o que procura o mal,ele vira sobre si,e o que busca o bem o achará para si.

*Vers 28: Porque onde estiver o teu tesouro ai também estará o teu coração. Mat 6:21. Se depositarmos nossa confiança no Senhor, teremos vida com abundância. Já o que confia em suas riquezas perecerá.

*Vers 29: Aquele que gera contendas dentro do lar,discussões contínuas, brigas,herdará para si o vento,ou seja nada,não se pode pegar o vento com mãos, ele passa por nós e sai vai,apenas sentimos.
O tolo tornara servo do entendido de coração.

*Vers 30: "Pelos frutos se conhece a árvore" ,e os frutos do justo são árvore s de vida, que alimenta as almas fracas e as ganha para si.

*Vers 31: Todos pagamos por nossos atos, a única diferença é que o justo se arrepende dos seus erros e procura não fazelos mais,mas o ímpio e o pecador continua no erro e não se arrepende, ha quem diz que faria tudo de novo.

Meditando em ProvérbiosWhere stories live. Discover now