Capítulo 28

156 7 0
                                    

Vers 1: Os ímpios não tem paz em sua vida, vivem atormentados pelos "fantasmas" das suas mentes, vivem com medo de serem descobertos, fogem da própria sombra. Mas os justos nada temem, pois não tem motivos para isso."Quem não deve, não teme!"

Vers 2: Diante do quadro politico em que estamos vivendo, vemos claramente o que a transgressão pode causar. A corrupção, desonestidade, desigualdades sociais, e muitos outros fatores, geram a instabilidade do país, como também a constante mudança de governadores, mas de que adianta tirar um e colocar outro pior? Precisamos de pessoas honestas, prudentes e sabias para governar o nosso país, ou ele vira a ruína.

Vers 3: Geralmente a chuva traz benefícios, ela nutri a terra, trás alegria, vida! Mas quando esta vem violentamente, destrói tudo que vê pela frente, não deixa nada, assim e o pobre que oprime ao pobre, leva tudo de bom. Na época da escravidão, aconteceu muito isso, alguns escravos/negros se colocavam contra outros negros, outros se acham superiores, sendo que estavam na mesma condição de escravo.

Vers 4: Escuto muitas pessoas dizendo que :" ha eu nunca matei, nunca roupei ninguém, sou uma pessoa do bem, eu amo Deus, creio nEle,já estou no céu",é exatamente onde muitos se enganam, as coisas vão muito além do que isso. Em 1 João 4:20 diz que "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu." Existem pessoas que se dizem cristas, mas se comprazem com tudo o que o mundo tem/oferece (pornografia, corrupção, inveja,ódio, orgulho....), é preciso lembrarmos que estamos no mundo, mas não somos do mundo. Somos estrangeiros prontos a partir, devemos andar na contramão do mundo, pois se fizermos as mesmas coisas que os impios estaremos nos igualando, dando razão para suas atitudes e ações.

Vers 5: O homem perverso não entende o que é ser justo, para ele é algo sem pé nem cabeça. Como por exemplo, quando alguém encontra um dinheiro e devolve ao seu dono, ele acha isso um absurdo, pois "achado não e roubado". Mas aqueles buscam a Deus e os seus ensinamentos, compreendem tudo.

Vers 6: Acredito que todos nos queremos ser bem-sucedidos na vida. Mas acontece que muitas pessoas querem isso da noite pro dia, então começam a cortar atalhos, derrubar "barreiras"( pessoas) a sua frente, sem nenhum respeito ou pudor. Melhor e ser pobre, mas íntegro, do que uma pessoa rica e perversa.

Vers 7: Um filho sábio não só guarda os ensinamentos dos seus pais e de Deus, como também os cumpre. Mas aqueles que andam em mas companhias, os quais não tem o domínio próprio, envergonha seus pais.

Vers 8: Muitas são as pessoas que se sustentam, que aumentam os seus bens, as custas dos outros, tirando vantagem dos pobres, cobrando juros excessivos. Mal sabendo este que ajunta-a para o que se compadece do pobre.Lembram do capítulo 22: 22-23 ? "Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles na porta o aflito; Porque o Senhor defenderá a sua causa em juízo, e aos que os roubam ele lhes tirará a vida."

Vers 9: As vezes queremos tanto uma coisa, que tampamos os nossos ouvidos para não sermos contrariado, tampando ate mesmo para Deus. Ele pode estar te falando sobre um relacionamento que não dará certo, o serviço em que você está, sobre as suas atitudes, mas você que tanto, que prefere fingir que não ouve. A questão da oração e explicada em Tiago 4:3 "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." Por querer tanto aquela coisa para si, todas as nossas orações acabam sendo voltadas para ela, para o nosso próprio benéfico.

Vers 10: Existem sempre aqueles "amigos" querendo nos levar desviar dos caminhos do Senhor, seja chamando para uma festinha, oferecendo uma "balinha", uma "bebidinha" batizados, só que eles acabam caindo em suas próprias covas.

Vers 11: O sucesso, a fama, o dinheiro, acabam secando as pessoas, impedindo-as de verem a verdade, se acham sábios aos seus próprios olhos, mas o pobre os conhece muito bem, conhecem as suas artimanhas.

Meditando em ProvérbiosOnde histórias criam vida. Descubra agora